Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba o que levar no Enem e faça a prova com mais tranquilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Está chegando o dia do Exame Nacional do Ensino Médio. Você já estudou bastante durante o ano letivo para colocar todo seu conhecimento em prática. Mas você sabe o que levar no Enem 2020?

Bom, os momentos que antecedem a prova servem para você se programar direitinho e evitar os imprevistos. Assim, é muito importante saber as regras e não se esquecer de levar os itens obrigatórios para ter o máximo de tranquilidade.

Para ajudar você a se organizar melhor, preparamos este artigo explicando o que levar no Enem e também o que você pode deixar em casa. Bora conferir?

O que levar no Enem 2020

A gente sabe que sua preocupação agora é em se preparar para acertar o máximo de questões nas provas para conseguir uma boa pontuação e conquistar a tão sonhada vaga no curso e na faculdade dos sonhos.

Mas, antes disso, você ainda precisa passar pela etapa de organizar tudo o que precisa levar, como também o que não pode levar de jeito algum.

No edital do Enem têm todas essas informações, mas a gente vai dar essa forcinha pra você e resumir o que é preciso ter em mãos para fazer o seu exame com o máximo de tranquilidade.

Itens obrigatórios

1. Documento com foto

Para entrar na sala de aplicação da prova, você deve apresentar seu documento de identificação com foto. Os documentos aceitos são:

  • RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de Dispensa de Incorporação;
  • Certificado de Reservista;
  • identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
  • identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade.

Caso você tenha perdido seus documentos ou tenha sido roubado, você pode levar o boletim de ocorrência, contanto que ele esteja dentro do prazo de, no máximo, 90 dias antes do Enem.

Vale ressaltar que os seguintes documentos não servem para identificação: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Título Eleitoral; Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena e cópias dos documentos válidos.

2. Caneta preta de material transparente

A caneta de cor preta é a única aceita para fazer o Enem. Além disso, o tubo de carga deve ser transparente, para evitar que algum aluno tenha a chance de colar.

Portanto, você não precisa se preocupar em levar nenhuma outra cor além da preta. Mas é possível ter mais de uma caneta preta, caso uma deixe de funcionar na hora.

Isso é muito importante, porque não é permitido solicitar nenhum material emprestado para a pessoa que estiver ao seu lado. Lembre-se: qualquer comunicação no momento da prova pode resultar na sua eliminação.

3. Máscara

Todos os participantes do Enem 2020 terão que usar máscaras de proteção durante o período de realização da prova.

A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até a saída do local. Também é possível levar uma máscara reserva para fazer a troca durante a aplicação do Enem.

Quando o participante for se identificar, será necessária a retirada da máscara, sem tocar na parte protetora, para a verificação dos fiscais. Depois, será feita a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.

Essas foram as medidas adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de evitar a proliferação da Covid-19. 

Itens opcionais

1. Cartão de confirmação de inscrição

O cartão de confirmação de inscrição é um documento emitido pelo MEC pouco antes da realização das provas, de forma a comprovar a sua participação no Exame.

Para saber o seu local de prova, você deve visualizar esse cartão. Além, ele tem outras informações relevantes sobre o participante.

O cartão de confirmação Enem contém as seguintes informações aos candidatos:

  • nome do participante;
  • número de inscrição;
  • CPF;
  • data, horário e local exato de realização das provas;
  • indicação de atendimento especial (para grávidas, lactantes, pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção, idosos etc.);
  • opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol);
  • indicação de emissão de certificado de conclusão do ensino médio (se for o caso);
  • solicitação de tratamento pelo nome social.

2. Declaração de comparecimento

A Declaração de Comparecimento do Enem serve para justificar a falta ao trabalho no dia da prova. Se você não trabalha aos domingos, não precisa se preocupar em levar esse documento.

Mas se você trabalha e precisa da declaração, basta acessar o site do Inep, entrar na página do Participante e imprimir a sua.

Chegando ao local do Exame, você deve entregar a Declaração de Comparecimento para o aplicador na entrada da sala. Ela será assinada e deverá ser guardada no envelope porta-objetos, que ficará lacrado durante a aplicação da prova.

3. Álcool em gel

O álcool em gel é um item opcional entre o que levar no Enem, pois o MEC vai disponibilizar o produto em todas as salas que serão usadas para a realização do Exame.

4. Lanche e bebida

O Inep permite que os estudantes levem lanches para as provas, porém, alguns cuidados precisam ser tomados, pois o fiscal de prova tem autonomia e autoridade para fiscalizar tudo o que você levar. 

Caso você queira comer durante o Exame, veja algumas dicas sobre o que levar no Enem para lanchar:

  • frutas fáceis de serem consumidas, como maçã, pera e banana.
  • castanhas;
  • sanduíche natural;
  • barras de proteína;
  • chocolate amargo;
  • iogurte;
  • água, suco, etc.

Portanto, considere:

  • levar o que for beber em um recipiente transparente e sem rótulo;
  • levar os alimentos que for comer também em recipiente transparente.

O que não levar no Enem

  • folhas ou bloco para rascunho;
  • boné, acessórios para usar na cabeça, fones de ouvido e chaves;
  • outros materiais escolares, como lápis, lapiseira, borracha e caneta com material não transparente;
  • equipamentos eletrônicos, como calculadora, tablet, relógio, agenda eletrônica, pen drive, receptores e transmissores de dados;
  • livros e manuais;
  • armas de qualquer espécie.

Ao levar um celular, relógio de qualquer tipo ou outros equipamentos eletrônicos, será preciso desligá-los e guardá-los em um envelope fornecido pelo fiscal. O envelope será lacrado, identificado e mantido debaixo da carteira, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.

Bom, esperamos ter ajudado você a saber o que levar no Enem. Aproveite e confira o nosso artigo sobre como estudar em casa!

Autor

  • Sabrina Andrade

    Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter