Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Confira 8 incríveis dicas de interpretação de texto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe interpretar um texto, extraindo dele as informações mais importantes e resolvendo as questões pertinentes a ele com clareza e segurança ou ainda fica na dúvida em assinalar com segurança a resposta correta? 

Dúvidas a respeito da interpretação de texto são muito comuns, afinal, nem sempre conseguimos captar a ideia do autor do texto com precisão. 

Porém, é muito importante desenvolver sua interpretação, já que ela é fundamental para realizar boas provas. 

Para você ter uma ideia, atualmente, quase todas as questões do Enem apresentam textos e enunciados extensos que podem conter informações relevantes para a sua resolução. 

E isso é uma característica do Exame em si, ou seja, tanto as perguntas das áreas de Linguagens e Ciências Humanas, quanto as das áreas de Matemática e Ciências da Natureza exigem um boa interpretação de texto para sua resolução. 

Além de ajudar você a gabaritar no Enem e demais vestibulares, a interpretação de texto vai ajudá-lo a enxergar todos os gêneros textuais de maneira clara e, consequentemente, a de fato entender as mensagem que as pessoas passam a todo momento durante a fala e a escrita.

O ato de interpretar um texto, como qualquer outra prática, precisa ser desenvolvido e trabalhado com afinco. 

Pensando em como essa tarefa é importante para todos os âmbitos de sua vida, separamos 8 incríveis dicas para que você saiba como interpretar qualquer tipo de texto e se dar bem em qualquer prova. Confira!

1. Leia muito

A nossa primeiríssima dica tem a ver com um velho clichê que é pura verdade: leia muito. Se possível, coma livros. Nem todos são apaixonados pela leitura e por se aventurar em mundos diferentes e imaginários. No entanto, o ato de ler com frequência ajuda de maneira arrebatadora na interpretação textual.

Quando você lê muito, você passa a entender a linguagem que o autor adota e então começa a, de cara, enxergar os pontos mais importantes do texto sem muito esforço. Para que essa não seja uma tarefa maçante, procure criar o hábito da leitura lendo coisas de seu interesse.

Não precisa começar por grandes cânones da literatura, como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, que para alguns pode ser uma leitura mais pesada e difícil. Comece por leituras que te deixam feliz e relaxado.

Memes, tirinhas da Mafalda, artigos da internet de seu gosto, tudo é super válido para criar em você um hábito de leitura regular. Não tenha preconceito com nenhum gênero textual. Pense apenas em mergulhar na leitura e aproveitar esse momento.

2. Identifique qual a sua forma de leitura

A segunda dica para ser um craque em interpretação de texto é: identifique seu modo de leitura.

Para alguns, uma leitura introspectiva, em silêncio e em um lugar tranquilo é a melhor maneira para conseguir entender perfeitamente a ideia do autor e enfim interpretar a mensagem passada por meio do texto.

Entretanto, para outros, recitar o texto, dando ênfase a determinados pontos, encenando cada partezinha, como um ator que está em um filme e quer concorrer ao oscar é a melhor maneira compreender e interpretar um texto. 

O seu jeito de ler é você quem decide, escolha um lugar reservado e se jogue na leitura. Isso vai fazer você se conhecer e entender de que maneira você conseguirá interpretá-lo melhor.

3. Marque as ideias mais importantes do texto em sua opinião

Bom, a terceira dica é marcar as partes mais importantes do texto em sua opinião. Você pode sublinhar, usar marca-textos coloridos. Além de vários outros artifícios para deixar o seu texto ou livro bem coloridinho (se o livro for seu, é claro!).

Nessa etapa, tente pensar em questões realmente relevantes para o entendimento do texto, procure selecionar apenas o mais importante. Seja assertivo e procure não marcar o texto inteiro, ok?

Dicas para melhorar a interpretação de texto

[Infográfico Gratuito]

Quer saber como interpretar textos de forma mais eficiente para evitar erros? Baixe este material cheio de dicas que preparamos para você!

4. Extraia todo conteúdo de imagens, gráficos e tabelas

Uma outra dica essencial para interpretar é saber como ler imagens, gráficos e tabelas. A linguagem não verbal também diz muito sobre o texto e é importante que você saiba como extrair todo o conteúdo que ela oferece. 

Em tirinhas, por exemplo, procure reparar bem nas feições de cada personagem, elas podem dizer muito sobre como o autor gostaria que você entendesse determinado contexto. Portanto, não negligencie as imagens, os gráficos de pizza e demais outros, analise-os com muita atenção.

5. Volte ao texto sempre que achar necessário

A nossa quinta dica sobre interpretação de texto é: volte ao texto quantas vezes for necessário. Antes, faça uma leitura geral do texto, após pare e pense um pouco sobre o que o autor quis dizer na página ou páginas que você leu. E após refletir sobre isso, identifique se você teve dúvidas em determinado ponto da leitura, então, volte a ele e releia-o. Faça esse trabalho quantas vezes achar necessário.

Esse processo de volta ao texto para checar informações é muito importante na hora de realizar um prova. Então não se sinta acanhado e leia e releia o texto quantas vezes for preciso para conseguir apreender o máximo de informações possíveis.

6. Faça um resumo de cada parágrafo do texto 

Bom, a sexta dica é super prática e pode, a princípio, parecer trabalhosa, mas é muito eficaz na hora de interpretar textos. 

Ao final de cada parágrafo faça um breve resumo da ideia central passada por aquele trecho. Pode ser uma única linha, o ideal é centralizar nesse resumo o que o autor quis dizer naquele ponto específico. 

Perceba que ao final do texto você terá feito um fichamento, o que é ótimo quando você precisar voltar ao texto para revisá-lo para alguma prova, por exemplo, já que você poderá apenas ler esse fichamento, sem necessariamente ter que ler o texto de novo.

7. Tente entender a linguagem do texto e qual o público alvo

A nossa sétima dica é muito valiosa, mas tem muito a ver com as dicas anteriores. Ao ler com calma e voltar ao texto sempre que necessário, será possível que você consiga identificar qual o público alvo do autor e como ele utiliza a linguagem para atingir esse público.

Quando você está mais familiarizado com um determinado autor ou tipo de gênero textual esse trabalho fica mais fácil. Porém, quando trata-se de um autor novo esse trabalho pode ser um pouquinho mais demorado, mas nada que você não consiga tirar de letra. Essa dica ajuda muito na hora da interpretação.

Para facilitar a sua vida, se o texto é jornalístico, por exemplo, cheque a sua fonte, a partir dela você poderá identificar mais facilmente para quem ele foi escrito e com qual intenção.

8. Leia o enunciado antes de ler o texto

A nossa oitava dica é bem prática e tem muito a ver com textos e enunciados de provas mesmo. É uma dica que só quem é amigo dá, viu? Por isso anota aí!

Quando você estiver fazendo uma prova e se deparar com um textão, antes de lê-lo com calma e cuidado, vá ao enunciado e leia-o antes. Procure identificar com clareza o que ele pede e a apenas depois dessa identificação minuciosa faça a leitura do texto. Isso é legal porque já direciona a sua atenção ao que realmente importa.

Essa dica é muito valiosa para você que vai prestar o Enem, que é uma prova extremamente extensa e exigirá de você uma estratégia bem bolada para conseguir fazer todas as questões dentro do tempo. 

Agora basta aplicar nossas dicas e se tornar o mestre dos magos da interpretação de textos, ein? Se você quer saber mais dicas de português para gabaritar provas e mandar bem na produção de conteúdos, como a redação do Enem, dê uma conferida em nosso artigo sobre coesão e coerência!

[Material Gratuito]

Quer se planejar de uma forma mais eficiente? Baixe o planner de estudos da Imaginie e organize a sua rotina para conquistar a sua vaga dos sonhos!

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 + 13 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter