Redação: A capacidade da internet de empoderar o indivíduo

Carla Gobb Exemplos de redação

Veja exemplo de redação sobre o tema: A capacidade da internet de empoderar o indivíduo.

VEJA DICAS DE PORTUGUÊS

Para Durkheim, um dos mais importantes sociólogos da história, a sociedade era como um “organismo biológico” que funciona de forma integrada. Atualmente, com intensificação do processo de globalização, as distâncias foram diminuídas devido a democratização do uso da internet, atuando como fator de empoderamento individual, criando teias comunicativas complexas que fortificam os segmentos do “organismo biológico”, impactando diretamente no desenvolvimento humano e social.  

É importante pontuar, de início, que o alargamento das vias informacionais é um valor que reflete as relações contemporâneas. Isso ocorre porque, no início do século XXI, acontece na sociedade um intenso processo de assimilação dos ideais democráticos por parte dos indivíduos, desconstruindo a noção hierarquizada dos veículos de comunicação. Nesse viés, a apropriação da capacidade de compartilhamento de dados está atrelada ao estilo de vida moderno, criando a “cultura imaterial da internet”, diminuindo os espaços interpessoais, atingindo grande parte dos usuários ao redor do mundo.

É indispensável pontuar, ainda, que a difusão das redes sociais exerce papel fundamental no empoderamento individual. Isso ocorre em função da rapidez com que as postagens são transmitidas, dando voz as diversas camadas sociais, estabelecendo laços mais profundos entre as autoridades e a população, podendo ser exemplificado pelas manifestações de Junho e Julho de 2013, em algumas capitais brasileiras, que ficaram conhecidas como a “Revolução dos 20 centavos”, evidenciando a mobilização dos cidadãos nas redes sociais em função do descontentamento com o aumento dos preços dos transportes, modificando a forma do Poder Público visualizar a sociedade civil.

Percebe-se, portanto, que, a ascensão da internet em decorrência da globalização é uma das variáveis tróficas do empoderamento individual. Para que esse empoderamento seja mais fortificado em relação à sociedade brasileira, o Executivo Federal deve atuar gerando mais autonomia aos órgãos de comunicação, como o Ministério das Comunicações, tomando o Marco Civil da Internet um meio de regulação real, estabelecendo normas coerentes ao uso da internet por parte dos usuários. Ademais, é necessário que o Ministério Público exerça sua ação fiscal a possíveis abusos e desvios do uso da internet que não sejam benéficas à sociedade, consolidando o conceito de internet como forma de cobrar o poder das autoridades. Com essas medidas estaremos não só integrando as partes do “organismo biológico”, mas contribuindo para a democratização da informação.

ESCREVA SOBRE ESSE TEMA

Bons estudos! 😉

Vamos debater sobre?