Ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, ela pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar nosso dia a dia.
Os casos de depressão e ansiedade cresceram mais de 25% no mundo em 2020 devido à pandemia de Covid-19, de acordo com um estudo publicado na revista científica The Lancet.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea
Em “This Is Us”,série americana, o personagem Randall desenvolveu diversas crises de ansiedade e ataques de pânico graças ao trabalho e a [1] família. Assim como na ficção,a ansiedade está presente na vida da sociedade, em especial na dos brasileiros, sendo aprimorada pelo tabu à medicalização e pela instabilidade do país. [2] [3]
Em primeira análise [4], é importante ressaltar que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) [5]. Este, está diretamente relacionada à instabilidade do país. De acordo com um estudo realizado pela MindMiners, os principais motivos para um aumento de crises de ansiedade são a violência, crise financeira, desemprego e a corrupção, tornando-se fatal à sociedade e sendo negligênciado pelo Estado.
Além disso [6], outro fator que contribui para o aumento da ansiedade contemporânea é o tabu relacionado à medicalização. Para o psiquiatra Daniel Martins Barros, o uso de remédios para transtornos de ansiedade ainda é um tabu na sociedade, sendo cercada de mitos, como aumento de peso e impotência [7]. Todavida, embora remédios possuam efeitos colaterais, os da atualidade são minimizados quimícamente e são mais fáceis de serem encontrados. Além disso, para o médico Drauzio Varella, o não uso de remédios pode desencadear crises mais profundas que leva à morte por insuficiência respiratória ou ao suicídio. [8]
Infere-se, portanto [9], que a ansiedade na sociedade contemporânea é um malefício contribuido pela instabilidade do país e pelo tabu à medicalização e que pode levar a morte. Por isso, é dever, primeiramente da Mídia, como principal difusora de informações, realizar propagandas, por meio de redes sociais e de televisões, para desvincular os mitos a cerca dos remédios contra o transtorno ansioso [13]. Além disso, Ministério da Saúde disponibilizar psicólogos de forma gratuíta [10], através do Sistema Único de Saúde(SUS) [11] para descobrir os casos de ansiedade e trata-los [12], como em “This Is Us”.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
- [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
- [10] Atenção! Esta palavra não é acentuada.
- [11] Perceba que aqui há uma pausa, sinalizando a necessidade de vírgula.
- [12] Cuidado com a acentuação das palavras! Esta palavra requer acento.
Competência II: compreender a proposta
- [2] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [3] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [4] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [6] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
- [9] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [13] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Você escreve muito bem, respeitou a estrutura da dissertação. Seu texto possui argumentos e parágrafos impecáveis, parabéns! Além disso, seu texto não apresenta problemas no que tange à argumentação e estrutura. Entretanto, atente aos erros de português. Perceba que você só perdeu pontos na C1, então você já sabe onde deve melhorar. Por exemplo, no que tange à C1, procure melhorar o uso de vírgulas e a acentuação de palavras.
Nota: 960
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “Os desafios no combate à ansiedade na sociedade contemporânea”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!