Se você está na saga de se preparar para o Enem, sabe que deve elaborar um cronograma de estudos para conseguir estudar todo o necessário para a hora da prova, já que este é um exame extenso e com uma grande quantidade de conteúdos programáticos.
Um dos conteúdos que podem cair na sua prova de Linguagens e suas Tecnologias, mais especificamente na disciplina de Literatura, e, portanto deve estar dentro de seu cronograma, é o dos gêneros literários.
Esse é um tema que pode gerar dúvidas, já que os gêneros literários são constantemente confundidos com os gêneros textuais. Para ajudá-lo a entender essa diferença e conhecer mais esse conteúdo da prova de Literatura, vamos neste post esmiuçar cada um dos 4 gêneros literários. Borá lá?
O que são gêneros literários?
Os gêneros literários são grupos de textos, especificamente literários (como o próprio nome sugere), que possuem características comuns entre si.
Os gêneros literários podem ser de 4 diferentes tipos. Confira as características de cada um deles a seguir.
1. Épicos:
As obras de Homero: Ilíada e Odisséia são exemplos canônicos, ou seja, típicos, do gênero literário épico.
Os textos épicos contam os feitos heroicos de um determinados povo. São textos narrativos e podem possuir dois tipos de narradores:
- narrador personagem – que é aquele que participa ativamente da história e, portanto, narram a partir de seu ponto de vista
- narrador onisciente – que é aquele que tudo vê e não faz parte da história, narrando-a do lado de fora, uma espécie de Deus.
Quanto ao tempo de obras épicas:
- pode ser linear – seguindo uma ordem cronológica. Antigamente, as obras que utilizavam esse tempo eram conhecidas como aventuras.
- ou não linear – que é também conhecido como tempo como psicológico. Uma grande autora brasileira conhecida por adotar esse tipo de tempo é a Clarice Lispector.
Além disso, o espaço onde se passa a história pode ser:
- real;
- imaginário.
2. Líricos:
Os textos líricos, originalmente, sempre vinham acompanhados por uma lira, ou seja, uma canção.
São textos, em sua maioria, poéticos, marcados pela subjetividade, já que por meio dos versos, o eu-lírico (quem conta a história) manifesta suas emoções, desejos e sensações.
Os sonetos de Vinícius de Morais são os melhores exemplos para caracterizar textos líricos.
3. Dramático:
Você se lembra de já ter ouvido falar sobre a obra “Édipo Rei”, de Sófocles? É uma obra clássica que se enquadra no tipo literário dramático.
O gênero dramático é caracterizado por uma história com fim trágico, seu enredo pode ser uma tragédia, geralmente protagonizado por alguém que faz parte da nobreza e, neste caso, a obra terá uma linguagem elevada.
Ou o enredo pode ser também uma comédia, tendo como personagem principal alguém pobre e neste caso a linguagem poderá ser mais coloquial, beirando muitas vezes o ridículo, o que dá o tom de “comédia”.
Os textos dramáticos voltados à encenação, como os roteiros de teatro, cinema e novelas, não possuem narrador e são contadas de maneira indireta, por meio de rubricas, que são aquelas informações de apoio para a leitura e montagem de cenário etc.
Além desses tipos icônicos, hoje em dia nos deparamos com os gêneros híbridos, que misturam traços de diferentes gêneros literários, chamados gêneros ensaísticos.
4. Gêneros ensaísticos
Os gêneros ensaísticos são advindos da modernidade e misturam características de diferentes gêneros literários.
A carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao encontrar o Brasil traduz bem o que é essa linguagem artística em um contexto de literariedade.
São textos não ficcionais que apresentam literariedade e utilizam, muitas vezes, uma linguagem artístico-expressiva, como cartas (por exemplo, cartas de Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector etc.), ensaios, artigos, diários, crônicas e autobiografias. Interessante pontuar que estes textos fazem uso de diferentes figuras de linguagem.
Bom, uma das grandes dúvidas da humanidade é saber diferenciar entre os gêneros literários e os gêneros textuais, no próximo tópico vamos mostrar essa diferença e você irá entender como isso é uma questão super fácil de entender.
Qual a principal diferença entre os gêneros literários e os gêneros textuais?
A principal diferença entre os gêneros literários o os gêneros textuais é que enquanto o primeiro grupo diz respeito a textos de ordem literária, o segundo trata de todos os outros tipos textuais.
Os gêneros textuais são grupos de textos organizados de acordo com suas peculiaridades, o que envolve os assuntos, papel dos interlocutores e sua situação, tendo funções sociais próprias. Para que você entenda melhor veja alguns exemplos de gêneros textuais:
- propagandístico – que é composto por textos que podem passar a intenção de venda, como os anúncios e as propagandas;
- injuntivo – é composto por textos de instrução. Utilizam verbos no imperativo e uma linguagem mais técnica e objetiva;
- jornalístico – O gênero jornalístico é aquele que informa ao leitor ou ouvinte. Eles devem prezar pela imparcialidade e expor fatos.
Bom, se você quer saber mais profundamente sobre os gêneros textuais, dê uma lida em nosso artigo sobre eles. É um tema super relevante e que tem tudo a ver com os gêneros literários!