Importância da leitura - uma menina entre as estantes da biblioteca procurando um livro.

Conheça a importância da leitura e seus benefícios

Ana Massêo Dicas para estudar

Além de informar e formar o indivíduo para a vida, a importância da leitura está muito ligada ao desenvolvimento da sua capacidade de escrita, dos seus conhecimentos em assuntos gerais e ao aumento do seu vocabulário. 

São diversas revistas, jornais e livros disponíveis em nosso dia a dia com assuntos e contextos para os diferentes tipos de pessoas. Dessa forma, facilitando a cada um procurar aquilo que mais tem a ver com sua personalidade ou que mais atende às suas necessidades intelectuais.

Pensando nisso, separamos 5 benefícios que te mostrarão a importância da leitura na sua vida para você criar esse hábito. Vamos lá? 

Gif de uma menina sentada no sofá, lendo um livro e olhando para a tela sorrindo.

1. Aumenta o seu conhecimento sociocultural

Como falamos anteriormente, são diversas as fontes de leitura disponíveis para você se informar. Além das físicas, como livros, jornais e revistas, também temos blogs, ebooks e incontáveis páginas de conteúdo online.

Dessa forma, você pode ler sobre aquilo que te interessa e também procurar se aprofundar mais sobre assuntos variados. Quanto mais você buscar conteúdos diversificados, mais você aumentará o seu repertório sociocultural

Bom, isso não apenas vai te ajudar a ter argumentos para discutir diferentes temas em uma conversa ou debate, como também vai te ajudar a produzir uma boa redação

Pense bem: para produzir um bom texto é preciso demonstrar que os seus conhecimentos vão além do senso comum. Nesse quesito, a leitura é uma ferramenta muito enriquecedora porque faz com que suas ideias sejam mais amplas sobre vários temas que você pode escrever sobre. 

Viu como é importante? E olha que esse é só o primeiro benefício. 

2. Aumenta sua capacidade de interpretação e argumentação

Pensando na sua capacidade de interpretar conteúdos, a leitura é importante porque expande o seu desenvolvimento intelectual. Isso não só facilita o seu processo de interpretação e aprendizagem, como também desenvolve as suas capacidades comunicacionais, que serão cada vez mais eficientes.

Além disso, a leitura também aumenta seu senso crítico e reflexivo ao expor opiniões. À medida que analisamos o pensamento do outro sobre um assunto, nós julgamos, absorvemos e construímos nossas convicções pessoais. 

3. Aumenta o seu vocabulário

Outro benefício muito importante da leitura é a capacidade de aumentar o seu vocabulário. Ler expande o repertório vocabular, fazendo com que seu discurso ou texto seja mais expressivo, persuasivo, lógico e sem repetições. 

Através da leitura você terá mais conhecimentos sobre como substituir palavras e estabelecer sentido por meio delas. Dessa forma, aprendendo novos termos e o contexto em que eles são utilizados, ficará muito mais fácil escrever de forma fluida, expressando todas as ideias que você quer passar através do seu texto.  

Gif de uma moça deslizando pela escada da estante em uma biblioteca.

4. Desenvolve sua criatividade 

Sabe aquela característica que pode te ajudar em diversos aspectos da vida? A leitura é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento da sua criatividade. Ao entrar em contato com histórias, imagens e conteúdos variados, você também se depara com informações que instigam a sua imaginação e o seu lado criativo.

Além de te ajudar na produção escrita, desenvolver essa aptidão é uma forma de facilitar a sua produção no ambiente de trabalho, no ambiente escolar e até mesmo uma forma de te ajudar na sua comunicação.

5. Desenvolve sua escrita

Gif de uma sala com uma menina escrevendo muito, um menino atrás pensando sem conseguir escrever e outro menino mais ao fundo observando.

Por fim, como podemos perceber pelos tópicos anteriores, ser uma pessoa com hábitos de leitura é uma grande estratégia de aprimoramento da escrita. A leitura aumenta seu vocabulário, sua capacidade de interpretação, argumentação, sua criatividade e conhecimento sociocultural. 

Todos esses aspectos são essenciais na hora de produzir um bom texto. Quer ver um exemplo? No Enem, para escrever uma redação nota 1000, você precisa ter argumentos sólidos e fora do senso comum, você precisa ter um bom conhecimento vocabular e uma boa capacidade de interpretação sobre o que está sendo pedido. 

Fora isso, atualidades sempre são cobradas como tema do Enem e outros vestibulares. Portanto, é importante que você esteja por dentro do que acontece lendo jornais, revistas, blogs de notícias, etc. E olha que até mesmo as redes sociais são bons recursos para a prática da leitura!

Então, crie o hábito de ler no seu cotidiano e perceba como ficará mais fácil produzir os seus textos! E, para não ter nenhuma desculpa na hora de escrever, confira também o nosso artigo com dicas para inspirar sua escrita. Boa leitura! 

Banner de divulgação da Comunidade Imaginie com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/comunidade-imaginie-enem-vestibular-redacao?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=blog-post

Vamos debater sobre?