O #DesafioVem1000 mudou de eixo temático! Nos próximos dias, vamos falar sobre educação. E o primeiro tema dessa série foi: “Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil”
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em
Separamos um exemplo de redação comentada nota 960 para você. Confira!
Exemplo de redação sobre o tema: Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil
Antes mesmo da invenção da escrita, na pré-história, por meio do gesto e da oralidade, buscava-se ensinar técnicas consideradas importantes à sobrevivência humana. Com a complexidade da sociedade atual, entretanto, foi necessário criar sistemas específicos para cada área de aprendizagem. Um dos mais importantes é a educação a distância que, embora seja prática, é, muita das vezes, defasada e entregue a uma parcela restrita da população.[1]
Inicialmente, é válido destacar uma das maiores vantagens da educação presencial: a interação mais intensa entre aluno e professor. Segundo o filósofo antigo Sócrates, ter esse contato é fundamental, o que o fazia abdicar constantemente dos livros e dedicar-se, apenas, ao diálogo, pois somente assim, segundo ele, conseguiria dar a luz ao conhecimento.[2] Em oposição ao seu sistema, por se tratar de um processo mecanizado, tal interação online se mostra superficial, especialmente[3] nos casos em que o contato humano é muito importante, como os cursos de profissões que lidam rotineiramente e diretamente com pessoas. Desse modo, indivíduos entram no mercado de trabalho despreparados, evidenciando a carência do ensino.
No entanto, apesar da defasagem, a educação a distância é uma ótima alternativa para quem busca otimizar o tempo ou por quem, por diversos outros motivos – como distância –, não consegue cursar o que deseja presencialmente. No geral, para que isso seja efetivamente válido e democrático, a universalização da internet deveria ser uma realidade nacional, o que não observa-se no Brasil. Segundo a Pnad (Pesquisa nacional por Amostra Domiciliar), em uma pesquisa de 2016, cerca de 21,6% dos lares do país[6] não tem[5] acesso a[4] internet. Consequentemente, tal questão torna-se um impasse para a priorização do método online de aprendizagem, sendo tratado, ainda, como alternativa e não como opção.[10][11]
Portanto, diante dos fatos supracitados, fica evidente a necessidade de aprimoramento da educação a distância no Brasil. Primeiramente, é de suma importância que o Governo Federal, em conjunto com o IBGE,[8] faça o mapeamento das áreas de ausência de internet e, em seguida, desenvolva projetos, por intermédio de incentivos fiscais às empresas que oferecem o serviço, de barateamento dos pacotes nas regiões, expandido aos poucos o uso. Não obstante, o MEC[9] deverá impor um padrão mínimo de qualidade aos cursos oferecidos, avaliando critérios como suporte dos professores, conteúdos e demais quesitos, evitando a formação de profissionais despreparados. À vista disso, o ensino online poderá tornar-se eficaz para quem opta por usá-lo.[7]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [3] Perceba que aqui há uma pausa, sinalizando a necessidade de vírgula.
- [4] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
- [5] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no plural.
- [8] É usual, quando se cita uma sigla pela primeira vez, descrever o que ela significa. Apesar de haver discordância entre professores, pois se trata também de estilo, é melhor evitar perda de pontos por algo tão simples.
- [9] O significado da sigla deve ser exposto na primeira vez que a citar no texto.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [10] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [2] Citação muito bem relacionada à discussão.
- [6] Os dados que você apresentou denotaram credibilidade ao que você defende. Muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [11] O seu texto está muito bem articulado, logo, é possível perceber a informação que você gostaria de repassar ao leitor. Parabéns!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [7] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Hey, como vai você? Seu texto foi muito bom! Parabéns! Ficamos orgulhosos de encontrar textos como o seu, tão bem elaborado e coeso. Vou deixar apenas uma dica para você melhorar nos seus próximos textos: Faça revisão gramatical cabal ao finalizar a sua redação. Muitas vezes nos passamos de colocar as vírgulas corretamente. É isso! Continue assim que você vai longe. E é isso que queremos! Que você voe cada vez mais! Mãos à obra! Você já mostrou que é capaz! Sucesso! 🙂
Nota: 960
Queremos ver a sua redação sobre “Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil” também! Então, escolha o seu pacote da Imaginie e vem treinar com a gente!