Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda o que é e como escrever um texto expositivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O texto expositivo é um tipo de texto, dentro dos gêneros textuais, muitíssimo produtivo e utilizado em ambientes acadêmicos e escolares.

Ele é tão rico, que, por vezes, é confundido com o nosso famoso texto argumentativo, cobrado em vários vestibulares

Apesar de não ser o mesmo tipo textual, o texto expositivo pode sim enriquecer as redações argumentativas que você escreve.

E é por isso que neste post vamos te mostrar o que é, suas características e ainda exemplos do texto expositivo, caso você precise escrevê-lo ou utilizá-lo como apoio em algum tipo de redação para o vestibular! Bora conferir esse conteúdo? 

O que é um texto expositivo?

O texto expositivo possui a função de expor uma ideia, um conceito. E é por isso que este é um tipo textual muitíssimo presente em ambientes escolares e acadêmicos, em que as apresentações de pesquisa e seminários estão presentes. 

Você também encontrará exemplos de textos expositivos em dicionários e enciclopédias. Isso porque este é um tipo textual que procura definir, conceituar, informar, descrever e comparar informações. Confira a seguir alguns exemplos de textos expositivos:

  • seminários;
  • palestras;
  • conferências;
  • entrevistas;
  • trabalhos acadêmicos, como tese de mestrado, artigos e outros;
  • enciclopédia;
  • verbetes de dicionários.

Muito bem, agora que você já sabe o que é um texto expositivo, vamos te mostrar quais as suas principais características. Acompanhe!

Quais as características do texto expositivo?

Uma das principais características do texto expositivo é que ele deverá ser claro, didático e convincente. 

Além disso, por ser um tipo textual versátil, ele pode ou não ser escrito em primeira pessoa do singular, a depender do público alvo ao qual será destinado. 

Outro ponto é que, quando for uma palestra, algum trabalho acadêmico ou afins, ele deverá apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão.

Por fim, este é um tipo textual que apresenta um interlocutor, um receptor e uma mensagem que será estabelecida entre eles. 


Quais são os tipos de texto expositivo?

O texto expositivo possui duas grandes formas. Conheça-as a seguir:

Texto expositivo-argumentativo: 

No texto expositivo-argumentativo, você deverá, além de conceituar algo, apresentando a sua ideia, apresentar argumentos que defendam essa ideia.

Perceba que há uma diferença entre um texto expositivo e um texto argumentativo. Todo o texto argumentativo, como a redação Enem, será baseado em uma defesa de ponto de vista, por meio de argumentos de autoridade. 

O texto expositivo, ao contrário, apesar de, neste caso, apresentar argumentos, está muito mais interessado em apresentar e conceituar uma ideia. 

Ah agora sim ficou bem mais fácil de entender, né?

Texto expositivo-informativo: 

No texto expositivo-informativo você deverá apenas apresentar um conceito ou uma ideia como o máximo de neutralidade e imparcialidade possível. Veja um exemplo para entender melhor este tipo de texto expositivo.

“ANS define teste sorológico para o novo coronavírus como cobertura obrigatória de planos de saúde

Exame detecta a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus. Paciente precisa de requisição feita por um médico.

Por G1

29/06/2020 11h14  Atualizado há uma hora

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu nesta segunda-feira (29) o teste sorológico para o novo coronavírus na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União e passa a valer imediatamente.

A inclusão do teste teste sorológico no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde atende à decisão judicial dada em Ação Civil Pública movida pela Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps), de Pernambuco.

Assim, o exame pode ser feito sem custo extra, contando que haja requisição feita por um médico.

A mudança era ensaiada desde março pelo Ministério da Saúde. Naquela ocasião, o então secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, disse que os planos poderiam cobrar pelo teste pois o procedimento não estava no rol de cobertura obrigatória, mas que as empresas seriam obrigadas a bancar os testes.

  • Brasileira que coordena testes com vacina para Covid-19 na Inglaterra explica dilema da prova de eficácia

Desde de março, os planos de saúde eram obrigados a cobrir o exame RT-PCR, que identifica a presença do material genético do vírus, com coleta de amostras da garganta e do nariz. Mas o teste não consegue detectar infecções em estágio inicial ou depois da cura da doença.

Com a medida anunciada hoje, a gama de testes se complementa com os sorológicos, que detectam a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus.

Como a produção de anticorpos no organismo leva alguns dias para ser detectada pelo exame, o teste sorológico só é indicado após o oitavo dia de início dos sintomas.

  • Planos de saúde dificultam acesso a testes da Covid-19 na região de Ribeirão Preto, dizem pacientes

Outros seis tipos de exame que ajudam no acompanhamento dos pacientes estão previstos legalmente, mas reportagem do G1 relata dificuldade de pacientes a terem acesso aos exames.

Segundo a ANS, o procedimento de cobertura obrigatória atinge planos da categoria ambulatorial, hospitalar e referência, contanto que o paciente tenha apresentado sintomas de quadro gripal, como febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que inclui oxigenação baixa do sangue e coloração azulada em lábios e rosto.

A agência também alerta que o “teste sorológico é de uso profissional e sua execução requer o cumprimento de protocolos e diretrizes técnicas de controle, rastreabilidade e registros das autoridades de saúde”.”

Essa é uma notícia retirada do site G1, que tem como objetivo apresentar uma informação de maneira mais imparcial e neutra possível.

Esperamos que este post tenha sido proveitoso para você e que a partir de sua leitura você tenha conseguido entender o que de fato é um texto expositivo. Aproveite para ler nosso post sobre texto dissertativo-argumentativo e ficar por dentro das características de um dos textos mais cobrados nos vestibulares!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter