Redação: Diversidade de gênero em questão no Brasil

Carla Gobb Exemplos de redação

Veja exemplo de redação do tema: Diversidade de gênero em questão no Brasil.

Na contemporaneidade, tem-se discutido acerca da diversidade de gênero no Brasil. Dessa forma, percebe-se que as pessoas podem se identificar não apenas como homem ou mulher, mas sim da maneira a qual melhor lhe representa. Nesse contexto, há dois fatores que não devem ser negligenciados: a resistência do país em discutir questões relacionadas a identidade de gênero e o preconceito sofrido por esses indivíduos.

Em primeira análise, cabe pontuar que, no Brasil, ainda há rejeição aos debates sobre essa temática, em virtude de uma sociedade ligada, em sua maioria, ao cristianismo, o qual afirma dogmas de cunho intolerante as diferenças identitárias, como os transgêneros, por exemplo. Por conseguinte, esses cidadãos veem-se excluídos socialmente, uma vez que não há muitas políticas públicas que ampare essa parcela da população.

Além disso, convém frisar que, segundo o Grupo Gay da Bahia, o Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo, em razão do preconceito que permeia os brasileiros. Como resultado, pessoas são duramente humilhadas, espancadas e, em casos extremos, são mortas, vítimas da discriminação, por não se encaixarem no padrão normativo da identidade de gênero imposta pelo corpo social.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Como disse o filósofo Imamnuel Kant: “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”. É imprescindível que o Ministério da Educação eleve a carga horária das aulas de Sociologia, com o propósito de ampliar as discussões sobre o assunto, com jovens e crianças, tendo em vista a diminuição do preconceito entre as gerações futuras. Também é essencial que o Governo Federal institua mais políticas públicas de cunho inclusivo para essa classe, com o intuito de amparar e assegurar a cidadania entre diversos gêneros existentes, visando a inclusão social dessas pessoas e a redução da discriminação vigente no Brasil.

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Bons estudos!

Vamos debater sobre?