O #DesafioVem1000 trouxe um tema muito relevante para os dias atuais: “experimentos científicos em debate no Brasil”.
E aí, está ansioso para ver a redação comentada sobre esse assunto que trouxemos para você? É só continuar a leitura!
Exemplo de redação sobre o tema: experimentos científicos em debate no Brasil
O “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci é o marco alegórico da passagem[1] do ser humano para o centro do universo. A herança renascentista possibilitou ao homem desbravar a natureza através do domínio técnico-intelectual. Esse desbravamento, contudo, reduziu o meio ambiente e os demais seres[8] vivos em uma visão utilitária. DIante da invasão do Instituto Royal, em São Paulo, ativistas reacenderam questões éticas que decorrem do uso de animais em experimentos científicos.
Cabe pontuar,[2] a princípio, a dependência da ciência moderna de seres vivos nas pesquisas científicas. Prova disso, ainda não se é possível simular o funcionamento de sistemas complexos do corpo, a exemplo do sistema nervoso afetado pela depressão, em células. Consequentemente, há uma limitação do emprego de métodos alternativos, como o cultivo de tecidos in vitro, que visam reduzir a utilização desses animais. No século XIX, através da injeção da bactéria anthrax em um grupo de vacas, o cientista Louis Pasteur reduziu a 1% a taxa de mortalidade bovina.[3] Portanto, é possível notar, historicamente, que sem o uso de animais a eficácia da ciência no combate a doenças infecciosas seria notoriamente inferior.
Sob outra ótica, a submissão de seres vivos à experimentação científica fere princípios éticos. A drenagem do sangue de fetos de bezerros é realizada para a venda do soro fetal. Como já foi comprovado, vertebrados apresentam sentimentos, ou seja, são seres sencientes. Assim, a evisceração e o abatimento da vaga para a coleta desse sangue, submete-a a momentos de horror e dores em níveis elevados. A partir da avaliação da atual postura do comércio agropecuário, o biocentrismo possibilita a reavaliação da condição meramente utilitária da natureza, oriunda do antropocentrismo, uma vez que defende o direito à vida de cada indivíduo. Logo, todas as formas de vida dispõem de igual valor, não devendo serem mortas para fins econômicos-científicos.
Em vista disso, a impossibilidade da completa substituição dos animais em laboratórios deve ser conciliada com o reexame dos princípios antropocêntricos. Para isso, o Ministério da Educação[4], por meio da implantação da disciplina “Consciência Ambiental”,[5] deve promover discussões éticas[6] nas escolas sobre o valor da vida em todas as suas formas e o papel individual para assegurá-las, de modo a estimular nos jovens atuação no processo de mudança da coisificação dos seres vivos. Dessarte, a ética ambiental poderá ser disssminada na sociedade, permitindo ao homem enxergar além do seu direito ao ecossistema, mas também o seu dever de cuidá-lo.[7]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [8] No que se refere a sua escrita, constato que você demonstra ótimo domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Parabéns!
Competência II: compreender a proposta
- [1] Você iniciou sua redação com uma citação, o que foi bem utilizado, sendo uma frase que causa impacto.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Os dados que você apresentou denotaram credibilidade ao que você defende. Muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2] Não se esqueça de trazer conectivos durante o texto para garantir um melhor aproveitamento coesivo. Estude-os e use um novo a cada dia. Assim, irá construir seu repertório.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [4] agente
- [5] modo
- [6] ação
- [7] efeito
Comentário final
Olá aluno, Você apresenta ótimo domínio do tipo textual e um bom repertório sociocultural. A sua argumentação foi desenvolvida de maneira coerente, organizada e consistente. Muito bem! Continue praticando!
Nota: 920
Você está pronto para escrever sobre o tema “experimentos científicos em debate no Brasil” também? Não perca tempo: escolha o seu pacote da Imaginie e vem praticar com a gente!