Uma das propostas atuais do Enem é ser um vestibular unificado, o que fez com que o Exame se tornasse a maior prova do Brasil e a segunda maior do mundo.
Porém, adquirindo proporções tão grandes e tendo o objetivo de analisar o desempenho do participante da forma mais assertiva possível, o Exame se tornou um pouco mais complexo do que os vestibulares tradicionais no que diz respeito à divulgação dos resultados e à utilização da nota para o ingresso em universidades.
No meio disso, estão os estudantes ansiosos se perguntando: “como saber se fui bem no Enem?”.
Afinal, para quem se dedicou durante tanto tempo, entender o desempenho nas provas e saber sobre a possibilidade de ingressar no curso dos sonhos é tudo o que se deseja!
Bom, a má notícia é que você só conseguirá saber, de fato, se a sua nota é suficiente para entrar no curso que você deseja quando as classificações de cada curso forem divulgadas, dependendo do processo seletivo que você optar por entrar.
A boa notícia é que dá, sim, para saber se você foi bem no Enem antes disso. E hoje nós vamos te explicar como! Bora lá?
Como saber se fui bem no Enem?
Enquanto nos vestibulares tradicionais a divulgação das notas e das classificações costumam ocorrer algum tempo após a realização das provas — em alguns casos, até dias —, no Enem é necessário esperar a divulgação do boletim individual para saber a pontuação em cada prova.
A publicação dos resultados costuma ser feita 2 meses após a aplicação da prova. Mas, calma. Ainda não há uma lista de aprovados nessa etapa.
Depois, é necessário esperar a abertura das inscrições para o programa que você utilizará para ingressar no ensino superior — pode ser o Sisu, o ProUni, o Fies ou algum processo seletivo próprio da instituição —, fazer o seu cadastro e, enfim, acompanhar a sua classificação.
Muito tempo para quem já não aguenta mais esperar para saber se foi bem, né?
Mas, como dissemos, é possível ter uma ideia sobre o seu desempenho antes disso.
Para isso, é necessário entender como as notas das provas são calculadas e quais são os critérios para saber se você foi bem. Vamos lá?
Como é calculada a nota do Enem?
Evidentemente, a nota das provas objetivas são calculadas de forma diferente da prova de redação. Vamos explicar separadamente para ficar mais fácil de entender, ok?
Calculando a nota das provas objetivas
As provas objetivas, ou seja, as que têm questões com alternativas, são corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Isso quer dizer que a sua nota não vai depender da quantidade de questões que você acertou, e sim da coerência das suas respostas.
A TRI busca avaliar o seu desempenho, além de quantitativamente, qualitativamente. Por isso, não se surpreenda se um colega que acertar a mesma quantidade de questões que você tirar uma nota maior ou menor que a sua!
Como dissemos, a sua pontuação dependerá da coerência das suas respostas. Pense com a gente: se você sabe muito sobre determinado sobre assunto, é capaz de responder questões de nível fácil, médio e difícil sobre ele, certo?
Agora, se você não sabe tanto assim sobre um tema, é provável que saiba responder as questões de nível fácil, talvez de médio, mas não tantas difíceis.
Pontos como esse serão levados em consideração na correção pela TRI. É justamente por isso que só dá para saber a nota exata das suas provas objetivas quando o resultado individual é divulgado.
Nós sabemos o que você está pensando agora: “enquanto esse resultado não sai, como saber se fui bem no Enem?”. Bom, você pode ter uma ideia do seu desempenho conferindo quantas questões acertou no Gabarito do Enem!
Apesar disso não definir a sua nota final, te dará uma noção de como você se saiu. Já dá para diminuir a ansiedade, né?
Calculando a nota da redação
Já a nota da redação é calculada com base nas competências do Enem. Trata-se de 5 critérios, definidos pela organização do Exame, que o corretor deve levar em consideração na hora de avaliar o seu texto.
As competências são as seguintes:
- Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
- Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
Cada competência vale, no máximo, 200 pontos. O que determinará a sua pontuação é o nível do seu desempenho em cada uma delas.
Sendo assim, o resultado final da redação também só é disponibilizado quando o boletim individual é divulgado.
Mas, aqui, você tem uma opção para saber a sua nota antes! É só enviar o rascunho da sua redação para a Imaginie. O processo de correção do seu texto será similar ao do Enem, com corretores especializados e, assim, você terá uma ideia da sua nota nessa prova tão importante.
Bora acabar com essa ansiedade? Adquira o seu pacote para corrigir o rascunho da redação do Enem já!
Como saber o resultado final do Enem?
Notas de todas as provas do Enem em mãos, como saber o meu resultado final?
Bom, você pode calcular a sua média somando as notas de todas as provas e dividindo por 5. Assim, já dá para ter uma ideia global sobre a sua pontuação.
Porém, em alguns cursos são atribuídos pesos para uma prova ou outra. Em um curso voltado para a área de exatas, por exemplo, a sua prova de matemática pode receber maior peso no cálculo da média.
Para saber o seu resultado final, então, é importante pesquisar como é feito o cálculo das notas dos candidatos pela instituição e pelo curso que você quer ingressar.
O que é uma boa nota no enem?
Agora já tenho o meu resultado final em mãos, mas como saber se ele é suficiente? Como saber se fui bem no Enem?
Bom, isso dependerá muito do curso e da instituição que você quer ingressar. A nota de corte para o seu curso é o que determinará se você alcançou uma pontuação suficiente para conseguir a vaga ou não.
Em cursos mais concorridos, como Medicina, por exemplo, a nota de corte costuma ser mais alta do que em cursos com mais vagas disponíveis e menos candidatos interessados.
Portanto, para ter uma ideia sobre como você se saiu no Enem, você pode comparar a sua nota com a nota de corte dos classificados no curso que você quer entrar nas edições anteriores de programas como o Sisu e o ProUni.
Alcançar um valor acima da nota de corte quer dizer que você conseguiria a sua vaga se estivesse na edição em questão.
Não há garantia nenhuma de que as notas de corte permanecerão as mesmas. Muito pelo contrário: é bastante provável que haja uma mudança, mesmo que pequena. Afinal, os candidatos mudam e o Enem também a cada ano que passa.
Porém, observando esses dados você pode ter uma ideia sobre o seu desempenho, além de analisar se você já está em vantagem ou não em relação aos anos anteriores.
Caso você acredite que o seu desempenho não foi suficiente, você pode pensar em outras opções de curso e analisá-los também.
Mas não se desespere! Afinal, você só terá certeza sobre o seu desempenho e a nota mínima necessária para o curso que você deseja quando observar a sua classificação.
E aí, está mais tranquilo? Deu para sanar a sua dúvida sobre “como saber se fui bem no Enem?”? Esperamos ter te ajudado. E, para já ir entendendo o que fazer com a sua nota, confira o nosso artigo sobre para que serve o Enem!