Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: Impasses no processo de adoção no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Para discutir os fatores que dificultam a adoção no nosso país, separamos o tema “Impasses no processo de adoção no Brasil” como foco do desafio #vem1000.

Abaixo, trouxemos uma redação comentada sobre o assunto:

Exemplo de redação sobre o tema: Impasses no processo de adoção no Brasil

O seriado americano “New Amsterdam” retrata o difícil processo relacionado a adoção de crianças. Nesse mesmo viés [1], são sérios os impasses da adoção no Brasil, o que retarda o Direito Constitucional de 1988, que garante o acesso à família para todos os jovens. Esses graves episódios, sobretudo [2], são decorrentes a demora nos processos que viabilizam a adoção e ao perfil idealizado pelos adotantes. [3] [4]

A princípio [5], vale pontuar que, apesar de fundamental para a proteção dos infantes, a necessidade de mediação da Vara da Infância no vínculo entre adotados e adotantes torna o processo complicado e demorado. Max Weber, filósofo alemão, definiu o ato de burocratização como uma medida de estruturação formal das ações humanas, com a finalidade de promover atividades assertivas a longo prazo. Todavia [6], no sistema brasileiro, em que há pouco investimento na capacitação de profissionais no sistema de adoção, esses mecanismos acarretam processos demorados e, assim [7], podem gerar, em alguns casos, a desistências de adultos na consolidação do processo supracitado. [8] Esse fato é confirmado pelo portal de notícias G1, ao notificar que muitos reconhecimentos legais de crianças são anulados pela longa espera judicial. [9] Dessa forma [10], medidas governamentais são necessárias para reverter esse grave quadro relacionados a burocracia, que embora abordado por Weber com o objetivo de organização, trazem reflexos negativos nesse procedimento. [11]

Além disso [12], infelizmente, há evidente diferença entre o perfil desejado pelos pais adotantes e as crianças disponíveis para serem adotadas. Segundo o filósofo John Locke, a sociedade nasce como uma folha em branco e, ao longo do processo de formação como cidadã, cria personalidades a partir de suas histórias. [13] Nesse contexto, e com o preocupante cenário de discriminação racial presente na nação, muitas famílias com interesses adotivos colocam manifestações fenotípicas como empecilho, pois [14] foram moldadas a manifestarem o preconceito. Como consequência, há uma problemática no sistema de adoção, visto que [16], de acordo com o Conselho de Justiça, 65% dos jovens à [15] espera de um lar são negros ou pardos. [18] Assim, torna-se necessária a conscientização dos cidadãos no combate à intolerância que, tragicamente, traz reflexos negativos na ação de apadrinhar um infante.

Medidas devem ser tomadas, portanto [17], para reverter o quadro em questão. Logo [19], o Ministério da Família – agente responsável em promover o bem-estar de seus habitantes – deve disponibilizar recursos financeiros, por meio do redirecionamento de parte dos impostos pagos pela sociedade, com a finalidade de aumentar recursos para a “desburocratização” eficiente do processo de adoção. Ademais [20], cabe a mídia contribuir com publicidades que combatam o persistência do preconceito no Brasil. Assim, será possível consolidar a Constituição de 1988. [21] [22]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [15] Neste caso, não há crase!
  • [22] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para a construção da sua nota no exame do Enem.

Competência II: compreender a proposta

  • [3] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [4] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [11] Parabéns! Aqui você confirmou sua tese. Não se esqueça de fazer isso em todos os parágrafos!

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [8] Citação muito bem relacionada à discussão.
  • [9] Muito bem! Estes dados deram credibilidade ao argumento.
  • [13] Bom uso da citação, ela foi relevante enriquecedora para o texto.
  • [18] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [1] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [2] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [5] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [6] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [10] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [12] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [14] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [16] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [17] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [19] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [20] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [21] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Excelente texto! Continue estudando!

Nota: 1000

Agora, acompanhe outro exemplo de correção sobre o tema:

Quer mandar uma redação sobre o tema “Impasses no processo de adoção no Brasil” para os nossos corretores? Então escolha um plano da Imaginie e garanta feedbacks completos na nossa plataforma de correção online.

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter