Ao longo da história, a relação entre o indivíduo e a sociedade tem sido objeto de análise de diversos pensadores. Entre eles, destaca-se Émile Durkheim, considerado um dos fundadores da Sociologia moderna.
Pensando nisso, a equipe da Imaginie preparou um conteúdo super completo sobre esse sociólogo, destacando suas principais obras e frases para quem deseja entendê-lo e citá-lo na redação. Você ainda confere 15 temas de redação em que ele pode ser usado como base. Continue lendo e saiba mais!
Quem foi Émile Durkheim?
David Émile Durkheim foi um sociólogo, filósofo, antropólogo e psicólogo francês, considerado “pai da sociologia” por ter dedicado sua carreira ao estudo desta ciência e fundado a Escola Sociológica Francesa.
Citado como referência na área, ao lado de grande nomes como Karl Marx e Max Weber, Durkheim elaborou teorias importantes, como a do fato social, que são as maneiras coletivas de agir, pensar e sentir.
Além disso, estudou o comportamento das pessoas em sociedade, as novas configurações pós Revolução Industrial e a influência dos laços sociais e religiosos. Suas principais obras são:
- Da divisão do trabalho social (1893): Neste tratado, Durkheim defende que a solidariedade social muda conforme a sociedade evolui. Ou seja: nas sociedades mais simples, há solidariedade mecânica, baseada na semelhança entre as pessoas. Já nas sociedades modernas, há solidariedade orgânica, baseada na interdependência entre funções diferentes.
- As regras do método sociológico (1895): Neste livro, Durkheim estabelece a Sociologia como ciência, com métodos próprios. Assim, defende que os “fatos sociais” (normas, costumes, instituições) devem ser tratados como coisas, ou seja, objetos externos ao indivíduo que influenciam seu comportamento.
- O suicídio (1897): Aqui, o sociólogo mostra que até o suicídio — algo considerado um ato individual — pode ter causas sociais. Além disso, identifica diferentes tipos de suicídio, como o egoísta, o altruísta e o anômico, dependendo do grau de integração ou regulação social do indivíduo.
Qual a principal ideia defendida pelo sociólogo?
Para Durkheim, a sociedade é a responsável por moldar o indivíduo. Isso significa que as normas, regras, valores, leis e costumes — por eles chamadas de “fatos sociais” — são as responsáveis por moldar como as pessoas sentem, pensam e inclusive agem socialmente.
Nesse sentido, cada parte da sociedade — a educação, a religião, o direito, o trabalho etc. — agiria como em um organismo: teria uma função própria, sem a qual o funcionamento do todo seria prejudicado.
Por isso, desenvolve métodos para o estudo dos fatos sociais. De acordo com o seu ponto de vista, eles precisam ser entendidos com objetividade, distanciamento e método — como fazemos com assuntos das chamadas “ciências duras” (a matemática, a física, a química).
Conheça algumas citações de Durkheim para usar na redação!
Dada sua relevância no cenário da sociologia, separamos algumas das principais citações deste sociólogo que podem ser relacionadas a temas diversos e, portanto, aparecer na sua redação. Confira:
- “É preciso sentir a necessidade da experiência, da observação, ou seja, a necessidade de sair de nós próprios para aceder à escola das coisas, se as queremos conhecer e compreender.”
- “Nosso egoísmo é, em grande parte, produto da sociedade.”
- “Não há senão diferenças de um certo gênero que tendem uma para a outra; são aquelas que em lugar de se opor e de se excluir, se completam mutuamente.”
- “Perseguir um objetivo que por definição é inatingível é condenar-se a um estado de infelicidade perpétua.”
- “A religião não é somente um sistema de ideias, ela é antes de tudo um sistema de forças.”
- “Quando os costumes são suficientes, as leis são desnecessárias. Quando os costumes são insuficientes, é impossível fazer respeitar as leis.”
- “O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-la sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada.”
- “A criança deve exercitar-se a reconhecer [a autoridade] na palavra do educador e a submeter-se ao seu ascendente; é por meio dessa condição que saberá, mais tarde, encontrá-la na sua consciência e aí se conformar a ela.”
Lembre-se: as citações na redação são uma forma eficaz de enriquecer o seu repertório sociocultural. No entanto, elas devem estar associadas ao tema da redação, e você também deve saber como articulá-las a tese defendida no seu texto.
Em quais temas de redação podemos citar o sociólogo?
Por tratar de assuntos tão gerais da nossa sociedade, Émile Durkheim pode ser citado em diversos temas de redação. Confira, a seguir, alguns exemplos:
- Ostentação: um valor do Século XXI?
- Desafios da empatia nas relações sociais contemporâneas
- Impactos da revolução tecnológica digital no mercado de trabalho
- O papel da educação na formação do indivíduo
- O aumento da depressão entre os jovens no Brasil
- A banalização da violência na sociedade brasileira
- A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira
- O papel das instituições na construção da cidadania
- O histórico desafio de se valorizar o professor
- Suicídio entre jovens: um problema de saúde pública
- Evasão escolar e a realidade brasileira
- A influência da mídia na construção do comportamento social
- As dificuldades do poder judiciário no Brasil
- A crise da confiança nas instituições democráticas
- A internet como ferramenta para a democratização do conhecimento
Lembre-se: para chegar mais perto da nota mil na redação do Enem e de outros vestibulares, é preciso praticar pelo menos duas vezes por semana. E, para destacar onde você já está mandando bem e onde o seu texto ainda pode melhorar, você pode contar com a Imaginie!
Aqui, você tem acesso a monitorias ilimitadas para tirar todas as suas dúvidas, além de redações corrigidas em até 24 horas. Quer saber mais? Conheça os nossos planos e comece agora mesmo!