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#DesafioVem1000: Riscos de compartilhar mentiras e boatos na internet [Redação pronta]

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As famosas fake news já fazem parte do nosso dia a dia, não é mesmo? Com tantas informações disponíveis online, é muito importante checar a fonte antes de acreditar. Pensando nisso, separamos o tema “Riscos de compartilhar mentiras e boatos na internet” para o nosso Desafio #vem1000.

Confira uma redação comentada a seguir:

Exemplo de redação sobre o tema: Riscos de compartilhar mentiras e boatos na internet

No livro A Honra Perdida de Katharina Blum,[1] de Heinrich Böll, são retratadas as consequências que informações inverídicas podem causar no cotidiano social. Sob tal ótica, a narrativa foca em como a rotina de Katharina é modificada pelo sensacionalismo de O Jornal, tabloide que passa a publicar notícias falsas sobre a personagem. Fora da ficção,[2] o livro, embora publicado em 1970, se aplica à conjuntura atual, sobretudo devido ao advento dos ambientes digitais, em que é ausente, por parte do sistema educacional, o conceito de alfabetização midiática, levando usuários ao compartilhamento de fatos não comprovados, prática prejudicial aos preceitos constitucionais e democráticos.

Conforme previsto na Constituição de 1988, Art.5, o acesso à informação e à liberdade de comunicação são direitos assegurados. Assim, ao ampliar o acesso às tecnologias digitais, porém sem fornecer os instrumentos necessários de criticidade em relação ao consumo instantâneo de informações, o Estado, assim como os veículos midiáticos, acabam por tornar propício um ambiente em que pessoas divulgam notícias sem o conhecimento de sua inveracidade. O compartilhamento massivo, ademais, acaba por agravar a repercussão de um fato inverídico. No caso do livro citado, a população local foi a mais afetada. A propagação de notícias falsas pode, contudo, causar efeitos ainda mais amplos, de âmbito nacional, como afetar a normalidade de um processo eleitoral, por exemplo. [3]

Por conseguinte,[8] há, além disso, casos em que fatos sabidamente inverídicos são divulgados por usuários que têm a intenção de fomentar bolhas digitais, em que o mais importante é o conteúdo da notícia, embora falsa, que se alinha aos seus discursos, do que o compromisso com o diálogo democrático, em que é necessário o convívio com o diverso e o respeito dos[4] direitos constitucionais. Sob a ótica de Paulo Freire,[5] é necessário que a tecnologia seja compreendida para ser utilizada como um instrumento educativo e informacional. Os usuários têm sido, contudo, apenas receptores de informações, sem ter as ferramentas necessárias para reconhecer as fontes verdadeiramente oficiais.

Destarte, diante do exposto, são necessárias medidas que intervenham no quadro. Para a educação da sociedade sobre como conhecer e utilizar as ferramentas do âmbito digital, à luz da ótica de Paulo Freire, compete ao Poder Legislativo criar um projeto de Lei que, por meio de verbas orçamentárias, inclua a alfabetização midiática na grade escolar, permitindo, periodicamente, a palestra de jornalistas nas escolas. Além disso, a Lei pode prever que seja feito, nas redes sociais, um redirecionamento dos usuários para fontes de informações confiáveis. Assim, com a implementação de tal política pública pelos Ministérios da Educação e da Tecnologia, o nível de criticidade e de perspectiva cívica por parte de todos, poderá ficar em conformidade com um ambiente digital democrático.[6][7]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Coloque as aspas.
  • [7] Apesar de não ter cometido nenhum erro grave, apresentou alguns desvios leves. Tenha muita atenção ao passar o texto a limpo para evitar a perda de tantos pontos por tal motivo.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] Contextualizou o assunto de forma clara e objetiva.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Ótimo argumento, muito bem!
  • [5] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante, retirando um possível caráter clichê do texto. Parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [4] Uso indevido do conectivo, procure estudar seu significado e relação no texto. Correto: aos.
  • [8] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [6] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Muito bem! Redação sem erros graves. Entretanto, estude mais o uso das aspas, bem como o emprego das preposições.

Nota: 960

Se você quiser receber a sua redação corrigida sobre o tema “Riscos de compartilhar mentiras e boatos na internet”, é só escolher o seu plano da Imaginie e enviar o seu texto para um de nossos corretores. 😉

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