🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Conheça as características e os principais autores do Naturalismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Naturalismo é um movimento artístico e literário conhecido como uma versão mais radical do Realismo. As duas escolas literárias representam a realidade de forma fidedigna, porém, ao contrário do Realismo, o Naturalismo se baseia no método investigativo das ciências naturais.

Em outras palavras, o Naturalismo se pauta na observação fiel da realidade e na experiência, mas privilegia as ações exteriores do homem, que é entendido como um produto biológico. Dessa forma, os autores naturalistas revelam o lado mais animalesco do ser humano e exploram questões como fome, sexualidade, violência etc.

Para saber mais sobre o assunto e garantir uma boa nota na prova de Linguagens do Enem, basta continuar a leitura. Neste artigo, vamos explicar o que é, como se deu no Brasil, quais as características e os principais autores do Naturalismo. Aproveite a oportunidade para avançar nos estudos! 

O que é Naturalismo?

Como mencionamos, o Naturalismo é uma escola literária que coloca em foco as ações exteriores do homem. Entretanto, para não deixar nenhuma dúvida, vamos explicar o contexto no qual esse movimento surgiu.

Quando o Naturalismo começou, ainda no século XIX, a Europa enfrentava intensas mudanças políticas, sociais e econômicas decorrentes da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. Nesse contexto, diante da industrialização, surgiu uma nova ordem no sistema capitalista, que dividiu a sociedade entre burguesia e proletariado.

Com essa divisão, surgiram as teorias socialistas de Marx, que influenciaram o Naturalismo. Além disso, na mesma época, surgiram outras teorias importantes para a escola dos naturalistas: a teoria da evolução, de Darwin; as leis da hereditariedade, de Mendel; e o determinismo, de Taine

Ainda, vale ressaltar um outro marco do momento: o cientificismo, que era considerado a melhor forma de entender a realidade. Inspirados nesse método, os autores naturalistas apreenderam e revelaram aspectos da vida real em suas obras literárias. 

Entenda como se deu o Naturalismo no Brasil

Acompanhando as tendências culturais da Europa, no final do século XIX, o Naturalismo chegou ao Brasil em meio às agitações da crise no Segundo Reinado. O país estava abalado por questões políticas e sociais, como a pressão pela abolição da escravatura. 

Devido ao contexto nacional, o Naturalismo ganhou traços muito particulares no Brasil, que incluem questões de racismo, herança colonial nas relações de trabalho, mestiçagem e apropriação de terra.

No Brasil, a primeira obra naturalista foi “O Mulato”, de Aluísio Azevedo, que escreveu sobre preconceito racial. Além dele, outros autores se destacaram na literatura pelo estilo naturalista, a exemplo de Raul Pompeia, Adolfo Caminha e Inglês de Sousa.

Quais as características do Naturalismo?

Agora que você já sabe o que é Naturalismo, vamos falar sobre as principais características identificadas nas obras dos autores naturalistas.

De forma geral, essa escola é caracterizada pela percepção científica da realidade, sob a influência de correntes como o darwinismo e o determinismo. Para os autores naturalistas, tudo está determinado e tem uma explicação lógica. 

Assim sendo, o Naturalismo é uma escola de denúncia social que levanta diversos temas, entre eles: miséria, violência, crimes, patologias humanas, sexualidade e adultério.

Para saber mais sobre cada ponto determinante do Naturalismo, basta conferir a lista que fizemos abaixo com as principais características deste movimento:

  • Objetivismo científico: entendimento dos fatos com base em correntes científicas, especificamente as correntes que vigoravam no século XIX. 
  • Darwinismo social: teoria que sugere quem sobrevive e quem enfraquece no meio social, com base na seleção natural e no evolucionismo.  
  • Determinismo: teoria que perpetua a influência do meio social, o qual é determinante para o caráter e comportamento do homem. 
  • Positivismo: uso do conhecimento científico para explicar teorias e leis científicas, como as mencionadas acima, bem como o homem e a sociedade. 
  • Imparcialidade e impessoalidade: descrições objetivas, imparciais e impessoais. Nas obras naturalistas, os autores não fazem juízo de valor e não dão opinião sem embasamento científico. 
  • Descrições detalhadas: as narrativas naturalistas são cheias de detalhe, visto que o Naturalismo busca representar a realidade de forma fidedigna. 
  • Zoomorfização: apresentação do homem como um produto biológico, com características animalescas e instintivas moldadas pelo meio social. Nas obras naturalistas, os comportamentos humanos se aproximam dos animais.
  • Patologias sociais: temas que envolvem questões sociais, como pobreza extrema, injustiça, desigualdade social, perversões, crimes e falta de caráter.

Saiba quais são os principais autores brasileiros do Naturalismo 

Aluísio Azevedo

Entre os autores brasileiros que se sobressaíram no Naturalismo, destacamos, em primeiro lugar, Aluísio Azevedo, que deu início ao movimento naturalista no Brasil com a obra “O Mulato”. 

As obras de maior relevância desse autor são: “O Mulato” (1881), “Casa de Pensão” (1884) e “O Cortiço” (1890). 

Raul Pompeia 

Além de Aluísio Azevedo, Raul Pompeia se destacou no Naturalismo com as obras “Uma Tragédia no Amazonas” (1880), “As Joias da Coroa” (1883) e “O Ateneu” (1888), que apresenta fortes críticas sociais e morais. 

Adolfo Caminha

Outro autor que se destacou no Naturalismo foi Adolfo Caminha, que escreveu muito sobre tragédias e violências. Entre as obras de maior relevância desse autor, destacamos “A Normalista” (1893) e “Bom Crioulo” (1895).

Inglês de Souza

Por fim, o último autor que queremos mencionar é Inglês de Sousa. As principais obras desse autor são “O Coronel Sangrado” (1877) e “O Missionário” (1891). 

E aí, gostou de aprender mais sobre Naturalismo? Agora, veja 9 dicas de como estudar Literatura para mandar bem em qualquer vestibular!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter