Você sabe utilizar os operadores argumentativos na redação? Quando vamos produzir um texto, precisamos usar algumas palavras e expressões de transição que garantem a ligação entre as orações e os parágrafos. Esses elementos são fundamentais para que o seu texto tenha coesão e coerência, permitindo que o leitor compreenda o que você está querendo passar para o leitor.
É aí que entra a importância dos operadores argumentativos! Neste post, vamos nos aprofundar no estudo desses elementos, explicando o que são, seus principais tipos e quais você pode usar em cada parte do seu texto. Vamos lá?
O que são?
Os operadores argumentativos são palavras e expressões responsáveis por fazer a ligação entre orações e parágrafos de uma redação. Essa conexão, de forma bem feita, garante uma boa articulação das ideias, dando sentido ao texto e permitindo que o autor consiga se expressar de forma coesa.
A isso equivale dizer que, para que haja coesão e coerência textual, o uso adequado dos operadores argumentativos é indispensável. Afinal, são eles os responsáveis por articular as suas ideias e transmitir ao corretor o seu ponto de vista.
Outro uso muito comum dos operadores argumentativos é a retomada de ideias na redação. Com o auxílio desses elementos, você consegue recuperar argumentos já citados sem precisar ser repetitivo.
Quais são os tipos de operadores argumentativos?
Na redação, os operadores argumentativos podem ser de diferentes tipos. Cada um deles desempenha uma função diferente no texto.
Na tabela a seguir, você entende melhor como se dá essa relação:
Tipo | Função | Exemplos |
Adição | Somar argumentos, isto é, encadear ideias que chegam a uma mesma conclusão. | e; também; ainda; não só; mas também; acrescenta-se; adicionalmente; ademais; além disso; da mesma maneira. |
Explicação | Explicar uma afirmação feita anteriormente. | porque; já que; pois; isto é; assim como; prova disso; para isso; em consequência; isso acarreta. |
Condição | Apresentar uma condição para que a conclusão seja possível. | se; caso; desde que; contanto que; exceto se; salvo se; uma vez que; a não ser que. |
Comparação | Comparar dois elementos, direcionando o texto a uma conclusão. | mais… que; tão… como. |
Conformidade | Indicar uma outra autoridade no assunto | segundo; conforme; de acordo com; como salienta; como considera. |
Finalidade | Indicar os objetivos de uma ação ou proposta | a fim de que; visando; com o objetivo de. |
Proporção | Marcar o tempo de uma ação. | à medida que; a princípio; na mesma época; à época; anteriormente; posteriormente. |
Alternância | Criar possibilidades ou conclusões diversas. | ou… ou; ora… ora; não… nem; quer… quer; seja… seja. |
Consequência | Indicar a consequência de uma ação. | tão… que; de forma que; de maneira que. |
Oposição; contradição | Contrapor argumentos, apresentando uma ideia adversa àquela da qual se parte. | ou; ou então; quer isso… quer aquilo; mas; porém; contudo; todavia; embora; posto que; ainda que. |
Conclusão | Iniciar a conclusão relacionada aos argumentos expostos. | portanto; logo; pois; diante do exposto; dessa forma; em resumo; por conseguinte; a seguir. |
Dica! Você percebe que a classificação dos operadores argumentativos é bastante semelhante à classificação das conjunções? Isso não acontece por acaso: elas são usadas justamente para relacionar termos. Ou seja: para dominar os operadores argumentativos na redação, você pode estudar mais sobre conjunções coordenativas e conjunções subordinativas!
Qual é a sua importância?
Além de serem fundamentais para que o leitor compreenda a sua tese e a sua redação como um todo, os operadores argumentativos também impactam em sua nota em uma prova.
Na redação do Enem, por exemplo, uma das cinco competências exigidas na avaliação da redação é a de “demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”.
Isso quer dizer que 200 pontos da sua redação estão relacionados à sua capacidade de organizar o seu texto e apresentar os seus argumentos de forma coesa.
Então, não vai dar mole, né? Entender e conhecer os operadores argumentativos é essencial para que você desenvolva um bom texto e garanta a nota que você precisa na redação!
Quais operadores argumentativos usar na redação?
Agora que você já entendeu o que são e qual é a importância dos operadores argumentativos, é hora de entender como e quando usá-los na redação! Olha só:
1. Introdução
Sabemos que introduzir uma ideia não é uma tarefa fácil, mas ela também não é impossível! Com algumas dicas rápidas você já consegue ficar craque nesse processo.
A principal função da introdução é contextualizar o seu leitor e apresentar a sua tese. Por isso, alguns operadores argumentativos que podem te ajudar são:
Objetivo | Exemplos |
Para introduzir um tema totalmente novo | muito se tem discutido acerca de…; sabe-se que…; é de fundamental importância discutir a problemática…; é indiscutível/inegável que…; comenta-se, com freqüência, a respeito de… |
Para questionar um fato | apesar de muitos acreditarem que…; ao contrário do que muitos acreditam… |
Para apresentar uma nova perspectiva sobre um fato | pode-se afirmar que, em razão de/devido a…; ao refletirmos criticamente a respeito de… |
Para definir qual deles melhor atende aos seus objetivos, você pode consultar o seu projeto de texto. Além disso, é importante manter em mente que a maneira como você apresenta o tema já faz parte da sua marca de autoria.
2. Desenvolvimento
No primeiro parágrafo de desenvolvimento da sua redação, é importante fazer uma afirmação, que deve ser, então, justificada com base em alguns argumentos.
Você não pode se esquecer de estabelecer uma ligação e continuidade da ideia no segundo parágrafo. Isso deve ser feito por meio de operadores argumentativos que indicam a soma de ideias.
Além disso, para justificar os seus argumentos, você pode contar com os operadores discursivos de explicação.
Veja alguns exemplos:
Objetivo | Exemplos |
Apresentar uma nova ideia | é incontestável que…; como já teorizado por…; atualmente, observa-se que…; em consequência disso, nota-se que…; dentre os inúmeros motivos que levaram a/ao…; além disso…; outro fator diz respeito a…; uma preocupação constante…; convém lembrar que…; por outro lado…; porém, mas, contudo, todavia, no entanto, entretanto…; no que tange ao/diz respeito… |
Justificar um argumento | porque; já que; pois; isto é; assim como; prova disso; para isso; em consequência; isso acarreta. |
3. Conclusão
O último parágrafo da redação é o momento de concluir os seus argumentos e demonstrar que o seu raciocínio chegou ao fim. No modelo de redação do Enem, também é a hora de indicar a sua proposta de intervenção.
Veja algumas expressões para serem usadas na conclusão:
Objetivo | Exemplos |
Concluir os argumentos apresentados | em virtude dos fatos mencionados…; por todos os argumentos supracitados…; levando-se em consideração os aspectos expostos…; dessa forma…; em vista dos argumentos apresentados…; dado o exposto….; tendo em vista os aspectos observados…; levando-se em conta o que foi observado…; em virtude do que foi mencionado…; pela observação dos aspectos analisados…; portanto; logo; então; assim; entende-se/conclui-se que…todavia, no entanto, entretanto…; no que tange ao/diz respeito… |
Apresentar uma proposta de intervenção | é imprescindível que tais medidas sejam tomadas…; é necessário que/faz-se necessário que…; |
Indicar os objetivos da proposta de intervenção | a fim de que; visando; com o objetivo de; tão… que; de forma que; de maneira que. |
Hora de praticar!
Agora que você já estudou sobre os operadores argumentativos, que tal colocar a mão na massa? Escolha um tema de redação e comece a praticar a articulação entre frases e parágrafos com a ajuda desses elementos!
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