Atualmente o Brasil enfrenta desafios significativos relacionados ao lixo e a sociedade de consumo, refletindo um complexo entrelaçamento entre comportamentos individuais, políticas públicas e impactos ambientais.
Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2020, globalmente, o país figura como o quarto maior produtor de resíduos plásticos, uma posição alarmante que reflete não apenas o aumento do consumo, mas também a urgência de soluções sustentáveis.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo sobre a temática e um exemplo de redação com correção detalhada sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!
Impactos ambientais e sociais
O consumo desenfreado contribui diretamente para a geração excessiva de resíduos, intensificando problemas ambientais como a poluição de rios, oceanos e solos.
A gestão inadequada de resíduos sólidos por parte de empresas e indústrias agrava esses impactos, colocando em risco ecossistemas vitais para a biodiversidade e influenciando negativamente o clima.
Além disso, as disparidades sociais são evidentes na forma como diferentes comunidades enfrentam o problema do lixo, com áreas urbanas frequentemente sofrendo com infraestrutura precária de coleta e tratamento de resíduos.
Educação ambiental e conscientização
Investir em educação ambiental desde cedo é fundamental para promover mudanças comportamentais em relação ao consumo consciente e à responsabilidade individual na gestão do lixo.
Iniciativas que ensinam sobre os princípios da economia circular e incentivam a redução do desperdício podem contribuir significativamente para a criação de uma sociedade mais sustentável e resiliente aos desafios ambientais.
Qual é o papel do Governo em relação ao lixo e a sociedade de consumo?
No Brasil, o papel do governo em relação ao lixo e a sociedade de consumo é crucial para mitigar os impactos ambientais e sociais associados à produção excessiva de resíduos.
Através da formulação de políticas públicas robustas, o governo deve visar não apenas regular o descarte adequado de resíduos, mas também promover uma mudança cultural em direção ao consumo consciente e à sustentabilidade.
Isso envolve desde a implementação de programas de coleta seletiva e reciclagem até a criação de incentivos econômicos para empresas que adotem práticas ambientalmente responsáveis, além de campanhas educativas destinadas a sensibilizar a população sobre a importância da redução de resíduos e do reaproveitamento de materiais.
Leis sobre a gestão de resíduos sólidos
Diversas leis e normativas regulam a gestão de resíduos sólidos e estabelecem multas e penalidades para infrações relacionadas ao descarte inadequado de lixo.
Confira algumas das principais legislações:
Lei Federal nº 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS):
Estabelece diretrizes para a gestão integrada e sustentável de resíduos sólidos. Multas podem variar conforme a gravidade da infração e vão desde advertências até valores significativos, dependendo do dano ambiental causado.
Lei nº 9.605/1998 – Lei de Crimes Ambientais:
Prevê sanções penais e administrativas para condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Inclui multas para crimes como poluição e degradação ambiental, que podem ser aplicadas de acordo com a gravidade do impacto ambiental causado.
Resoluções CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente):
O CONAMA estabelece resoluções que regulamentam aspectos específicos da gestão de resíduos, como a Resolução CONAMA nº 313/2002, que trata do licenciamento ambiental para atividades de tratamento e disposição final de resíduos sólidos.
Repertórios para usar na redação
Confira alguns filmes e documentários que abordam temas relacionados ao lixo e a sociedade de consumo, ideais para citar na sua redação:
Wall-E (2008)
Uma animação da Pixar que retrata um futuro distópico onde a Terra se tornou um planeta coberto de lixo devido ao consumo desenfreado da humanidade, e um pequeno robô tenta limpar o planeta enquanto descobre o significado do amor e da sustentabilidade.
A Última Hora (2007)
O documentário narrado por Leonardo DiCaprio investiga as causas e consequências das mudanças climáticas, incluindo discussões sobre consumo excessivo, desperdício e a necessidade urgente de sustentabilidade.
Lixo Extraordinário (2010)
A produção documental segue o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no Rio de Janeiro, e retrata como ele transforma a vida dos catadores de lixo através da arte.
Exemplo de redação sobre o tema: O lixo e a sociedade de consumo no Brasil
A seguir, confira um exemplo de redação comentada sobre o assunto:
Desde o advento da Revolução Técnico-Científica, no século XX,[9] o lixo e a estruturação de uma sociedade fortemente consumista, quando mesclados, se tornaram problemas globais. No Brasil, como prova disso, os problemas relacionados ao lixo estão se acentuando, seja[1] pelos poucos recursos empregados pelo Estado na manutenção sustentável dos resíduos bem como[2] pelo consumo exacerbado da população, o que corrobora para o desequilíbrio ambiental.[3] É válido, dessa forma, analisar os fatores que ainda sustentam tal problemática visando a mitigá-los.
Primeiramente,[4] cabe destacar a negligência estatal com a questão do lixo, como um dos principais desafios a serem enfrentados. Em defesa disso, uma pesquisa[10] feita pela Universidade de São Paulo (USP),[5] revelou que existem poucos aterros sanitários que conseguem realizar a separação do gás metano dos aglomerados de lixo, principal gás liberado na decomposição de matéria orgânica, o que contribui com o aumento anômalo do efeito estufa, fato prejudicial ao meio ambiente. Ademais, a mesma faculdade mostra que ainda são mínimos recursos destinados à manutenção sustentável do lixo, fazendo com que, no país, os prejuízos desse descuido se ratifiquem[7] a[6] desarmonia ambiental.
Outrossim, os hábitos de consumo exagerados, que marcam a sociedade brasileira, edificam outro cenário desafiador. Isso se dá,[8] pelo fato de que as pessoas adquirem produtos em quantidades, muitas vezes, além da real necessidade e logo descartam alguns objetos que não terão nenhuma serventia, sendo os plásticos os mais comuns, e, concomitantemente os que mais causam danos aos ecossistemas. À vista disso, é indubitável que tais práticas de consumo estejam intrinsecamente ligadas ao meio no qual se insere um indivíduo, haja vista que este tende a ser influenciado pelo costume de uma família consumista agregando esse hábito na sua vida, o que já foi abordado por John Locke em sua “Teoria da Tabula Rasa”.
Fica claro, portanto,[13] que medidas fazem-se necessárias para solucionar os problemas relacionados ao lixo no Brasil. Posto isso, é preciso que o Estado elabore políticas públicas voltadas para a manutenção dos resíduos, por meio de uma parceria com nações internacionais, afim de se desenvolver[11] recursos avançados para redução dos impactos ambientais ocasionados pelo lixo. Em adição, compete ao Ministério do Meio Ambiente,[12] ajudar a reduzir a emissão de gás metano, disponibilizando investimentos financeiros para a separação desse gás, com o fito de minorar a questão do aquecimento global e as suas demais consequências. Por fim, a família deve fomentar o combate às práticas de consumo desenfreadas, através do diálogo sobre essa temática, e, principalmente, cortando esse hábito, para que possam ser formados cidadãos conscientes dos prejuízos do consumismo.[14] Decerto, assim, poder-se-á construir um Brasil mais sustentável e desenvolvido.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no plural.
- [5] Você deve retirar esta vírgula.
- [6] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às.
- [8] O uso da vírgula está incorreto, retire-a.
- [11] Esta palavra deve ser pluralizada para que a concordância do período seja respeitada.
- [12] A vírgula não é necessária.
Competência II: compreender a proposta
- [3] Parabéns por apresentar, na introdução, a tese que será desenvolvida! 🙂
- [9] Parabéns, você não se limitou a ficar colocando inúmeras informações sem que fossem produtivas. É exatamente isso que o Enem espera de você: repertório sociocultural produtivo. Menos é mais! Qualidade é muito mais importante do que quantidade de citações.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [10] Você apresenta dados que dão credibilidade ao que foi defendido. Parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [2] Uso indevido do conectivo, procure estudar seu significado e relação no texto. seja… seja
- [4] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [7] Pesquise o significado dessa palavra, pois não se conseguiu o sentido esperado.
- [13] Você utilizou adequadamente os conectivos e sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [14] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Seu texto tem uma boa estrutura, com tese bem localizada e argumentação relacionada a essa tese. Apresenta proposta de intervenção completa e bom uso de conectivos, à exceção de um erro no primeiro parágrafo. Algumas falhas no uso da vírgula.
Nota: 920
Que tal praticar com o tema “O lixo e a sociedade de consumo no Brasil” e receber a sua redação com feedback completo? É só escolher o seu pacote da Imaginie e praticar com a gente!
Cadastre-se em nossa plataforma