Se você costuma visitar nosso blog com frequência, provavelmente já viu algum post com citações de filósofos, sociólogos e outras personalidades relevantes para que você possa se inspirar e usar na redação.
Mas você sabe porque conhecer algumas citações para redação e como inseri-las corretamente em seu texto? Entender a fundo esses pontos é muito importante para que a utilização desses elementos realmente faça sentido.
Afinal, apesar da possibilidade de impactarem positivamente em um texto, as citações devem ser usadas apenas quando tiverem um propósito e acrescentarem algo ao que você está dizendo.
Então, vamos entender tudo sobre como usar citação na redação?
O que é uma citação?
A citação é a utilização de uma ideia ou opinião de outra pessoa em seu próprio texto para diferentes fins, como para reforçar um posicionamento ou explicar algo, por exemplo. Para isso, deve-se referenciar o autor sempre.
Existem duas formas de fazer citações para redação: direta ou indireta.
Citação direta
Nesse tipo de citação, você irá inserir as palavras do autor de forma literal, entre aspas. Ou seja, você deve registrá-las da mesma forma como elas foram ditas ou escritas (ou a sua tradução).
Portanto, esse é um tipo de citação informativo.
Veja um exemplo:
Em 1928, ao inaugurar a primeira rodovia asfaltada no Brasil, Washington Luís, então presidente do Estado, iniciou a concretização do lema da sua gestão: “governar é abrir estradas”.
Citação indireta
Já a citação indireta é feita por meio de paráfrase, ou seja, com suas próprias palavras e sem a necessidade de inserir aspas. Você explicará uma ideia ou uma frase, também referenciando a quem pertence aquele pensamento do qual você se apropriou.
Nesse caso, a citação é modalizada de acordo com a sua visão sobre o que foi dito.
Fica assim:
O filósofo iluminista Montesquieu, em “O espírito das leis”, estabeleceu a divisão de poderes, ratificando ser necessária para diminuir a concentração do poder e o abuso deste por parte do governante.
Por que usar citação na redação?
A citação é uma estratégia argumentativa que pode te ajudar bastante na fundamentação da sua tese.
Por isso, apropriar-se corretamente dos dizeres de alguém pode enriquecer bastante a sua produção. É uma forma de denotar conhecimento e capacidade de relacionar ideias.
Porém, é fundamental que você faça isso de forma correta! Nada de confundir autores ou citar algo que ninguém nunca disse, ok? O primeiro passo é ter certeza sobre a sua citação.
Outro ponto fundamental é que a citação esteja de acordo com a sua tese para, de fato, fazer sentido. Você não quer colocar uma citação de uma personalidade renomada que acaba te contradizendo, certo?
Se estiver seguro sobre a sua citação e a sua relação com o texto, aproveite essa oportunidade para afirmar o seu conhecimento e aprofundar a sua argumentação!
Como fazer uma citação?
Para muitas pessoas, fazer uma citação pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas é só aprender algumas regrinhas e aplicá-las de forma correta para não ser penalizado em sua redação!
Quando se trata de um trabalho escolar ou acadêmico, é necessário seguir as normas da ABNT que se diferenciam para:
- citação direta com até 3 linhas;
- citação direta com mais de 3 linhas;
- citação indireta;
- citação de citação.
Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
Algumas dicas sobre a utilização de citação na redação
- só use uma citação se estiver seguro sobre o que foi dito;
- relacione a citação de forma coerente ao que está sendo desenvolvido por você. Não utilize esse elemento sem um propósito claro;
- busque citar pessoas que tenham valor, credibilidade, relevância;
- coloque citações breves, objetivas. Afinal, o avaliador quer saber sobre as suas ideias, e não predominantemente sobre o discurso de outra pessoa.
E aí, deu para entender como usar citação na redação? Agora, que tal conhecer algumas para usar em seus próprios textos? Confira 10 citações contextualizadas em nosso artigo!