Se você está se preparando para realizar algum processo seletivo, provavelmente já está tendo que lidar com a pressão pré-vestibular com sinais de stress e ansiedade.
Os sintomas provocados podem prejudicar até mesmo o desempenho dos estudantes, causando um resultado completamente contrário do que se deseja. Portanto, é muito importante que você saiba lidar com essa situação!
Nós estamos aqui para te ajudar! Por isso, no artigo de hoje, separamos 6 dicas para você lidar com a pressão pré-vestibular. Confira!
6 dicas para não sofrer a pressão pré-vestibular
De acordo com um estudo publicado por pesquisadoras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mais da metade dos 400 vestibulandos entrevistados relatou dificuldades de concentração nos meses anteriores à prova. Além disso, pelo menos um terço deles também sente inquietação, dores musculares e de cabeça.
O estudo aponta para a gravidade de um problema que muitos estudantes enfrentam atualmente: a pressão pré-vestibular. A alta concorrência, as cobranças familiares, a comparação com outros estudantes, dentre outras situações características desse período, que acabam afetando a saúde mental — e em alguns casos até física — de muitos vestibulandos.
E para ajudar você a passar por essa fase sem sentir tanto, preparamos uma lista com 6 dicas para não sentir a pressão pré-vestibular.
1. Se posicione
Você já foi a um almoço de família e teve que passar pela desagradável situação de receber diversos questionamentos e comentários de tios e primos sobre o vestibular? “Qual curso vai fazer?”, “Vai tentar qual faculdade? Sabia que lá é concorrido?”, “Maria passou em 7 faculdades públicas”, “Sua prima ficou em primeiro lugar na universidade pública”.
Nós sabemos que nem sempre esses comentários são feitos por mal. Porém, eles podem gerar angústia e aumentar a pressão pré-vestibular, dando a ideia de que somos obrigados a passar no vestibular para satisfazer os familiares.
A verdade é que você não precisa provar nada para ninguém e nem mesmo viver para satisfazer as expectativas dos outros.
Alguns amigos também podem gerar essa pressão, comparando desempenhos e cobrando um resultado final.
O que fazer então? Não se estresse com esses comentários. Lembre-se que sempre existirá pressão das pessoas em relação a acontecimentos da nossa vida. Porém, é importante ter em mente que vivemos para nós mesmo e não para os outros!
Se comparar com outros não é justo com você, já que cada pessoa é um ser único com uma história única.
E para evitar que essa situação se repita sempre, fale para as pessoas ao seu redor sobre como você se sente em relação a alguns tipos de comentários e perguntas. Se posicionar é muito importante para a sua saúde mental e para as suas relações.
Quem quer o seu bem de verdade, com certeza entenderá e fará o possível para não te afetar negativamente!
2. Foque no agora
E se, além dos comentários dos outros, você mesmo se cobra e vive com medo de fracassar na prova? É comum ficar tenso e preocupado com provas importantes assim. Mas você não pode deixar que isso te prejudique, certo?
Por isso, é importante tentar controlar a ansiedade focando no presente, na realidade. Mas como fazer isso?
Ao invés de fantasiar possíveis situações futuras, como não obter nota mínima para a faculdade desejada, por exemplo, foque na realidade, no que você pode fazer agora. Afinal, fazendo o que você precisa hoje com calma, você colherá os resultados.
Lembre-se que não tem como termos controle de todas as situações. Muitas vezes, a ansiedade vem da vontade de manter tudo sob controle, sendo que isso não é possível.
Algumas práticas, como meditação, também podem te ajudar a manter o seu foco no presente. E se achar necessário, procure ajuda com um psicólogo!
3. Mantenha a organização
Quem nunca se sentiu aliviado após dar “check” em uma lista de coisas a fazer? Dá até uma tranquilidade no coração, não é mesmo? Então, é essa a sensação que você sentirá quando perceber que está conseguindo cumprir uma rotina de estudos!
Quando se planeja e organiza todo o conteúdo que precisa ser visto, quando e como estudar, fica muito mais fácil lidar com a pressão pré-vestibular. Afinal, você perceberá que está, sim, fazendo o que você precisa para alcançar um bom resultado quando olhar para o seu calendário e perceber que está em dia com ele!
Faça um cronograma de estudo, levando em consideração as áreas que você tem mais dificuldade (às quais você precisa dedicar mais tempo) e as que acha mais simples. Além disso, tenha disciplina para segui-lo. Assim, não precisa se estressar: você estará fazendo o que precisa para passar no vestibular!
4. Dedique tempo para você
Não adianta preencher todos os seus horários com estudo. Cuidar de você, dedicando tempo à sua saúde, para relaxar ou fazer algo que você gosta, por exemplo, é fundamental. Isso te ajudará a ter menos stress e ansiedade!
Então, pratique atividades físicas, mantenha uma alimentação balanceada e cuide do seu sono, dormindo por volta de 8 horas por noite.
Além disso, invista em momentos de lazer, faça coisas prazerosas, saia com amigos e se divirta! Caminhadas ao ar livre, meditação e outras atividades que te relaxam também fazem bem. Isso facilitará o processo de concentração, aprendizagem e memorização de conteúdos.
É importante se desconectar um pouco de pensamentos ligados a vestibular e estudos!
5. Esteja atento às suas emoções
Quando perceber que está ficando estressado, ansioso ou angustiado, não deixe para lá! Observar os seus próprios pensamentos e emoções te ajudará a se conhecer melhor e entender como lidar com a pressão pré-vestibular.
Emoções ruins podem levar a consequências indesejadas, além de prejudicar a prova. Por isso, quando cuidamos delas no início tudo fica mais fácil! Poder contar com um profissional capacitado para isso faz toda a diferença.
6. Respire fundo
Falando em emoções, é importante lembrar da respiração! Sempre que se sentir estressado, pare e respire fundo e devagar. Sinta o ar entrando nos pulmões e solte ele aos poucos. Isso nos acalma e reduz a ansiedade.
Busque observar como anda sua respiração ao longo do dia. É algo tão automático que não reparamos! (Agora que você leu sobre isso aposto que começou a observar a respiração, não é mesmo?).
Lidar com a pressão pré-vestibular ficará mais fácil seguindo essas dicas que separamos para você! Aproveite para conferir o nosso artigo com as orientações sobre o que fazer um dia antes do Enem.