A divulgação de notícias falsas – as chamadas fake news – nas redes sociais (e no cotidiano, como um todo) é um dos problemas mais preocupantes e recorrentes na atualidade. Diante de seu caráter urgente, o assunto se tornou, dessa forma, um tema bastante cogitado para a redação do Enem.
Com isso, visando aumentar seus conhecimentos sobre o assunto – bem como sua pontuação na redação – te indicamos produções relacionadas que podem ser citadas em seu texto:
Documentário Globo News – Fake News: Baseado em fatos reais
Três jornalistas brasileiros percorrem vários países para entender como funciona e retratar de forma verossímil o fenômeno das Fake News nas diferentes configurações sociais. A vasta experiência deles é mesclada com as descobertas sobre o complexo e consolidado sistema das notícias falsas que atingem milhões de pessoas.
Para assistir ao documentário completo, clique aqui e faça o login no site, de acordo com a sua operadora de televisão.
Clique abaixo e veja o trailer:
FAKE NEWS – BASEADO EM FATOS REAIS
Vídeo do site “Me Explica?”, de 2017
Nessa postagem, o jornalista Diogo Rodriguez, criador Me Explica?, fala de maneira bastante didática sobre o termo pós-verdade, crucial na pauta da Fake News. Inclusive, a expressão foi eleita a palavra do ano de 2016, dada sua forte relevância nos debates sobre o assunto. Além disso, Diogo também indica uma reportagem da seção Motherboard (site VICE), que contextualiza a pós-verdade social e politicamente, com fatos e exemplos.
Reportagem do Nexo Jornal, de 2016
Escrito por Ana Freitas, o expresso explica porque as pessoas compartilham notícias sem checá-las antes. Além disso, explora porque esse problema cresce cada vez mais. Ademais, o texto dispõe um ótimo guia para combater as fake news e divulgar apenas informações fundamentadas na verdade. Assim, você também pode inspirar-se na reportagem para fazer sua proposta de intervenção, porque ela, afinal, visa solucionar o problema por meio de ações viáveis e eficientes na sociedade.
Clique abaixo e leia a reportagem:
COMO IDENTIFICAR A VERACIDADE DE UMA INFORMAÇÃO E NÃO ESPALHAR BOATOS
Boa produção, cuidado com as fake news, e não deixe de compartilhar com a gente suas dúvidas, afinal, queremos prepará-lo para se dar bem na prova!