Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Impactos da escassez de água no século XXI [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Impactos da escassez de água no século XXI: levando em consideração o eixo temático Meio Ambiente, esse é um possível tema de redação do Enem. Por isso, é claro que ele não poderia ficar de fora do #DesafioVem1000.

Ver essa foto no Instagram

Hoje tem mais um desafio #Vem1000 ? para você treinar sua redação. Confere aí o tema de hoje. ⠀ Impactos da escassez de água no século XXI.? ⠀ A ONU, reparando que os países estavam enfrentando problemas de escassez de água e lutando por esse recurso natural, decidiu reforçar o tema “segurança hídrica” em seus debates. Por isso, em 1992 ela lançou o Dia Mundial da Água.? ⠀ Pensando na segurança hídrica definiram o seguinte conceito: “Capacidade de uma população de salvaguardar o acesso sustentável a quantidades adequadas de água de qualidade para garantir meios de sobrevivência, o bem-estar humano, o desenvolvimento socioeconômico; para assegurar proteção contra poluição e desastres relacionados à água, e à preservação de ecossistemas em um clima de paz e estabilidade política”. ⠀ Apesar disso, atualmente ainda enfrentamos problemas de escassez de água, sobretudo em países subdesenvolvidos em suas regiões mais precárias. De acordo com a OMS e a UNICEF, cerca de três em cada dez pessoas, em todo o mundo, não têm acesso à água potável em casa.? ⠀ E o que você acha sobre esse assunto? Conta pra gente aqui nos comentários.? ⠀ Se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e nota por competência, é só acessar o link na bio e fazer parte da Imaginie.? ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #temasderedação #meioambiente

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Como de costume, trouxemos uma redação nota 960 com comentários de correção para você analisar. Confira!

Exemplo de redação sobre o tema: Impactos da escassez de água no século XXI

[1]Graciliano Ramos, em Vidas Secas, retrata a luta pela sobrevivência de Fabiano e sua família diante da falta de água no sertão nordestino. Além disso, o autor denuncia o descaso social e a exploração humana perante a seca. Todavia, mesmo após décadas da publicação dessa obra, o cenário de escassez hídrica ainda permeia a sociedade do século XXI. Isso provém do hiperconsumo contemporâneo que é responsável por significativo gasto de água. Dessa forma, o uso excessivo[2] desse recurso perpetua a sua falta e contribui para situação de miséria e fragilidade social do homem.

Em primeiro plano, o conceito de água virtual refere-se ao total desse líquido empregado desde o início da produção de algo, até chegar ao ponto de venda. Desse modo, é possível saber que, por exemplo, para produzir uma calça jeans são necessários 11 mil litros de água. Assim, percebe-se que o consumismo interfere diretamente para a escassez hídrica devido ao elevado gasto na produção de bens de consumo duráveis e não duráveis. Nesse sentido, o filósofo francês Lipovetsky defende que a sociedade pós-moderna é organizada no hiperconsumo, isto é, a busca pela felicidade por meio do consumismo, sendo preciso, então, criar formas de sustentabilidade e não apenas destruir os recursos naturais.[3] Logo, são necessárias mudanças no sistema produtivo industrial para minimizar as chances de falta de água.

[4]Ademais, devido a esse consumo excessivo de água, o contexto de exploração humana em Vidas Secas,[5] torna-se atemporal. Na obra, a miséria causada pela falta de água,[6] soma-se à miséria imposta pela influência social representada pela exploração dos ricos proprietários da região. Analogamente, na atualidade, essa exploração se expressa na indústria da seca. Esse termo remonta ao clientelismo, já que elites regionais manipulam a distribuição de água de acordo com o seu interesse político, comum no Nordeste. Dessa forma, a escassez hídrica em determinadas regiões negligenciadas no Brasil afeta socialmente a população.

Cabe ao Governo Federal, portanto,[8] estimular a economia desse recurso. Para tanto, deve-se implantar a água de reuso nas indústrias e residências. Isso deve ser feito por meio de parcerias do Ministério do Meio Ambiente e das Secretarias Municipais para a construção de obras de infraestrutura para a aplicabilidade da água de reuso, água proveniente de indústrias e até do esgoto doméstico, imprópria para consumo mas que pode ser tratada. Assim, poderá ser usada na refrigeração de equipamentos nas indústrias e em descargas de vaso sanitário nas residências, a fim de minimizar a captação desse recurso na natureza, além de aumentar a disponibilidade de água potável, sobretudo nos locais em que a sua distribuição é desigual e negligenciada. Haverá, então, a sustentabilidade de Lipovetsky.


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [5] Não separe por vírgula o sujeito de seu predicado ou o verbo de seu objeto (seja ele direto ou indireto).
  • [6] Retire a vírgula.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] Você explicitou a tese que será defendida na introdução. Parabéns!

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • .[3] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [8] Parabéns! A adequação no uso dos conectivos e a utilização de sinônimos, proporcionaram uma leitura agradável da sua redação.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [7] Parabéns! Você demonstra conhecer o que é necessário para elaborar uma boa proposta de intervenção. Isso pode ser comprovado pela resolução de todos os problemas apresentados no desenvolvimento.

Outros

  • [1] Não se esqueça de deixar um espaço para o parágrafo.
  • [4] Apesar de ter deixado espaço para o parágrafo, ele poderia ser maior (cerca de 2 centímetros).

Comentário final

Excelente texto! Revise-o ao finalizar, evitando que eventuais erros passem despercebidos.

Nota: 960

Se você acompanha o #DesafioVem1000, já sabe né? Agora é a sua vez de escrever sobre os “Impactos da escassez de água no século XXI”. Escolha o seu pacote de correção e envie o seu texto para a Imaginie também!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × quatro =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter