7 aplicativos e ferramentas para melhorar seu foco e produtividade

Roberta Firmino Dicas de Redação 0 Comments

Otimizar a rotina de estudos, trabalho autônomo ou outras demandas, torna-se prioridade quando os dias parecem não render como deveriam. Nesse contexto, a utilização de aplicativos e ferramentas pode contribuir significativamente. Adotar tais recursos ajuda a controlar os períodos destinados a cada atividade, funcionando como antídoto contra a procrastinação.

Além disso, ter mais eficiência na gestão dos compromissos é fundamental para alavancar e manter em alta a produtividade, conciliando mais facilmente as tarefas, sem sofrer a ansiedade das correrias de última hora.

Continue a leitura e descubra 7 importantes aliados para melhorar a concentração e aumentar o seu rendimento!

1. Wunderlist

O Wunderlist está entre os aplicativos gratuitos feitos para apoiar a organização das demandas pessoais e de trabalho. Ele pode ser encontrado em versões compatíveis com os sistemas operacionais da maioria dos smartphones.

De fácil instalação, é excelente para profissionais que trabalham online, assim como para quem segue outros tipos de rotina. A partir de sua utilização, é possível organizar desde assuntos como as férias e a lista de compras, até fazer o gerenciamento de projetos e tarefas.

Nele, é possível programar lembretes para os dias e horários dos eventos, o que permite organizar mais efetivamente a rotina. Quem baixa o aplicativo em diferentes plataformas, conta com a sincronização das informações entre os dispositivos acessados.

Compartilhar listas com outros usuários, classificar eventos conforme o status e marcar as tarefas já concluídas são mais algumas das suas muitas funcionalidades.

2. Trello

Muito usado pelas empresas, esse aplicativo ganhou espaço também entre os freelancers e estudantes, por sua interface simples e intuitiva. Consiste, basicamente, em um quadro onde estão posicionadas três colunas, com campos destinados às tarefas em seus diferentes estágios.

A primeira das colunas serve para anotar os trabalhos que serão realizados, e nas demais devem ser inseridas as ações em andamento e aquelas que forem concluídas.          

O modelo é concebido para comportar variadas atividades, com cartões e listas para compor quadros, nos quais se pode inserir datas, anexos e comentários.

Dá para incluir membros no projeto, que poderão adicionar informações aos cartões. Marcar esses usuários em comentários, bem como ser mencionado por eles, são interações possibilitadas pelo Trello.

3. Google Calendar

O Google Calendar ajuda a organizar compromissos e atividades com facilidade, pois suas funções fazem dele praticamente uma agenda virtual. Esse aplicativo é bastante simples de usar, e está habilitado para todas as contas do Gmail.

Suas funcionalidades incluem adicionar eventos, marcar compromissos, e até mesmo criar várias agendas simultaneamente.

O disparo de lembretes pelo aplicativo — por pop-up ou por e-mail —, lembrando a hora e o dia dos eventos agendados, é mais uma das funções disponibilizadas para ajudar a evitar os esquecimentos.

As anotações feitas na agenda do Google podem ser definidas como privativas ou ficarem visíveis para os demais usuários do serviço, de acordo com as preferências pré-definidas pelo usuário. É possível também pesquisar e adicionar outras agendas, desde que tenham sido marcadas como públicas.

4. Freedom

Esse aplicativo tem o propósito de eliminar as distrações e ajudar a manter o foco nas atividades. Funciona como um bloqueador de sites, que tanto pode desativar totalmente o acesso à internet, como impedir o acesso a determinados sites.

Caso escolha bloquear completamente a internet, terá a opção de listar alguns sites e aplicativos que deseja usar. Eles farão parte de uma lista de permissão, que pode ser acessada sem problemas. Para os demais sites, integrantes da “lista negra”, o acesso segue bloqueado até a desativação do aplicativo.

Uma das suas funcionalidades contribui para evitar a autossabotagem, pois impede que as restrições definidas pelo usuário sejam desligadas durante todo o período por ele determinado.

Disponibilizado em versões para smartphone e computador, o Freedom pode ser testado gratuitamente durante 7 sessões — depois disso, é preciso pagar pelo seu uso.

5. Headspace

Verdadeiro destaque entre os aplicativos e ferramentas que contribuem para manter o foco, o Headspace foi desenvolvido para viabilizar os benefícios associados à meditação, como redução do estresse e aumento da capacidade de fixar a atenção.

Ideal para quem busca aplicar as técnicas de concentração no dia a dia, o aplicativo funciona como uma espécie de meditação guiada.

Sua proposta é levar os usuários a experimentarem mais calma e conseguirem se concentrar mais facilmente a partir de apenas 10 minutos meditando. Disponível em versões que rodam em diferentes dispositivos, inclusive nos celulares, o Headspace conta com uma versão básica gratuita.

6. Mental Workout

O aplicativo possui 5 diferentes funções, possibilitando realizar treinos mentais para aumentar os níveis de desempenho e o bem-estar. Desenvolvido por especialistas em comportamento humano, oferece exercícios para otimizar o sono, diminuir o estresse e até melhorar os relacionamentos.

Ao baixar o Mental Workout, o usuário decide como quer interagir com suas funcionalidades. As alternativas oferecidas pelos desenvolvedores incluem dicas instantâneas e orientações diárias, além de técnicas e exercícios específicos para diferentes necessidades. 

7. Rescue Time

Aqui, a ideia está centrada em usar a tecnologia para aumentar a produtividade, a partir da percepção de como é aproveitado o tempo online. Com esse objetivo, o software funciona como um rastreador instalado no computador, que vai monitorar toda a atividade do usuário.

Ele armazena as páginas visitadas e, também, registra o tempo de acesso a cada site. A partir dessas informações, oferece um panorama detalhado de como são aproveitados os períodos online.

Com isso, fica mais simples entender as perdas de tempo, e criar estratégias para reverter a situação. Conta ainda com bloqueador de sites, e alarmes que ajudam a manter o foco e a melhorar o rendimento.

É apresentado em versão gratuita e paga, roda em diversos sistemas operacionais e tem um menu de eficiência, que atribui pontuações de acordo com a produtividade do usuário.

Conforme você acompanhou até aqui, há aplicativos e ferramentas com diversas funcionalidades para apoiar a sua decisão de gerenciar o tempo e aumentar a produtividade. Feitos na medida para manter o foco naquelas atividades que realmente importam, colocam a tecnologia a serviço do bem-estar.

Afinal, os problemas originados das dificuldades de gerir as tarefas jogam forte contra o ânimo e atrapalham alcançar metas e objetivos. Então, escolha um ou mais programas elencados neste artigo, e obtenha excelentes aliados para administrar o seu cotidiano de trabalho e/ou estudos.

Conheça, agora, a Técnica Pomodoro: entenda o que é e como aumentar sua produtividade com o método do cronômetro!

Este artigo foi produzido pela equipe da Comunidade Rock Content.

Vamos debater sobre?

Deixe uma resposta