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Desafio #vem1000: Impasses no processo de adoção no Brasil [Redação pronta]

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Para discutir os fatores que dificultam a adoção no nosso país, separamos o tema “Impasses no processo de adoção no Brasil” como foco do desafio #vem1000.

Abaixo, trouxemos uma redação comentada sobre o assunto:

Exemplo de redação sobre o tema: Impasses no processo de adoção no Brasil

O seriado americano “New Amsterdam” retrata o difícil processo relacionado a adoção de crianças. Nesse mesmo viés [1], são sérios os impasses da adoção no Brasil, o que retarda o Direito Constitucional de 1988, que garante o acesso à família para todos os jovens. Esses graves episódios, sobretudo [2], são decorrentes a demora nos processos que viabilizam a adoção e ao perfil idealizado pelos adotantes. [3] [4]

A princípio [5], vale pontuar que, apesar de fundamental para a proteção dos infantes, a necessidade de mediação da Vara da Infância no vínculo entre adotados e adotantes torna o processo complicado e demorado. Max Weber, filósofo alemão, definiu o ato de burocratização como uma medida de estruturação formal das ações humanas, com a finalidade de promover atividades assertivas a longo prazo. Todavia [6], no sistema brasileiro, em que há pouco investimento na capacitação de profissionais no sistema de adoção, esses mecanismos acarretam processos demorados e, assim [7], podem gerar, em alguns casos, a desistências de adultos na consolidação do processo supracitado. [8] Esse fato é confirmado pelo portal de notícias G1, ao notificar que muitos reconhecimentos legais de crianças são anulados pela longa espera judicial. [9] Dessa forma [10], medidas governamentais são necessárias para reverter esse grave quadro relacionados a burocracia, que embora abordado por Weber com o objetivo de organização, trazem reflexos negativos nesse procedimento. [11]

Além disso [12], infelizmente, há evidente diferença entre o perfil desejado pelos pais adotantes e as crianças disponíveis para serem adotadas. Segundo o filósofo John Locke, a sociedade nasce como uma folha em branco e, ao longo do processo de formação como cidadã, cria personalidades a partir de suas histórias. [13] Nesse contexto, e com o preocupante cenário de discriminação racial presente na nação, muitas famílias com interesses adotivos colocam manifestações fenotípicas como empecilho, pois [14] foram moldadas a manifestarem o preconceito. Como consequência, há uma problemática no sistema de adoção, visto que [16], de acordo com o Conselho de Justiça, 65% dos jovens à [15] espera de um lar são negros ou pardos. [18] Assim, torna-se necessária a conscientização dos cidadãos no combate à intolerância que, tragicamente, traz reflexos negativos na ação de apadrinhar um infante.

Medidas devem ser tomadas, portanto [17], para reverter o quadro em questão. Logo [19], o Ministério da Família – agente responsável em promover o bem-estar de seus habitantes – deve disponibilizar recursos financeiros, por meio do redirecionamento de parte dos impostos pagos pela sociedade, com a finalidade de aumentar recursos para a “desburocratização” eficiente do processo de adoção. Ademais [20], cabe a mídia contribuir com publicidades que combatam o persistência do preconceito no Brasil. Assim, será possível consolidar a Constituição de 1988. [21] [22]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [15] Neste caso, não há crase!
  • [22] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para a construção da sua nota no exame do Enem.

Competência II: compreender a proposta

  • [3] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [4] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [11] Parabéns! Aqui você confirmou sua tese. Não se esqueça de fazer isso em todos os parágrafos!

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [8] Citação muito bem relacionada à discussão.
  • [9] Muito bem! Estes dados deram credibilidade ao argumento.
  • [13] Bom uso da citação, ela foi relevante enriquecedora para o texto.
  • [18] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [1] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [2] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [5] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [6] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [10] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [12] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [14] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [16] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [17] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [19] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [20] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [21] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Excelente texto! Continue estudando!

Nota: 1000

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