Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda o que é ProUni e como ele funciona

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Muitos estudantes se perguntam sobre o que fazer com a nota do Enem ou como conseguir bolsas em universidades privadas. A resposta para esses dois questionamento é: Programa Universidade para Todos (ProUni).

Desde o surgimento do programa, foram milhares de pessoas atendidas. Para você ter uma noção, apenas no primeiro semestre de 2019 foram ofertadas 244.186 bolsas!

Então, quer entender o que é ProUni e como ele funciona? Continue lendo o artigo de hoje e conheça melhor esse programa!

O que é ProUni?

O Programa Universidade para Todos foi criado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do Ministro da Educação Fernando Hadadd. Ele concede bolsas de estudo em universidades privadas para brasileiros, tanto em cursos de graduação quanto em cursos sequenciais de formação específica, usando a nota do Enem.

São concedidos dois tipos de bolsa de estudo: integrais e parciais. Entenda um pouco sobre cada uma delas!

Bolsa integral

A bolsa de estudo integral, ou seja, que cobre 100% do valor do curso, é destinada a estudantes que têm renda familiar bruta de até 1 salário mínimo e meio por pessoa. A classificação é feita a partir da nota do Enem de acordo com a quantidade de bolsas integrais disponíveis nos cursos selecionados.

Bolsa parcial

Existem dois tipos de bolsas de estudo parciais: 25% e 50%. Elas são destinadas a estudantes que têm renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Assim como no caso da bolsa integral, a classificação é feita a partir da pontuação do Enem de acordo com o número de bolsas oferecidas.

Porém, além da participação do Enem e das exigências relacionadas à renda familiar, existem alguns outros critérios que o estudante deve cumprir para conseguir a sua bolsa no ProUni. Confira!

 

Quem pode se inscrever no ProUni?

Agora que você entendeu o que é ProUni, é hora de conferir se você pode concorrer a uma bolsa no Programa.

Para participar do ProUni você precisa se encaixar em pelo menos uma das seguintes condições:

  • ter cursado todo o ensino médio em uma escola pública ou em uma escola privada, desde que tenha sido como bolsista integral dela;
  • ter cursado parte do ensino médio em uma escola pública e parte em escola privada, desde que tenha sido como bolsista integral dela
  • ser uma pessoa com deficiência.

Em todos os casos acima, você precisará cumprir os requisitos relacionados à renda familiar para cada tipo de bolsa que abordamos no tópico anterior.

Porém, professores que integram o quadro permanente de alguma escola da rede pública, exercendo o magistério da educação básica, são os únicos que podem participar do Programa sem necessariamente precisar cumprir as condições que citamos acima e nem mesmo os requisitos de renda.

Como funciona o ProUni?

O ProUni é dividido em 2 etapas: regular e ocupação das bolsas remanescentes

Para participar da primeira etapa, a regular, você precisa ter participado do Enem no ano anterior, não ter zerado a redação e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média de todas as provas. Além disso, é necessário ter cumprido os requisitos que citamos anteriormente.

As bolsas que não foram ocupadas na fase regular vão para a etapa de ocupação das bolsas remanescentes. Para participar dela, você precisa:

  • ser um professor da rede pública com as condições que citamos no tópico anterior ou
  • ter participado de qualquer edição do Enem a partir de 2010, não ter zerado a redação e ter alcançado uma média das notas das provas de, no mínimo, 450.

Como é feita a inscrição?

As inscrições para o ProUni são gratuitas e devem ser feitas no próprio site do Programa. São abertos 2 períodos de inscrição ao longo do ano: no primeiro e no segundo semestre. Por isso, é necessário ficar atento aos prazos!

E aí, deu para entender o que é ProUni e como ele funciona? Aproveite para conferir também o nosso artigo sobre o que é o Sisu, um outro programa do Ministério da Educação em que você pode usar a sua nota do Enem para entrar na universidade!

Autor

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter