Por que o número de jovens que não estudam e não trabalham têm crescido tanto? Quais são os impactos disso? O que fazer?
Essa geração ganhou até um nome próprio: “jovens nem-nem” e o assunto pode cair na redação do Enem. Confira um exemplo de redação sobre “A necessidade de combater os altos índices de jovens que nem estudam nem trabalham no Brasil” nota 960!
Exemplo de redação sobre jovens nem-nem
De acordo com o filósofo Imannuel Kant: ”O homem é aquilo o que a educação faz dele”. Nessa perspectiva, o homem é resultado do ensino que recebe. Logo, a educação é capaz de transformar o indivíduo e, consequentemente, a sociedade, já que sem a educação a sociedade não evolui e não gera empregos. Sob essa ótica, torna-se evidente a necessidade de combater os altos índices de jovens que nem estudam nem trabalham, popularmente chamados de geração ”nem-nem” [1], no Brasil, visto que as consequências dessa conjunta são alarmantes, como a contribuição para a desigualdade de gênero e uma crise econômica.
A priori [2], cabe analisar a ineficácia educacional no que tange efetivar medidas para combater a gravidez na adolescência [3] como fator agravante da realidade vigente, tendo em vista que as jovens brasileiras se vêem desmotivadas e impossibilitadas para voltar ao mercado de trabalho ou aos estudos. Nesse sentido, convém citar a obra cinematográfica ”Simplesmente Acontece”. [4] Na ficção, a jovem Rosie engravida durante o último ano do colegial e logo se vê sem o apoio financeiro e emocional do pai da criança, o que acarretou em longas esperas por um emprego que a ajude a sustentar sua nova família, como também, no abandono dos estudos por parte da jovem. [5] Fora da ficção, [6] situações similares a [7] da personagem são agravadas por fatores externos, como a crise econômica que impossibilita as jovens mães, principalmente as desqualificadas educacionalmente, a ingressarem no mercado de trabalho. Dessa forma, a gravidez na adolescência corrobora com os altos índices da ”geração nem-nem” e, por conseguinte, no aumento da desigualdade de gênero.
Em segundo plano, torna-se mister analisar a agravação da crise econômica e social evistente [8] como consequência da realidade vigente, haja vista que a falta de jovens no mercado de trabalho e em faculdades resulta em uma série de problemas, como a queda do mercado interno, já que não haverá um grande índice de trabalhadores para comprarem. Ademais, a evasão universitária e escolar resulta na diminuição de pesquisas tecnológicas e sociais [9] propostas pelos jovens, em decorrência disso, o desenvolvimento brasileiro é afetado.
Destarte, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar o cenário contemporâneo. É de competência do Ministério da Educação a efetivação de medidas educativas, como palestras sobre prevenção sexual, por meio da presença de médicos [10] que debateriam sobre o assunto, a fim de combater a gravidez da adolescência. Além disso, cabe ao Governo inserir os jovens no mercado de trabalho e em faculdades, por intermédio da ampliação de vagas públicas [11] e incentivo financeiro a microempresários e artistas, com finalidade de diminuir as consequências da geração ”nem-nem” no setor financeiro.
Avaliação da redação
Veja os comentários do corretor sobre o exemplo de redação sobre jovens nem-nem!
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta. Parabéns pela escolha em utilizar parte do tema na introdução.
- [5] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
- [7] Acrescente crase em “à da personagem”
- [8] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção! Você quis dizer “existente”?
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [2] Coloque um dado mais elaborado neste parágrafo. Os dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.
- [4] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [9] Apresente argumentos de autoridade para embasar sua argumentação. Esse argumento também é muito bom e seria mais rico se você trouxesse alguma notícia, fatos e dados.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2] Parabéns! A adequação no uso dos conetivos e a utilização de sinônimos proporcionaram uma leitura agradável da sua redação.
- [6] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [10] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
- [11] Você elabora solução para os problemas apresentados na argumentação e demonstra que compreende quais são os elementos necessários para elaborar uma proposta de intervenção completa. Parabéns!
Nota: 960
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