Veja como saber o seu local de prova Enem 2019

Roberta Firmino Enem e vestibulares

Você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano e está curioso sobre onde a prova será aplicada? Essa informação já está disponível!

No artigo de hoje você vai saber onde e como encontrar o local de prova Enem 2019 e outras informações importantes sobre a prova. Vamos lá?

Qual é o meu local de prova Enem 2019?

O local de prova Enem 2019 foi divulgado pelo Inep no dia 16 de outubro. Essa informação está disponível no site do Exame, em seu Cartão de Confirmação de Inscrição.

Para definir o local de prova de cada candidato, o Inep usa um sistema que considera critérios como o endereço de residência dos participantes, a cidade solicitada para fazer a prova, atendimentos específicos, dentre outros.

Isso é feito durante a etapa de ensalamento. O objetivo é designar locais de prova próximos às residências de cada participante.

Quando sai o local de prova Enem 2019?

Você pode conferir o seu local de prova Enem 2019 por meio do Cartão de Confirmação, que está disponível no site do Enem desde 16 de outubro. 

Confira o cronograma:

Calendário Enem 2019

01 de abrilInício do período de solicitação de isenção da taxa de inscrição.
10 de abrilTérmino do período de solicitação de isenção da taxa de inscrição.
17 de abrilResultado da solicitação de isenção da taxa de inscrição.
06 de maioInício do período de inscrição e do pagamento da taxa.
17 de maioTérmino do período de inscrição.
23 de maioTérmino do período para pagamento da taxa de inscrição.
16 de outubroDivulgação dos Cartões de Confirmação de Inscrição com os locais de prova Enem 2019.
03 de novembroAplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias
10 de novembroAplicação das Provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.
13 de novembroDivulgação dos gabaritos e cadernos de questões.
Janeiro 2020 (data a confirmar)Divulgação dos resultados individuais.

Para mais informações, você pode consultar o site do Inep.

Como saber o local de prova do Enem?

Você pode conferir o seu local de prova Enem 2019 no Cartão de Confirmação de Inscrição, que está disponível na área de participante do site do Inep. É possível acessá-la com seu CPF e a senha cadastrada na hora em que você se inscreveu para o Exame.

Além de mostrar horários e endereço da prova, o Cartão de Confirmação de Inscrição serve para, efetivamente, comprovar que você está apto a fazer o Enem. Ele também traz informações sobre a aprovação de atendimento especializado, se você tiver solicitado, e a sua opção de língua estrangeira.

Antigamente, o Inep enviava esse Cartão pelo correio para os participantes. Porém, isso não acontece mais! Você poderá acessá-lo apenas de forma online.

Por último, é importante saber que não é necessário levar o Cartão de Confirmação de Inscrição nos dias das provas. Mas o Inep aconselha que você imprima e leve esse documento para evitar confusões com endereço e horários das avaliações.

Posso alterar meu local de prova?

A alteração do local de prova do Enem só é permitida durante o período de inscrição, que aconteceu de 06 a 17 de maio.

Portanto, não é possível mais mudar o seu endereço de realização da prova. Aproveite o tempo entre a divulgação do local e a aplicação do Enem para se organizar e não perder esse Exame tão importante!

E aí, deu para tirar todas as suas dúvidas sobre o local de prova Enem 2019? Então, confira agora as nossas dicas para se dar bem no Enem!

Vamos debater sobre?