Você já ficou sem estratégias para variar algumas palavras na hora de escrever um texto? Se a sua resposta foi positiva, fique calmo! Isso é mais comum do que você imagina. No entanto, essa é uma dificuldade que pode comprometer muito o desenvolvimento da sua redação Enem, já que a competência IV avalia a capacidade do participante utilizar elementos linguísticos para construir uma argumentação. Por isso, vamos explicar como evitar as repetições de palavras!
Por que as repetições devem ser evitadas?
Como explicamos, a competência IV da redação Enem avalia a sua capacidade de utilizar elementos linguísticos, como conjunções, advérbios e pronomes, para construir a argumentação do seu texto. Eles são essenciais para interligar as partes do texto e garantir a relação de sentido entre todas as ideias apresentadas, o que garante a coesão e coerência textual.
Um desvio que pode te prejudicar nessa competência é a repetição de palavras, já que ela afeta a coesão textual. Por outro lado, a retomada de ideias é essencial para garantir a lógica do texto. O que vamos te mostrar aqui é como fazer isso sem deixar sua redação repetitiva e, até mesmo, chata. Afinal, a repetição de palavras sempre deixa a leitura cansativa e passa a impressão de que o seu vocabulário é limitado.
Exemplo em que há repetições de palavras
Para você ter uma ideia do que explicamos anteriormente, veja o seguinte exemplo:
- Muitos deixam de seguir a carreira que realmente amam por acreditarem que a carreira certa é aquela cuja remuneração tende a ser mais alta. Escolher uma carreira com esse pensamento faz com que muitos passem a vida frustrados com a escolha.
Notou como a repetição de palavras empobrece o texto? O corretor da redação Enem poderia achar que esse aluno desconhece a possibilidade de usar sinônimos para “carreira”, como “profissão”, “ocupação” e “serviço”.
Já no caso do verbo “escolher” e do substantivo “escolha”, por estarem na mesma frase e um derivar do outro, sonoramente fica repetitivo, mesmo que não sejam exatamente as mesmas palavras.
Agora observe como seria possível fazer as substituições nesse exemplo:
- Muitos deixam de seguir a carreira que realmente amam por acreditarem que a profissão certa é aquela cuja remuneração tende a ser mais alta. Escolher um ofício com esse pensamento faz com que muitos passem a vida frustrados com a opção feita.
Muito melhor, né? Fica até mais chique o texto! Além disso, demonstra como você é capaz de escolher um termo correspondente para que a leitura não fique cansativa. Mas, e quando eu não souber uma palavra para substituir outra? A seguir, vamos te dar algumas dicas.
Substitua por pronomes
Uma dica para evitar a repetição de palavras é substituí-las por pronomes. Há pronomes pessoais, demonstrativos, indefinidos, adverbiais, relativos e numerais, que podem ser usados para retomar expressões que foram mencionadas anteriormente.
Veja um exemplo:
- Os funcionários estavam muito descontentes, por isso o gestor chamou-lhes para uma reunião.
O pronome pessoal “lhes” substitui “os funcionários”, evitando, assim, a repetição.
Confira mais um exemplo:
- Os alunos reclamavam dos materiais insuficientes, banheiros precários e cadeiras quebradas. Tudo isso foi repassado à prefeitura, mas nada foi feito para resolver.
O pronome demonstrativo “isso” retoma os problemas anteriormente citados, “materiais insuficientes, banheiros precários e cadeiras quebradas”, para que não seja preciso citá-los novamente.
Substitua algo específico por expressões mais genéricas
Você pode, ainda, substituir algo que for específico por expressões mais genéricas ou usar um termo específico para associar ao que for mais amplo.
Confuso? Calma. Olha só o exemplo:
- Na casa havia girassóis, rosas, hortênsias e margaridas. Mas, infelizmente, as flores morreram quando a moradora foi embora.
Girassóis, rosas, hortênsias e margaridas são espécies específicas de flores. Para não citar cada uma delas novamente, é possível escrever apenas “flores”.
Substitua as palavras por sinônimos
A última, mas não menos importante, dica é: crie o hábito de procurar sinônimos. Quanto mais você gravar, mais fácil vai ser substituir na hora da escrita!
Se você gostou do nosso conteúdo sobre como evitar repetições de palavras, confira o nosso artigo sobre como fazer uma boa redação e garantir a tão sonhada nota 1000! Bons estudos!
E-BOOK GRATUITO
Saiba como ter uma rotina de estudos produtiva para manter a motivação e passar no curso dos sonhos!