Redação: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Carla Gobb Exemplos de redação

Já conhece a parceria entre Imaginie e Guia do Estudante? As primeiras pessoas que se cadastrarem ganham uma correção gratuita. Fique de olho!

Veja um exemplo de redação sobre o tema do ENEM 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI. 

ESCREVA SOBRE ESSE TEMA

No auge da economia cafeeira, o Brasil recebeu diversos imigrantes, dentre estes japoneses e alemães, o que acabou fomentando uma nova identidade cultural para o país. No século XXI, essa situação ainda se torna evidente, visto que haitianos e bolivianos têm o nosso país como principal destino. Nesse contexto, é necessário investigar os fatores que explicam essa imigração para o Brasil.

Antes de tudo, podemos destacar o que motiva tal movimento migratório. A desigualdade e a extrema pobreza são as características principais, comprava-se isso pelo fato de, por exemplo, a Bolívia estar sofrendo com uma enorme recessão, sendo que seu Índice de Desenvolvimento Humano é um dos menores do mundo. Nesse sentido, fatores econômicos e sociais é a principal causa, incentivando, desse modo, a constante imigração para o território nacional.

Além disso, a busca por melhores oportunidades corrobora com essa causa. A falta de trabalho aliado a busca por melhores condições de vida faz com que os cidadãos, principalmente da América do Sul, emigrem de seus países. Quando chegam ao Brasil, entretanto, se deparam com a falta de mão de obra somada a péssimas condições de trabalho, sendo, às vezes, escravizados, sem seus respectivos direitos trabalhistas. Esse cenário, mostra-nos os problemas gerados advindos desse fenômeno.

A imigração para o Brasil, portanto, apresenta tanto causas econômicas quanto sociais. Nesse ínterim, o poder público deve ampliar e estimular a entrada do imigrante no mercado de trabalho com carteira assinada, garantindo, assim, seus direitos trabalhistas. Somado a isso, a mídia juntamente com a sociedade civil pode propor campanhas que visem o bom acolhimento destes por parte da família brasileira. Ademais, o Governo tem que dedicar uma parcela dos impostos para aqueles que pertencem às classes sociais mais baixas para que eles possam se instalarem no país. Com essas medidas, o “país do futuro” será um lugar propício para imigrantes.

ESCREVA SOBRE ESSE TEMA

Bons estudos!

Vamos debater sobre?