Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Tabagismo no século XXI: problemas e consequências [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Apesar de já ter sido símbolo de elegância no passado, os malefícios do cigarro, hoje, são amplamente conhecidos. Por isso, no Desafio #vem1000 de hoje separamos o tema “Tabagismo no século XXI: problemas e consequências” para você estudar.

Confira, a seguir, uma redação pronta sobre esse tema:

Exemplo de redação sobre o tema: Tabagismo no século XXI: problemas e consequências

“Saboreio no cigarro a libertação de todos os pensamento.[1]” Esse excerto do poema intitulado “Tabacaria” de Fernando Pessoa, faz alusão à sensação de liberdade e descontração ainda, infelizmente, associados ao ato de fumar. Conquanto o tabagismo no século XXI tenha sofrido relativo declínio, esse vício ainda desencadeia sérias consequências, tanto para o fumante ativo, quanto para o passivo e ainda, prejuízos consideráveis para o Estado. Logo, o debate a respeito dos problemas e consequências do tabaco faz-se necessário, uma vez que este afeta a sociedade de modo geral. [10]

Sob esse viés, é indicado resgatar os valores sociais erroneamente atribuídos ao fumo pois, consoante com o médico cancerologista Drauzio Varella, nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), cerca de 80% do público masculino havia tido contato com o tabaco e o contato do público feminino veio anos mais tarde, a partir da década de 60 – coincidindo com os movimentos de empoderamento e direitos da mulher-. Dessa forma, pode-se compreender desse contexto que a publicidade relacionou o tabagismo com coragem e liberdade, resultando em graves consequências[2] porque isso influenciou o vício e o resultado foi picos de enfermidade e morte em ambos os públicos. [11][12]

O tabaco, dessa maneira, além de agravar doenças cardíacas e pulmonares que acometem, segundo especialistas, não apenas o fumante ativo[3] mas também as pessoas ao seu redor (fumante passivo), promove, na mesma medida, o aumento dos gastos para tratamento desses doentes no Sistema Único de Saúde pois,[4] de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz, cerca de 21 bilhões por ano são destinados ao tratamento de doenças relacionadas ao cigarro, isso corresponde a aproximadamente 0,5% do PIB nacional. Dessarte, esse fato fundamenta o motivo de os[5] países pobres, segundo Drauzio Varella, concentrarem os maiores índices de fumantes, porque o tabaco[7] além de diminuir a produtividade, devido sua relação com enfermidades, onera o País.

Portanto, diversos são os problemas e consequências do tabagismos.[6] Por isso, o empenho do Brasil para diminuir os adeptos desses vício foram significativos e devem ser permanentes e aperfeiçoados. Cabe ao Estado realizar ações de divulgação das consequências do fumo, a partir de campanhas publicitárias. Cabe ainda[8] a este, promover a permanência de tributos altos a produtos relacionados ao fumo. Além disso, é necessário mais rigidez no combate à mercadorias contrabandeadas a partir do trabalho da Polícia Federal em rodovias e fronteiras, promovendo ações com o fito de apreender cigarros contrabandeados, dificultando, assim, a circulação dessa mercadoria no país. Por fim, cabe a[9] sociedade civil sensibilizar-se com as publicidades negativas do cigarro e eliminar esse hábito tão prejudicial. [13]Assim, será possível alcançar a liberdade e o desenvolvimento saudável e duradouro.

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Coloque no plural.
  • [2] Insira vírgula.
  • [3] Coloque uma vírgula. Atenção ao uso da vírgula. Estude mais sobre a forma adequada de inseri-la.
  • [4] Coloque a vírgula antes da conjunção.
  • [6] Coloque no singular.
  • [7] Insira vírgula.
  • [9] Coloque crase.

Competência II: compreender a proposta

  • [10] O texto demonstra sólido conhecimento do gênero textual e uma boa compreensão da proposta.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [11] Ótimo texto e bastante elucidativo. Aborda claramente o assunto e valida os argumentos.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [5] Sugestão: dos.
  • [8] Use sinônimos para evitar repetição de palavras.
  • [12] Use mais conectivos e sinônimos, pois eles enriquecem o texto e evitam a repetição de palavras e/ou termos. Mas antes, estude a forma correta de utilizá-los.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [13] Possui elaboração de soluções concretas, os problemas foram minuciosamente atendidos com precisão e as medidas são viáveis à problemática.

Comentário final

O texto se desenvolveu bem, com bons argumentos, opiniões embasadas e dados. Porém necessita o uso maior de recursos linguísticos, como sinônimos, pronomes e advérbios, para enriquecer o texto e facilitar a compreensão. Atenção à conjugação dos verbos, acentuação e pontuação, pois erros em demasia descontam pontos. Pratique sua escrita e aperfeiçoe sua gramática constantemente.

Nota: 920

Você também quer praticar com o tema “Tabagismo no século XXI: problemas e consequências”? Escolha o melhor pacote de correções da Imaginie para você, escreva o seu texto e envie para um de nossos corretores!

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter