Portões fechados, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio finalmente puderam descobrir qual é o tema da redação Enem 2019. Neste ano, os estudantes devem abordar a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Afinal, o que é esperado do candidato para a redação Enem 2019? É justamente sobre isso que vamos falar hoje. Continue a leitura para descobrir o que poderia ser trabalhado na introdução, desenvolvimento e conclusão da produção textual!
Confira o gabarito Enem 2019 aqui!
Introdução
Na introdução, além de apontar o tema a ser abordado ao longo do texto, o participante deve apontar a sua tese, ou seja, o seu ponto de vista sobre o assunto.
Confira alguns posicionamentos possíveis:
- Questionar o porquê de nem todos terem acesso ao cinema.
- Suscitar quais grupos, hoje, têm esse acesso.
- Levantar qual é a importância de se democratizar tal acesso.
Desenvolvimento
Já na etapa de desenvolvimento da redação Enem 2019, é esperado que o participante defenda a tese apresentada, utilizando diferentes tipos de argumentos: dados, alusões históricas, citações, dentre outros.
Veja exemplos de argumentos que poderiam ser apresentados:
- Para começar, poderia ser abordado sobre como no Brasil o acesso é limitado e desigual às manifestações e aos espaços culturais, e o cinema é um desses espaços. Isso é consequência do desconhecimento da relevância da cultura e a desigualdade social, por exemplo.
- Valoriza-se exacerbadamente a cultura estrangeira, inclusive no que diz respeito às produções cinematográficas, o que leva à indiferença quanto à identidade e diversidade nacional, ameaçando, assim, a memória e a cultura brasileira.
- O Minc (Ministério da Cultura) sofreu cortes de verbas recentemente e quase foi extinguido. Esse ministério possui vínculo com diversos órgãos e instituições, inclusive a Agência Nacional do Cinema (Ancine).
- Falar sobre como é necessário o incentivo à valorização da cultura nacional por meio de produções cinematográficas brasileiras acessíveis.
- Explorar a relevância do cinema para a discussão de temas sociais importantes.
Conclusão
Por fim, na conclusão o participante deve finalizar a sua redação apresentando uma proposta de intervenção detalhada sobre o problema abordado.
Confira alguns exemplos:
- ONGs poderiam atuar para a criação de “cotas” para acesso às produções cinematográficas.
- A mídia, principal difusora de informações, deve investir nas propagandas de incentivo ao consumo das produções cinematográficas nacionais.
- Deve haver parceria entre Governo e Empresas Privadas para ampliar os recursos que democratizem o acesso ao cinema, por exemplo, por meio do vale-cultura.
- Nas escolas, deve haver incentivo a atividades que envolvam o aprendizado sobre a história do cinema, sua relevância e suas contribuições culturais, relacionando os diversos temas que podem ser abordados em filmes aos conteúdos trabalhados em sala.
E aí? Conta pra gente como foi a sua redação Enem 2019 sobre Democratização do acesso ao cinema no Brasil! Aproveite e envie o seu rascunho para a Imaginie para saber qual será a sua nota aproximadamente. É só clicar aqui!