Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Homofobia em questão no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Homofobia em questão no Brasil: esse tema tão importante fez parte do #DesafioVem1000.

E, além de 2 (isso mesmo, DOIS!) exemplos de redação para você analisar, nesta semana nós também trouxemos um episódio do podcast Dá Ideia sobre o tema para você aprofundar o seu repertório sociocultural.

Não esquece de dar o play enquanto analisa esta redação!

1º Exemplo de redação sobre o tema: Homofobia em questão no Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) protocolou a homofobia como crime de racismo, em junho de 2019. No entanto,[1] os registros de violência contra pessoas da comunidade LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais – cresceu 12% em relação ao ano de 2018, segundo a Secretaria de Segurança Pública.[2] É de suma importância, portanto,[3] a atuação governamental e midiática no espectro da homofobia, a fim de solucionar essa problemática.[4]

[5]O filme “Milk” retrata a história do parlamentar homossexual Harvey Milk, que elaborou leis de proteção à comunidade LGBT, que pouco tinha direitos à época.[6] O seu apoio popular foi conquistado através[7] de manifestações e anúncios televisivos, cruciais na conscientização social e no ganho de eleitorado. De mesma forma,[8] deve-se implementar tais meios no território brasileiro, gerando participação política dessa comunidade e, no que tange a[9] lei, alterações às punições a crimes de cunho homofóbico.

Ademais,[10] o filósofo Friedrich Nietzsche[11] defende a transvaloração de todos os valores para a formação de uma sociedade igualitária e livre de preconceitos, através[12] da extinção dos mecanismos opressores impostos ao longo da história. Analogamente,[13] é papel estatal, através[14] da mídia, difundir ideais livres de intolerância que reafirmem a igualdade perante a lei, além de propagar campanhas de proteção a vítimas deste tipo de crime.

É imprescindível, portanto,[15] a atuação estatal[16] no campo parlamentar e midiático, através[17] da ampliação e intensificação[18] de leis tocantes aos crimes de gênero[19] e, por subsídio, no amparo às vítimas por meio de[19] campanhas publicitárias de denúncia a  estas violações, através de[20] de anúncios televisivos[21] e nas redes sociais. A mídia,[22] por sua vez, deve promover[23] iniciativas que reforcem a liberdade de gênero, como a inclusão de profissionais assumidamente homossexuais e a transmissão  de manifestações e anúncios eleitorais da comunidade LGBT, criando valores igualitários para a sociedade brasileira.[24] Desta forma[25], forma-se uma comunidade livre da homofobia, como Harvey Milk trabalhava para construí-la.


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [7] Na linguagem coloquial e até mesmo em jornais e artigos científicos, o ‘através’ é utilizado no sentido de “por meio de”, no sentido de instrumento. Entretanto, essa palavra significa ‘atravessar’ e esse uso ainda não está aceito pela norma culta. Há professores que irão exigir o uso correto e outros que não, mas, por via das dúvidas, opte por usar “por meio de”, tudo bem?
  • [9] Insira a crase (à).
  • [12] Apesar de se encontrar a palavra “através” com o sentido de “por meio de”, ela no seu sentido literal tem o significado. Por isso, evite seu uso.
  • [14] Na linguagem coloquial e até mesmo em jornais e artigos científicos, o ‘através’ é utilizado no sentido de “por meio de”, no sentido de instrumento. Entretanto, essa palavra significa ‘atravessar’ e esse uso ainda não está aceito pela norma culta. Há professores que irão exigir o uso correto e outros que não, mas, por via das dúvidas, opte por usar “por meio de”, tudo bem?
  • [17] Apesar de se encontrar a palavra “através” com o sentido de “por meio de”, ela no seu sentido literal tem o significado. Por isso, evite seu uso.
  • [20] Na linguagem coloquial e até mesmo em jornais e artigos científicos, o ‘através’ é utilizado no sentido de “por meio de”, no sentido de instrumento. Entretanto, essa palavra significa ‘atravessar’ e esse uso ainda não está aceito pela norma culta. Há professores que irão exigir o uso correto e outros que não, mas, por via das dúvidas, opte por usar “por meio de”, tudo bem?

Competência II: compreender a proposta

  • [4] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
  • [6] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [11] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [1] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [3] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [5] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
  • [8] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [10] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [13] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [15] Você já usou esse conectivo no texto antes, evite isso, ok? Imprima uma tabela de conectivos e deixe-a ao lado durante a confecção dos textos, assim aumentará seu repertório.
  • [25] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [16] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
  • [18] Apresentou a ação da proposta. Ótimo!
  • [19] Apresentou os meios de resolução do problema.
  • [21] Apresentou o detalhamento de pelo menos 1 dos elementos obrigatórios (agente, ação, meios, finalidade). É isso aí! 🙂
  • [22] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
  • [23] Apresentou a ação da proposta. Ótimo!
  • [24] Apresentou a finalidade da proposta. Parabéns!!

Comentário final

Continue pesquisando sobre várias temáticas, assim terá argumentos embasados e consistentes ao dissertar.

Nota: 920

2º Exemplo de redação

Na série “Pose”, é retratada a experiência de um personagem homossexual que, por conta da homofobia dos pais, é expulso de casa. Fora do campo cinematográfico, a narrativa não destoa da realidade, na qual o grupo LGBT é vitima desse tipo de discriminação e de suas consequências – violência, mortes e o med – que, apesar de criminalizada pelo Estado, continua ocorrendo.[1][2]

Em primeira análise,[3] o Brasil, ao contrário de outros países como o Irã, não considera a homossexualidade um crime. Apesar disso, esta comunidade é vítima diariamente da violência causada pela homofobia, seja ela verbal, psicológica ou física – a qual fomenta, em muitos casos, a ocorrência de assassinatos. Essa realidade é mostrada por meio de dados do Grupo Gay da Bahia, os quais afirmam que ocorre uma morte a cada 28 horas. Tal cenário é causador de pânico, levando alguns indivíduos que fazem parte desta comunidade a cometer suicídio, visto que enxergam a morte como “escapatória” da situação, já que têm medo de fazer, até mesmo, atividades comuns do dia a dia como andar na rua.[4][5]

Em segunda análise,[6] o preconceito contra o grupo LGBT foi criminalizado em 2019, porém casos de agressões e homicídios continuam ocorrendo. Esse panorama pode ser explicado por meio da teoria de Thomas Hobbes, na qual ele afirma que “o homem é o lobo do homem”, ou seja, os seres humanos estarão sempre tentando ferir a integridade, em essencial, daqueles considerados “mais fracos”.[7] Caberia então ao Estado a tomada de providências para a garantia da paz, o que não ocorre no Brasil que, apesar de criminalizar a discriminação, não garante que criminosos serão punidos – como o ocorrido com alguns dos assassinos da transexual Dandara, que ainda estão desaparecidos – e não promovem a educação da sociedade como uma forma de prevenção do desprezo por quem é diferente.[8]

Portanto,[9] medidas devem ser tomadas para a resolução do impasse. O Poder Executivo deve garantir a criação de leis que punam a homofobia de forma eficiente, dando as[10] vítimas confiança para denunciar casos de violência e promovendo a justiça para aqueles que morreram em decorrência do preconceito. Outrossim, é de suma importância que o Ministério da Educação promova palestras e debates em escolas,[11] com o objetivo de ensinar que todos devem ser respeitados, independentemente de suas diferenças, favorecendo a construção de uma sociedade mais segura para aqueles que não estão no padrão “hétero e cis” e assegurando a criação do Estado que certifica a paz proposto por Hobbes.[12]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [5] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
  • [8] Muito bem! O uso do vocabulário formal adequado demonstrou seu conhecimento da Língua Portuguesa padrão.
  • [10] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
  • [11] Retire a vírgula.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Ótimo argumento, muito bem!
  • [7] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [6] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [9] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [12] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Olá,tudo bem? Vamos às considerações do seu texto . Você escreve muito bem,respeitou a estrutura da dissertação.Seu texto possui argumentos e parágrafos impecáveis ,parabéns. Além disso,seu texto não apresenta problemas no que tange à argumentação e estrutura . Entretanto , atente aos erros de português. Perceba que você só perdeu pontos na C1 ,então você já sabe onde deve melhorar .Por exemplo,no que tange à C1,procure melhorar o uso de vírgulas e uso da crase. Por fim, peço que você continue escrevendo e conte com a gente para corrigir suas redações !Estamos à disposição !Bom trabalho !

Nota: 960

Não tem desculpa para não treinar o seu texto sobre “Homofobia em questão no Brasil”, hein? Escolha o seu pacote de correção que o tema já está disponível em nossa plataforma para você!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter