Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Impasses no processo de adoção no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A última proposta de redação do eixo temático família do #DesafioVem1000 foi “Impasses no processo de adoção no Brasil”

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Chegou nosso último desafio #Vem1000 com o tema família.? E hoje vamos falar dos impasses no processo de adoção no Brasil.?‍?‍? ⠀ A adoção é um processo regulamentado pela ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Isso porque ela é responsável em priorizar as necessidades e os interesses da criança e do adolescente. ⠀ O número de pessoas interessadas em adotar é doze vezes maior que a quantidade de crianças disponíveis para adoção, mas ainda assim muitas crianças passam a vida toda em abrigos sem conseguirem um lar.? ⠀ Dados de 2016 comprovam que de 7.158 crianças aptas à adoção, apenas 1.226 foram adotadas, sendo que 38 mil pessoas tinham o interesse em adotar. ⠀ E o que você acha sobre esse assunto? Conta pra gente aqui nos comentários.? ⠀ Se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e nota por competência, é só acessar o link na bio e fazer parte da Imaginie. ❤ ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #maio

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Confira um exemplo de redação comentada nota 960 a seguir!

Exemplo de redação sobre o tema: Impasses no processo de adoção no Brasil

Menina, até 1 ano, pele clara, sem irmãos. Esse é o perfil desejado da maioria dos futuros pais sobre as crianças, no Brasil, segundo a revista Carta Capital de julho de 2018.[1] Tal fenômeno garante a dificuldade de zerar a lista de espera dos pais e esvaziar os orfanatos espalhados pelo país. Assim, a Defensoria Pública e o Cadastro Nacional de Adoção (CNA) buscam apresentar e orientar a importância da adoção na realidade brasileira.[2]

Primeiramente, a ruptura com esse perfil tem sido apresentada de várias maneiras diferentes. A exemplo, Astrid Fontenelle, jornalista brasileira, que fala abertamente que ganhou um “toque sutil” do funcionário da Defensoria Pública[3] quando estava preenchendo o perfil desejado para o processo quanto ao desejo de adotar uma criança “sem problemas”. Vale ressaltar que mostrar que celebridades tendo essa atitude é um notório facilitador para que se aumente o número de adoções no país.[4]    

Outrossim,[5] a produção de programas para televisão que retratam a odisseia das pessoas com o sonho de formar ou completar a família fortificam[6] o ato de amor incondicional chamado adoção. O processo é, por vezes, longo e desgastante o que propicia a desistência dos futuros pais e, o pior, a permanência de jovens nos abrigos até a maioridade e a persistência desses no CNA. Dessa maneira, a ausência da figura familiar produz outro problema que poucas vezes é mencionado, a vida adulta de um indivíduo sem família.

Possibilitar, portanto, que esses impasses sejam transpostos é de suma importância para os envolvidos, além de ser uma questão social. Assim, incentivar esse processo por meio de campanhas publicitárias financiadas pelo governo federal com a finalidade de acelerar as adoções para que crianças possam o mais rápido possível ter um lar. Desastre,[7] criar um fundo previdenciário para subsidiar um futuro digno para os jovens que, por ventura, não sejam contemplados com a adoção, custeado pelo governo, por exemplo com uma porcentagem dos diversos “royalties” recebidos dos estados.[8]

 


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [6] Atente-se à concordância, coloque esta palavra no singular.
  • [7] Esta palavra foi escrita de forma incorreta. Pesquise-a no dicionário para não errar mais.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] O comando da proposta foi atendido, apresentando a delimitação solicitada. Parabéns! 
  • [4] Neste parágrafo você confirmou a tese adequadamente, parabéns! Faça o mesmo nos próximos parágrafos.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [1] Você apresenta dados que dão credibilidade ao que foi defendido. Parabéns!
  • [3] Você apresenta dados que dão credibilidade ao que foi defendido. Parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [5] Seu texto está articulado de forma eficiente e, por isso, a leitura dele é agradável, o que possibilita uma boa compreensão da mensagem transmitida. Porém, alguns detalhes causaram a perda de pontos, como o uso inadequado de algum conectivo ou a repetição de alguma palavra. Para melhorar cada vez mais, recomendo que você treine a substituição de conectivos e de palavras.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [8] Parabéns! Você demonstra conhecer o que é necessário para elaborar uma boa proposta de intervenção. Isso pode ser comprovado pela resolução de todos os problemas apresentados no desenvolvimento.

Comentário final

Olá, procure desenvolver mais a expressão das ideias apresentadas para defender as suas teses e pontos de vista. Seus argumentos são bastante relevantes ao tema, mas podemos melhorar a maneira como são apresentados e desenvolvidos. A dica aqui é rever pontos como sinônimos, a evolução coerente da ideia, parâmetro de causa e consequência, relações de conformidade, o uso da ordem sintática direta e orações substantivas/ adjetivas. Uma revisão rápida em seus resumos de estudos será bastante útil para agregar em seu resultado na próxima redação! Cuidado com o uso de termos muito cultos como “destarte”, você escreveu “desastre, para evitar este tipo de erro, utilize termos mais comuns como assim, assim sendo, desta forma, desta maneira, deste jeito, …” .Atenção à seleção e ao desenvolvimento das ideias. Nesse quesito, é avaliado o projeto textual. Espero ter ajudado. Bons estudos, continue praticando! Até breve!!

Nota: 960

Agora, acompanhe outro exemplo de correção sobre o tema:

Ainda dá tempo de participar do #DesafioVem1000 com o tema “Impasses no processo de adoção no Brasil”! É só seu escolher o seu pacote da Imaginie, fazer o seu texto e enviar para a correção!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze − cinco =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter