Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O #DesafioVem1000 mudou de eixo temático! Nos próximos dias, vamos falar sobre educação. E o primeiro tema dessa série foi: “Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil”

Ver essa foto no Instagram

Chegou o nosso primeiro tema da temática educação do Desafio #vem1000 ? ⠀ E o tema de hoje é: Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil.? ⠀ Cada vez mais a educação a distância (EaD) tem crescido no país. Em 2017, cerca de 7 milhões de brasileiros estudavam online, em 2019, cerca de 21% de toda a educação de ensino superior no país foi no modelo EaD.? ⠀ As vantagens de poder estudar em casa, não precisar gastar com transporte e alimentação fora de casa e o gerenciamento do próprio tempo aumentaram o acesso à educação a distância. Por outro lado, as pessoas especulam que a EaD pode não ter a mesma qualidade de ensino de uma educação presencial, já que diminui o contato do aluno e professor, e que estudar depende do esforço de cada indivíduo. ⠀ O que você acha sobre esse assunto? Você também está tendo aulas online durante a quarentena? Conta pra gente aqui nos comentários.? ⠀ Se quiser receber a sua redação corrigida com feedback completo e nota por competências, envie o seu texto para os nossos corretores. ? É só conferir o nosso destaque “Em Casa” para saber mais sobre as condições especiais de quarentena na plataforma Imaginie. ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #educação #ead #ensinoonline #temaderedação

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Separamos um exemplo de redação comentada nota 960 para você. Confira!

Exemplo de redação sobre o tema: Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil

Antes mesmo da invenção da escrita, na pré-história, por meio do gesto e da oralidade, buscava-se  ensinar técnicas consideradas importantes à sobrevivência humana. Com a complexidade da sociedade atual, entretanto, foi necessário criar sistemas específicos para cada área de aprendizagem. Um dos mais importantes é a educação a distância que, embora seja prática, é, muita das vezes, defasada e entregue a uma parcela restrita da população.[1]

Inicialmente, é válido destacar uma das maiores vantagens da educação presencial: a interação mais intensa entre aluno e professor. Segundo o filósofo antigo Sócrates, ter esse contato é fundamental, o que o fazia abdicar constantemente dos livros e dedicar-se, apenas, ao diálogo, pois somente assim, segundo ele, conseguiria dar a luz ao conhecimento.[2] Em oposição ao seu sistema, por se tratar de um processo mecanizado, tal interação online se mostra superficial, especialmente[3] nos casos em que o contato humano é muito importante, como os cursos de profissões que lidam rotineiramente e diretamente com pessoas. Desse modo, indivíduos entram no mercado de trabalho despreparados, evidenciando a carência do ensino.

No entanto, apesar da defasagem, a educação a distância é uma ótima alternativa para quem busca otimizar o tempo ou por quem, por diversos outros motivos – como distância –, não consegue cursar o que deseja presencialmente. No geral, para que isso seja efetivamente válido e democrático, a universalização da internet deveria ser uma realidade nacional, o que não observa-se no Brasil. Segundo a Pnad (Pesquisa nacional por Amostra Domiciliar), em uma pesquisa de 2016, cerca de 21,6% dos lares do país[6] não tem[5] acesso a[4] internet. Consequentemente, tal questão torna-se um impasse para a priorização do método online de aprendizagem, sendo tratado, ainda, como alternativa e não como opção.[10][11]

Portanto, diante dos fatos supracitados, fica evidente a necessidade de aprimoramento da educação a distância no Brasil. Primeiramente, é de suma importância que o Governo Federal, em conjunto com o IBGE,[8] faça o mapeamento das áreas de ausência de internet e, em seguida, desenvolva projetos, por intermédio de incentivos fiscais às empresas que oferecem o serviço, de barateamento dos pacotes nas regiões, expandido aos poucos o uso. Não obstante, o MEC[9] deverá impor um padrão mínimo de qualidade aos cursos oferecidos, avaliando critérios como suporte dos professores, conteúdos e demais quesitos, evitando a formação de profissionais despreparados. À vista disso, o ensino online poderá tornar-se eficaz para quem opta por usá-lo.[7]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [3] Perceba que aqui há uma pausa, sinalizando a necessidade de vírgula.
  • [4] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
  • [5] Para concordar com o período, esta palavra deve estar no plural.
  • [8] É usual, quando se cita uma sigla pela primeira vez, descrever o que ela significa. Apesar de haver discordância entre professores, pois se trata também de estilo, é melhor evitar perda de pontos por algo tão simples.
  • [9] O significado da sigla deve ser exposto na primeira vez que a citar no texto.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [10] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Citação muito bem relacionada à discussão.
  • [6] Os dados que você apresentou denotaram credibilidade ao que você defende. Muito bem!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [11] O seu texto está muito bem articulado, logo, é possível perceber a informação que você gostaria de repassar ao leitor. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [7] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Hey, como vai você? Seu texto foi muito bom! Parabéns! Ficamos orgulhosos de encontrar textos como o seu, tão bem elaborado e coeso. Vou deixar apenas uma dica para você melhorar nos seus próximos textos: Faça revisão gramatical cabal ao finalizar a sua redação. Muitas vezes nos passamos de colocar as vírgulas corretamente. É isso! Continue assim que você vai longe. E é isso que queremos! Que você voe cada vez mais! Mãos à obra! Você já mostrou que é capaz! Sucesso! 🙂

Nota: 960

Queremos ver a sua redação sobre “Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil” também! Então, escolha o seu pacote da Imaginie e vem treinar com a gente!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

cinco − 1 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter