Redação: O conceito de família no século XXI

Carla Gobb Exemplo de redação

Confira um exemplo de boa redação sobre o tema: O conceito de família no século XXI

“O novo sempre despertou perplexidade e resistência.” Com essas palavras o pai da psicanálise, Sigmund Freud, certamente ilustraria a situação vivenciada pelas novas composições familiares. Estas lidam com a intolerância e o conservadorismo de considerável parte da sociedade. Nesse contexto, torna-se iminente elaborar estratégias para reconhecer e integrar os diferentes arranjos que configuram a família contemporânea.

A Câmara dos Deputados, recentemente, discutiu o “Estatuto da Família”, projeto no qual a união homoafetiva não é reconhecida como instituição familiar. Por outro lado, nos Estados Unidos, o poder Legislativo aprovou a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Isso revela que há avanço na busca por direito, contudo, o preconceito ainda é latente na sociedade. Essa intolerância aparece muitas vezes refletidas nos filhos de casais homossexuais que sofrem agressões físicas e verbais nas escolas, local que deveria fomentar o aprendizado e a convivência harmoniosa.

Convém considerar ainda as demais estruturas familiares. Atualmente, o divórcio é encarado com naturalidade, o que influenciou na alteração da configuração de diversos lares. Além disso, houve um aumento substancial de mães e pais solteiros, o que deve-se, sobretudo, ao crescimento da autonomia feminina e ao desenvolvimento de novas técnicas de reprodução. Diante disso, novas relações se fortaleceram tão significativamente que exigem a ampliação da definição de família.

Fica evidente, portanto, a importância de valorizar a pluralidade do conceito de família. Para isso, cabe à escola promover palestras sobre o assunto, contemplando os alunos e seus responsáveis, a fim de promover a interação entre as famílias. Ademais, é necessário que o governo, juntamente com os meios de comunicação promovam debates com o intuito de favorecer a aceitação das novas composições familiares. Desse modo, não haveria perplexidade diante do novo, apenas a tolerância plena.

ESCREVA SOBRE ESSE TEMA

Bons estudos! 😉

VEJA DICAS DE PORTUGUÊS

Vamos debater sobre?