Não sabe como ter motivação para estudar? Se você está se preparando para o Enem e demais vestibulares, sabe que para mandar bem e garantir aquela vaga dos sonhos, será necessário muito estudo e dedicação.
E dedicar-se aos estudos só será possível por meio de uma rotina diária, que deverá ser seguida à risca.
A gente sabe que a rotina pode ser cansativa e pesada. E é por isso que saber como ter motivação para estudar é um dos principais passos para mandar bem nas provas que dão acesso ao Ensino Superior.
Mas, afinal de contas, como me manter motivado? ?
Se você não sabe como não desanimar com os estudos, não tem problema nenhum. Pois, neste post, vamos te contar 8 dicas funcionais de como ter motivação para estudar. Então, bora conferir o conteúdo?
8 dicas de como ter motivação para estudar
Estudar em um lugar confortável, elaborar metas de estudos e acompanhar o cronograma diariamente são algumas das estratégias que ajudam na dedicação do aprendizado. A seguir, veja nossa lista completa com 8 dicas de como ter motivação para estudar para conquistar boas notas nos vestibulares!
1. Estude em um lugar agradável e confortável
No primeiro lugar de nossa lista de como ter motivação para estudar temos: estude em um lugar agradável e confortável.
Isso será fundamental para manter a rotina de estudos. Mesmo porque é em seu ambiente de estudo que você passará a maior parte de seu dia.
Portanto, crie um lugar com sua cara e sua identidade. Faça dele um espaço confortável, ilumine-o bem e acrescente a ele uma decoração que faça seu estilo. Tudo isso irá te fazer gostar de ir para esse lugar todos as manhãs quando se levantar e deixará sua rotina de estudos mais leves e muito mais eficiente.
2. Trace metas de estudos
Outra maneira de como ter motivação para estudar é traçar metas de estudo. Isso é legal porque te fará estudar com ainda mais afinco, afinal, você quer alcançar todas as pequenas metas que você se propôs e, sobretudo, a meta final, que é passar no curso e universidade dos seus sonhos.
Essa estratégia de traçar metas funciona para todas as disciplinas, mas é ainda mais legal com disciplinas que você gosta ou domina menos.
Se você tem alguma dificuldade em física ou química, por exemplo, traçar metas de exercícios resolvidos é uma alternativa que vai te deixar muito motivado.
No início pode ser difícil se concentrar e acertar uma atividade que seja, mas entenda que isso é muito normal, você só não pode desanimar, ok?
Assim, sugerimos a seguinte rotina de metas:
- 1ª semana: resolver 5 exercícios; 3 fáceis e 2 médios;
- 2ª semana: resolver 5 exercícios e acertar, pelo menos, os 3 fáceis;
- 3ª semana: resolver 7 exercícios; 3 fáceis, 2 médios e 2 difíceis;
- 4ª semana: resolver 7 exercícios e acertar, pelo menos, os 3 fáceis e os 2 médios.
Vá aumentando gradualmente sua meta e, mais que isso, comemore muito cada pequena meta alcançada.
3. Cole seu cronograma de estudos em um lugar que você veja todos os dias
Outra de nossas dicas maravilhosas de como ter motivação para estudar é: cole seu cronograma de estudos em um lugar que você veja todos os dias.
O seu cronograma deverá ser feito com base em sua rotina diária. Nele você irá colocar quanto tempo irá dedicar para cada disciplina, quanto tempo terá de descanso e ainda um calendário elaborado por você com as datas mais importantes do ano.
Nesse calendário você deverá inserir tanto as datas dos vestibulares que irá prestar, como as datas dos simulados que irá fazer. Essa estratégia é bem interessante para quem está estudando sozinho.
Mas para que esse plano de estudos funcione, você vai precisar se sentir “obrigado” a cumprí-lo. E para isso, recomendamos que você cole seu cronograma em um lugar que você veja todos os dias. O ideal é que seja em seu cantinho de estudos.
4. Aprenda a ressignificar o erro
Sabia que aprender como estudar e ter motivação também passar por ressignificar o erro?
Vamos explicar melhor. Muitas vezes quando estamos estudando, criamos uma expectativa muito grande e, por vezes, nos frustramos com nossos erros, o que é muito normal, já que queremos sempre acertar para assim mandar bem nos vestibulares e iniciar mais uma etapa em nossas vidas: o Ensino Superior.
O que propomos para que você não se frustre ou se sinta desmotivado é que você ressignifique o erro, passe a vê-lo como algo que faz parte do processo de aprendizagem. Nós só aprendemos quando erramos, analisamos e entendemos nosso erro e só assim não o cometemos novamente.
E o seu momento de errar é enquanto estiver estudando e fazendo dezenas de exercícios práticos. Assim, a sua tendência é errar menos na hora do exame oficial.
5. Pratique atividades físicas
As atividades físicas são ótimas parceiras de estudo se o seu objetivo é realmente aprender a como ter motivação para estudar.
Isso porque o exercício libera hormônios do prazer que nos deixam felizes e com vontade de produzir.
É isso mesmo! Pode até parecer que não e ter aquela preguicinha antes de praticar uma atividade, mas depois de um tempo, fazendo algum esporte ou mesmo indo à academia, seu foco e disposição para as demais tarefas fica muito melhor. Logo, você se sente mais disposto e animado.
Portanto, encontre a atividade física que gosta de fazer e mande a preguiça pra escanteio, fechado?
6. Dê-se alguns mimos à medida que for cumprindo suas metas
Lembra-se das nossas dicas de traçar metas? Que tal deixá-la ainda mais motivacional se dando alguns mimos à medida que for cumprindo cada novo desafio, ein?
Bem legal, né? Você pode pensar em se dar algo que gosta muito de comer, como um chocolatinho, por exemplo. Ou ainda pode comprar aquela roupa que tava namorando há séculos.
O mimo em si não importa, vai depender do seu gosto e do que te faz feliz. Mas essa estratégia vai fazer com que você tenha motivação e continue sua rotina de estudos de modo efetivo.
Além disso, os seus mimos serão um motivo a mais para que você não deixe juntar matéria atrasada.
7. Se a rotina estiver cansativa, estude em lugares diferentes
Bom, mas se mesmo se dando alguns mimos a rotina de estudos estiver cansativa, o ideal, então, será estudar em lugares diferentes.
Por mais que você prepare um ambiente todo pensado e voltado para o seu conforto na hora de estudar, pode ser que depois de ficar muito tempo em um mesmo ambiente você se sinta desmotivado e isso não fará bem para sua rotina de estudos.
Quando isso acontecer, sugerimos que você mude de lugar. O ideal é ir para um ambiente ao ar livre, se puder. Estudos indicam que estudar ao ar livre é uma ótimo meio motivacional e ajuda no desempenho e produtividade dos estudos.
8. Faça pausas e tenha um tempo exclusivo para relaxar
Nossa última dica de como ter motivação para estudar é: faça pausas e tenha um tempo exclusivo para relaxar.
De acordo com muito cientistas e estudiosos do cérebro, nós conseguimos nos manter concentrados por apenas alguns minutos.
Essa é inclusive a teoria de Francisco Cirillo, um cientista dos anos 1980 que desenvolveu o método pomodoro. Depois de muito estudar nosso cérebro, ele percebeu que nós conseguimos permanecer em máxima estimulação cerebral por exatos 25 minutos, chamados de pomodoros. Após esse tempo é necessário fazer uma pausa de 5 minutos e após 4 pomodoros seguidos uma pausa maior: de 30 minutos.
Isso nos mostra que as pausas são fundamentais para a absorção do conhecimento. Portanto, para se manter motivado é necessário que você cumpra pausas menores durante seu dia e que, além disso, deixe um dia completamente livre, para fazer apenas o que te relaxa, como ir a parques, assistir a séries e filmes etc.
Muito bem! Esperamos que você tenha curtido conhecer nossas dicas de como ter motivação para estudar e não se sinta mais desmotivado! Aproveite para ler nosso post sobre o que estudar para o simulado do Enem e assim, se preparar para o maior vestibular do país!
Quer praticar para o Enem com simulados online, questões inéditas, correção TRI e redação? Conheça a Imaginie Simulados .