Você sabe como funciona a grade de correção do Enem? A prova de produção textual é, para a maioria dos estudantes, a mais desafiadora. Seja por se tratar de uma etapa completamente discursiva, que, evidentemente, exige mais habilidades dos candidatos, e também por contribuir com uma grande parcela da nota final do Exame.
Por esse motivo, conhecer a forma como os corretores avaliam e atribuem as notas às devidas redações é importantíssimo para saber como atender em seu texto todas as competências exigidas e que serão avaliadas.
Neste artigo, vamos te ensinar como funciona a grade de correção da prova do Enem. Bora aprender?
A grade de correção Enem e suas 5 competências
Para entender a grade de correção é imprescindível conhecer as 5 competências do Enem. Elas fundamentam e servem como base para a atribuição de notas, assim como estabelecem um padrão para os critérios analisados em todas as redações.
Funciona assim, para cada competência é conferida uma pontuação máxima, quando plenamente correspondida no texto. A medida que esse critério avaliativo não for notado na redação, a nota máxima vai sendo reduzida conforme os níveis de desempenho.
Ainda não compreendeu? Então vamos analisar cada competência e seus níveis de desempenho existentes na grade de correção do Enem.
Competência 1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
A primeira competência da grade de correção avalia se a redação atende às regras gramaticais da Língua Portuguesa, como formalidade, coesão e coerência textual, uso correto dos vocabulários etc.
Veja a tabela disponibilizada no próprio site do MEC, (Ministério da Educação) de como são avaliados os níveis de desempenho desse primeiro critério avaliativo:
Competência 2 – Compreender e não fugir do tema proposto
A competência 2 avalia a capacidade de compreensão de leitura e escrita do candidato. Antes da exposição do tema, na folha do exame são disponibilizados textos de apoio que dialogam com a temática que será proposta.
A partir disso, e também das orientações acerca de como a redação deve ser feita, o candidato consegue ter uma noção das possíveis pautas que podem ser tratadas e como o texto deve ser organizado.
Dá uma olhada nos níveis de desempenho dessa competência:
Competência 3 – Selecionar e organizar argumentos em defesa de um ponto de vista
Na redação do Enem, o estudante deve abordar a ideia solicitada pela cartilha de redação. Ou seja, apontar os problemas relacionados ao tema e, seguindo uma estrutura de texto, em dois parágrafos, expor seus pontos de vista acerca desses problemas com base em argumentos válidos e congruentes.
Nessa terceira competência, a validade, organização e congruência desses argumentos são avaliadas. Por isso, possuir um bom repertório sociocultural ajuda muito na hora de utilizar argumentos plausíveis em sua redação e se adequar à grade de correção do Enem!
Veja os níveis de desempenho:
Competência 4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Aqui é avaliado a estrutura lógica entre as partes do texto. Ou seja, se todas as ideias citadas na redação fazem relação de sentido entre si, de forma que uma complemente a outra de maneira coerente.
Por isso, para mandar bem nessa competência, o estudo dos advérbios, preposições, conjunções e locuções adverbiais, são super importantes, pois são esses elementos linguísticos os responsáveis pela coesão textual.
Veja como é dada a pontuação de acordo com os níveis de desempenho da competência 4:
Competência 5 – Apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos
Por fim, a competência 5, avalia a proposta de intervenção feita pelo candidato. Nela, é preciso apresentar as possíveis soluções para os problemas apontados ao longo do texto.
Além de possuir uma estrutura e os elementos (ação, meio, finalidade e detalhamento) que, se atendidos na proposta de intervenção, ajudam a alcançar uma pontuação maior, é também exigido o respeito aos direitos humanos garantidos na Constituição de 1988.
Veja os níveis de desempenho:
[E-book Gratuito]
Quer saber como evitar os erros mais comuns nas 5 competências avaliativas da redação do Enem? Confira este e-book gratuito que preparamos para você!
Motivos para zerar a redação
Por mais que, com a mínima capacidade de escrita é possível obter alguma pontuação na redação, ainda assim é possível cometer erros gravíssimos que levem o candidato a zerar completamente a sua nota na redação do Enem.
Veja alguns dos critérios:
- Fuga total do tema ou uma parte do texto desconectada do tema proposto de maneira intencional;
- texto escrito em língua estrangeira;
- texto ilegível;
- folha de redação em branco;
- desenhos ou outras formas na folha de redação definitiva;
- cópia total dos textos de apoio ou do caderno de questões;
- textos com menos de sete linhas escritas;
- e não obediência ao tipo textual dissertativo-argumentativo.
Portanto, atente-se a esses critérios e evite-os durante toda a prova! Muitas universidades e programas, como o Sisu e Prouni, não aceitam candidatos que zeram a redação, independentemente da nota obtida nas demais áreas do conhecimento.
Como ir bem na redação do Enem
Visto todos os fatores exigidos na grade de correção do Enem, fica nítido que o candidato que deseja obter uma boa nota precisa, indispensavelmente, conhecer o que são e como aplicar as 5 competências em seu texto.
Logo, buscar estudá-las uma a uma e se atentar a desenvolvê-las nos textos é fundamental. Além disso, o aluno deve buscar aprimorar outros fatores que favoreçam a sua escrita. Como: desenvolver seu repertório sociocultural, ampliar o vocabulário, estudar gramática, estar antenado quanto às notícias e acontecimentos da atualidade etc.
Outro ponto que é um divisor de águas para conseguir um excelente resultado e satisfazer a grade de correção do Enem é praticar a escrita. Com suas redações feitas basta enviá-las para a correção para poder identificar onde estão as suas dificuldades e buscar melhorá-las.
Muitas plataformas de correção online oferecem o serviço onde o estudante pode enviar sua redação, manuscrita ou digitalizada, e em poucos dias ela é corrigida por professores especializados que utilizam o mesmo sistema da grade de correção do Enem, avaliando as 5 competências e pontuando os ajustes necessários para conquistar melhores notas.
E aí, curtiu saber mais sobre a grade de correção do Enem? E para continuar se informando sobre o exame, que tal ler o nosso próximo artigo sobre a redação Enem?
Ebook Gratuito
Saiba como tirar 1000 na redação do Enem e ser aprovado(a) no curso dos seus sonhos!