🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda o que são as funções da linguagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A linguagem é uma ferramenta utilizada em diversos contextos situacionais. É um instrumento extremamente fundamental, um verdadeiro avanço das civilizações, que utiliza esse recurso para situações distintas, como se comunicar, decodificar códigos e entender as mensagens de textos e livros. 

As funções da linguagem são variadas e produtivas e nossa missão é mostrá-las a você, para que além de comunicar-se bem, você consiga ler e produzir diferentes tipos textuais, falados e escritos, gabaritar provas de português e todas as outras do Enem ou demais vestibulares. Afinal números e imagens também fazem parte do grande grupo da linguagem.

Então, siga em frente e confira esse conteúdo incrível!

O que é a linguagem?

Bom, para entender bem quais são as suas funções, inicialmente precisamos entender o que é a linguagem.

A linguagem são as letras, os números, as imagens, é a forma como nosso corpo se comporta em diferentes tipos de contexto, como quando estamos bravos, felizes ou emocionados.

A função principal da linguagem é estabelecer o entendimento de determinado conteúdo, como quando você lê um artigo, um texto na internet, um livro de sua preferência. Até quando você abraça e dá um beijo em seu crush você se apropria da linguagem.

Bom, a linguagem também está muitíssimo presente no contexto comunicacional. Quando você está se comunicando com alguém e quer se fazer compreensível e em contrapartida entender o que outro te diz, utiliza a linguagem. 

Portanto, antes de exibirmos para você as funções da linguagem, vamos entender um pouquinho mais a fundo sobre os elementos que fazem com que a comunicação com o outro seja estabelecida.

Quais os elementos da comunicação?

Para que exista uma comunicação entre as partes deve existir:

1. Um locutor

É aquele que fala algo com alguém. Quem inicia um diálogo.

2. Um interlocutor

É aquele com quem a conversa se estabelece. O locutor fala com alguém e esse alguém se chama interlocutor.

3. Uma mensagem

A mensagem é essencial no contexto comunicacional. É necessário que haja um assunto sobre o qual o locutor e o interlocutor irão conversar.

4. Um código

Além de duas partes que estabelecem um assunto, é necessário que exista um código. O código pode ser conhecido também como o idioma. O diálogo só é possível quando alguém fala a mesma língua que seu interlocutor, do contrário não há entendimento, não é mesmo?

A linguagem é exatamente esse código, ela pode ser uma linguagem corporal, imagética, ou mesmo a linguagem falada. Porém, é necessário que as duas partes do diálogo consigam decodificar um mesmo código para que o diálogo seja possível.

5. Um canal

Ainda, para que a comunicação seja estabelecida, faz-se necessário um canal. Sabe o whatsapp? Então, ele é um dos canais pelos quais pode-se estabelecer um diálogo com alguém.

6. Um referente (ou um contexto)

Por fim, além de todos os outros pontos é necessário um referente, também chamado de contexto. Quando conversamos com alguém é preciso que essa pessoa entenda sobre o que estamos falando, não há como iniciar um diálogo sem que as duas partes saibam sobre o contexto dessa conversa.

 

Agora, que você conhece um pouco mais sobre a linguagem em si e como ela funciona dentro de um contexto comunicacional, vamos então as suas funções.

Quais são as funções da linguagem?

As funções da linguagem são seis e servem para dar destaque a diferentes partes dentro do contexto comunicativo. É claro que elas permanecem sendo o código, ou seja, o modo pelo qual as pessoas irão se comunicar, mas elas podem dar ênfase ao locutor, em outras ocasiões à mensagem ou ainda ao próprio código. 

Veja a seguir cada uma delas.

1. Função Emotiva (ou Expressiva) 

A função emotiva ou expressiva da linguagem é aquela em que o locutor encontra-se em destaque.

Os textos que apresentam um enfoque maior nos sentimentos daquele que fala ou que conta uma história utilizam a função emotiva. Geralmente, são gêneros textuais mais subjetivos e voltados à introspecção. Veja um trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade que utiliza a função emotiva:

 

  • Quando nasci, um anjo torto

 

desses que vivem na sombra

disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

2. Função Referencial 

Já na função referencial, o assunto é ponto central. Os textos que adotam a função referencial procuram passar ao leitor ou ouvinte o maior número de informações possíveis.

A finalidade desses textos passa por instruir, informar, traduzir e apresentar informações, portanto, são bem objetivos. Os exemplos de textos que utilizam a linguagem como uma função referencial são os jornalísticos, didáticos, científicos etc. 

3. Função Apelativa (ou Conativa) 

Aqui, o foco está no interlocutor. A finalidade dele é convencer a pessoa que lerá ou ouvirá o texto. Por isso, esse tipo textual geralmente utiliza verbos no imperativo, aqueles que você usa quando vai pedir ou dar uma ordem, como “compre”, “use”, “leia”.

São exemplos de texto quem fazem uso dessa função os publicitários e os políticos.

4. Função Metalinguística 

Já a função metalinguística é aquela em que o foco da comunicação é no próprio código, e é por isso que se chama metalinguística, que é quando algo fala sobre si mesmo, sabe? Quando, por exemplo, o tema de um filme é o próprio cinema, isso é metalinguagem. Quando um poema versa sobre a ato de escrever, isso também é metalinguagem.

Veja um exemplo:

A Palavra

Já não quero dicionários

consultados em vão.

Quero só a palavra

que nunca estará neles

nem se pode inventar.

 

Que resumiria o mundo

e o substituiria.

Mais sol do que o sol,

dentro da qual vivêssemos

todos em comunhão,

mudos,

saboreando-a.

Acima, há um poema de Carlos Drummond de Andrade que versa sobre o ato de escrever, especificando a palavra, que é o que utilizamos quando escrevemos um poema. Super metalinguístico!

5. Função Fática: 

Essa função tem um foco mais voltado para o canal e é utilizada para testá-lo e ver se o interlocutor entende o que está sendo dito. Sabe quando atendemos o telefone e perguntamos “Oi! “Tudo bem?”, então esse é um exemplo prático de uso da função fática.

6. Função Poética: 

Agora, quando o foco da linguagem é a mensagem, estamos falando da função poética. Neste caso, a intenção do texto é a própria mensagem e, muitas vezes isso é expresso pela forma como ele é construído. Sabe aqueles poemas muito focados na forma? Como esse aqui ó:

Poema "Velocidade", Reinaldo Azeredo.

Esse poema concretista do Reinaldo Azeredo está preocupado com a mensagem que quer passar e, por isso, chama atenção escrevendo-o de maneira não convencional.

Acredito que você tenha reparado que as funções da linguagem têm tudo a ver com os gêneros textuais. Os diferentes textos utilizam diferentes funções a depender da intenção do autor, o que é super legal. Se você tem interesse em saber mais sobre gêneros textuais, basta dar olhada em nosso artigo que mostra os principais gêneros e suas características!

Banner para a planilha gratuita de plano de estudos para o Enem com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/plano-estudos-para-enem?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − 7 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter