O revisor de texto freelancer desempenha um trabalho semelhante ao de qualquer outro revisor. A diferença se encontra apenas na modalidade de cada um – enquanto alguns trabalham em locais fixos, outros prestam serviços a distância.
Para trabalhar como revisor de texto freelancer, é importante ter algumas competências básicas, como domínio da língua portuguesa e conhecimentos diversos. Além disso, assim como outros profissionais autônomos, o revisor freelancer precisa de uma boa conexão e recursos materiais para estar online, computador, notebook ou tablet.
Essa é uma ótima possibilidade para quem deseja fazer uma renda extra e gosta ou tem interesse em trabalhar na área. Pensando nisso, destacamos tudo o que você precisa saber para se tornar um revisor de texto freelancer. Aproveite a leitura!
Por que trabalhar como revisor de texto freelancer?
O maior atrativo da modalidade freelancer é a oportunidade de trabalhar a distância. Ao optar por esse regime, o profissional não precisa se preocupar com locomoção e, ainda, pode trabalhar em diversos lugares diferentes..
Portanto, o revisor de texto freelancer tem flexibilidade para trabalhar e fazer dinheiro de onde bem entender. Além disso, a flexibilidade dos freelas também proporciona ao profissional a possibilidade de definir carga horária e quantidade de trabalho.
Uma outra vantagem da modalidade é que o revisor de texto freelancer pode conciliar os freelas com algum curso de nível superior ou com algum emprego fixo. Isso acontece porque a carga horária do profissional é muito mais flexível do que o convencional.
Vale ressaltar que, se pegar uma quantidade consistente de material para revisar, o profissional pode até mesmo tirar a sua renda principal dos freelas, com toda a flexibilidade que destacamos acima – da própria casa ou de qualquer outro lugar.
Ao lado de todas essas vantagens, é importante destacar outras questões fundamentais no trabalho do revisor freelancer. Para trabalhar de forma independente, o profissional também precisa ter responsabilidade, disciplina, vontade e entregar todos os materiais no tempo exigido por cada cliente.
Confira algumas competências do revisor freelancer
A revisão textual consiste na correção de um material escrito por outra pessoa, que deve ser revisado antes da edição. Sendo assim, o revisor de texto freelancer precisa ter um bom domínio da língua e ser capaz de identificar erros de coesão, coerência, ortografia e pontuação.
Coesão e coerência
A primeira competência que queremos destacar é o domínio dos conectivos e de conhecimentos gerais. O revisor de texto freelancer deve ser capaz de identificar e corrigir erros de coesão e coerência.
A coesão e a coerência do texto devem ser observadas pelo revisor freelancer, porque são mecanismos muito importantes para uma boa construção textual. Um texto sem coesão deixa a leitura menos harmoniosa, com conectivos empregados de forma equivocada.
Já a coerência deve ser observada para garantir o sentido do texto por meio da argumentação. O revisor de texto freelancer precisa ter um bom conhecimento geral para evitar ideias contraditórias e incorretas, além de excluir partes redundantes.
Conhecimento da grafia
O revisor freelancer também precisa dominar a técnica da grafia para identificar e corrigir erros ortográficos ao longo do texto. Assim como os mecanismos de coesão e coerência, a escrita correta das palavras é fundamental para garantir a credibilidade da produção.
Uso adequado da pontuação
A próxima competência do revisor freelancer que queremos destacar é o conhecimento das regras de pontuação. Os sinais de pontuação também são muito importantes para uma boa produção textual, porque ajudam a transmitir as ideias do escritor de forma lógica.
Quais as ferramentas de um revisor freelancer?
Para se tornar um profissional autônomo, independente da área, você precisa contar com algumas ferramentas de trabalho. As principais estão listadas abaixo, como você pode conferir:
- Boa conexão com a internet: o revisor de texto freelancer precisa estar conectado para receber e entregar todos os materiais na data combinada.
- Computador, notebook ou tablet: além da conexão com a internet, é importante ter recursos materiais para viabilizar o contato com os clientes e a revisão dos materiais.
- Ferramentas de edição: o revisor freelancer deve ter acesso a ferramentas de edição, como o Word e o Google Docs, para viabilizar a revisão dos materiais da melhor forma possível.
Essas três ferramentas são as mais importantes (aquelas que não podem faltar de forma alguma) no dia a dia do revisor freelancer. Mas há outras que podem facilitar o trabalho do profissional, seja na própria casa ou em qualquer lugar do mundo.
O espaço de trabalho é importante até mesmo para o profissional independente. Por isso, algumas sugestões que contribuem para o trabalho do revisor freelancer são: mesa e cadeira confortáveis, assim como um espaço bem iluminado.
Além disso, recomendamos um bloco para anotações, um bom dicionário e uma gramática da língua portuguesa. Também indicamos a busca por um dicionário de sinônimos na internet.
Diploma ou experiência na área?
Embora o revisor de texto freelancer não tenha que ser, necessariamente, graduado em alguma área correlata, o curso de nível superior é um diferencial. Algumas vagas cobram a graduação em Letras para garantir a credibilidade de um bom material.
Por outro lado, há vagas que exigem apenas uma experiência prévia como revisor de texto. Se você tiver domínio de todos os recursos apontados acima, a vaga de revisor de texto freelancer também pode ser sua.
Agora que você já conhece todas as vantagens, competências e necessidades do revisor autônomo, só falta dar o próximo passo. Se você deseja ganhar dinheiro com flexibilidade e alta disponibilidade, venha ser um revisor de texto freelancer na Imaginie!
[E-BOOK]
Você tem interesse na carreira de revisor(a)? Baixe este e-book gratuito e veja tudo o que você sempre quis saber sobre revisão de textos!