A física parece um universo de fórmulas difíceis e incompreensíveis para você? E só de pensar nela já dá aquele nó na cabeça?
Bom, mas não dá pra fugir da física, né? Ela está presente tanto em nosso dia a dia, como nas provas de vestibular.
E é por isso que neste post vamos te contar 10 dicas maravilhosas sobre como estudar física e desvendar os mistérios dessa disciplina! Bora lá?
1. Foque nos assuntos que mais caem em física na prova
A matéria de física é bastante extensa, sabemos disso. Portanto, uma dica bem interessante de como estudar física assertivamente é focar nos assuntos que mais caem dessa disciplina no Enem.
De acordo com as últimas edições do Exame, nossos professores e especialistas selecionaram os conteúdos mais recorrentes e que provavelmente caírão em sua prova de física. Confira!
- Dinâmicas;
- Ondas;
- Eletrodinâmica;
- Termodinâmica;
- Estática e hidrostática;
- Óptica;
- Cinemática;
- Eletromagnetismo;
- Moderna;
- Eletrostática.
E se eu for fazer outros vestibulares?
Vale a pena dar uma lida nos editais dos vestibulares que você irá prestar. Porém, trouxemos para você um compiladão dos assuntos que você precisa estudar para os vestibulares na disciplina de física.
- Cinemática dos movimentos retilíneos: ênfase em interpretações dos gráficos usuais da cinemática;
- Dinâmica do movimento retilíneo: aplicações das três leis de Newton;
- Cinemática circular: ênfase no movimento circular e uniforme;
- Dinâmica do movimento curvilíneo: ênfase na dinâmica do movimento circular e uniforme;
- Trabalho e energia: ênfase em sistemas conservativos;
- Calorimetria: trocas de calor (acarretando alteração de temperatura ou mudança de estado);
- Dilatação e contração térmica: ênfase no caso dos sólidos;
- Transformações gasosas e primeiro princípio da Termodinâmica: ênfase nas transformações cíclicas;
- Hidrostática: ênfase no teorema de Stevin e no teorema de Arquimedes;
- Reflexão da luz: ênfase no estudo do espelho plano;
- Refração da luz: ênfase na lei de Snell, fenômeno da reflexão total, dioptro plano e formação de imagens em lentes;
- Ondas: ênfase na equação fundamental da ondulatória;
- Acústica: ênfase nas características que diferenciam os sons (intensidade, altura e timbre);
- Circuitos elétricos: ênfase em potência consumida;
- Movimentos de cargas em campos elétricos e/ou campos magnéticos;
É eu sei que os assuntos são muitos, mas não se preocupe, se você souber como organizar os estudos e fazer um cronograma bem articulado dá tempo de ver tudo até a hora do exame!
2. Estude física relacionando-a com os fenômenos do dia a dia
Para saber como estudar física de modo mais fácil é preciso enxergar a física presente em nosso dia a dia.
Comece a olhar para o céu, para o mar, para a culinária de modo diferente e você perceberá como os fenômenos físicos acontecem o tempo todo ao nosso redor.
Uma dica bem legal é ir fazendo experimentos em casa, para ir se familiarizando com a física.
Quer um exemplo prático e simples? Então confere só: pegue um saco plástico e encha-o de água, depois pegue alguns lápis de cor e enfie-os no saco, de modo que a suas pontas fiquem para fora e o meio do lápis dentro da água, e pronto, você verá como funciona o processo de refração da luz que “muda” a forma de objetos dentro da água.
Viu só como a física é superinteressante e pode ser bem divertida? Estudá-la inserindo-a em nossa realidade é um jeito bem legal de aprender e, além disso, te prepara melhor para o Enem, que costuma trazer questões bastante contextualizadas, apresentando exemplos de fenômenos que acontecem na vida real, o que aproxima a matéria de nossa vivência.
Além disso, é também muito provável que o Exame Nacional do Ensino Médio faça uma interdisciplinaridade entre as disciplinas de física, química e biologia. Afinal, sabemos que vários fenômenos são físico-químicos. Portanto, estudar as matérias em conjunto é uma verdadeira carta na manga, já que de uma só vez você vê duas disciplinas exatas e se prepara para a Ciências da Natureza e sua Tecnologia de modo assertivo.
“Leia mais: Confira o que mais cai em química no Enem e ainda dicas de como estudar para essa disciplina”
Então, já sabe, né? Esteja atento aos assuntos da física que se relacionam com outras disciplina, sempre!
3. Estude por canais do Youtube
Estudar por canais no Youtube é também uma estratégia bem interessante de como estudar física, principalmente se você for o tipo de pessoa que aprende melhor vendo um professor te explicar a matéria.
Então, confere só alguns canais bem legais para entrar em sua lista de estudo para física:
Vale muito a pena assistir às videoaulas, já que a física pode ser bem complicadinha às vezes.
4. Estude progressivamente: do mais básico ao mais difícil
Uma outra dica superlegal de como estudar física é: estude progressivamente: do mais básico ao mais difícil.
Isso porque, não adianta nada você querer começar pelo nível hard, muito possivelmente, você não conseguirá fazê-lo e isso pode te deixar com a autoestima baixa e sem vontade de continuar a estudar.
Então, comece pelo mais simples e vá aumentando o nível de dificuldade, isso fará com que você se mantenha motivado para ver tudo o que precisa. E, além disso, quando aprendemos os conteúdos na escola os vemos gradualmente, nosso cérebro absorve melhor os conhecimentos.
5. Não se esqueça de ler a teoria
Apesar de a física ser bastante prática, com muitas fórmulas e exercícios, é muitíssimo importante que você conheça toda a teoria antes de praticar.
Inclusive, uma dica legal para retenção dos conteúdos consiste em rever o que você aprendeu pela primeira vez 24 horas depois.
De acordo com especialistas, utilizando essa técnica a chance de retenção chega a 80%.
Portanto, nada de estudar para prova de física na última hora, ein? Você deve rever a teoria 24h depois de tê-la visto pela primeira vez e ir reforçando seu conhecimento ao longo dos dias.
6. Estabeleça metas de exercícios
Outra dica legal de como estudar física é o estabelecimento de metas de exercícios. Nessa disciplina você fará muitos, mas muitos exercícios mesmo.
Para tornar isso mais interessante e motivador, sugerimos que você estabeleça metas para si.
No início pode ser difícil se concentrar e acertar uma atividade que seja, mas entenda que isso é muito normal, você só não pode desanimar.
Sugerimos a seguinte rotina de metas:
- 1ª Semana: resolver 5 exercícios; 3 faceis e 2 médios;
- 2ª Semana: resolver 5 exercícios e acertar, pelo menos, os 3 faceis;
- 3ª Semana: resolver 7 exercícios; 3 faceis, 2 médios e 2 difíceis;
- 4ª Semana: resolver 7 exercícios e acertar, pelo menos, os 3 faceis e os 2 médios.
Vá aumentando gradualmente sua meta e mais que isso, comemore muito cada pequena meta alcançada. É legal também se presentear a cada mês que você conseguir cumprir o que foi proposto, assim você se mantém estimulado, focado e de quebra tem um motivo a mais para não deixar matéria aumulada.
“Leia mais: Confira 3 passos de como estudar matéria atrasada.”
7. Leia os enunciados com atenção e sublinhe os comandos
As provas do Enem são famosas por seus enunciados extensos e saber como estudar física passa por conseguir retirar o máximo de informações desses grandes enunciados. Neles você encontrará os comandos e mesmo alguma luz para resolver a questão e encontrar a resposta correta.
Portanto, quando ler os enunciados do Enem, procure sublinhar os comandos e aquilo que achar de mais relevante, que te ajudará a resolver a questão. As questões de física também precisam ser interpretadas corretamente.
8. Monitore seus erros para atuar neles
Outro modo bastante assertivo de como estudar física é por meio do monitoramento de seus erros.
Antes de mais nada você precisa aprender a olhar para o erro não como um problema, mas como algo que faz parte do processo de ensino-aprendizagem. O erro te faz evoluir e ser melhor em determinada atividade.
Bom, mas o interessante é que resignificando o erro você não se frustra com ele, você, de fato, aprende e não o comete novamente.
O que indicamos para física é que você faça um autodiagnóstico dos seus erros. Todas as vezes que estiver fazendo exercícios, confira ao final quais você errou e o que te levou a errá-los. Por exemplo, se depois de ter resolvido 10 exercícios, você perceber que errou só os Óptica, isso quer dizer que você precisa dar uma atençãozinha a mais a esse assunto.
9. Refaça as provas de química dos Exames anteriores
A nossa nona dica de como estudar física: refaça as provas desta disciplina dos Exames anteriores.
Você encontra todas as provas no site do Inep, e pode fazer as questões e depois conferir o gabarito com as respostas corretas. Afinal, praticar exercícios é um dos principais meios para conseguir absorver e internalizar a física.
10. Faça simulados com questões inéditas
Ainda que treinar por questões anteriores seja bem interessante, essas perguntas não vão se repetir e, portanto, praticar com questões inéditas pode se tornar ainda mais eficiente.
Porém, é importante que você faça questões inéditas que sejam alinhadas ao Exame oficial.
Mas onde encontrar questões inéditas que sejam nos mesmos moldes do Enem? 🤔
Em plataformas online. É isso mesmo! Atualmente, já existem plataformas 100% digitais que têm investido em fazer questões inéditas totalmente alinhadas às do Exame oficial e ainda com correção TRI (Teoria de Resposta ao Item)!
Muito massa, né?
Então, não deixe de adicionar essa dica à sua lista e procure um simulado Enem de qualidade para praticar e mandar bem na prova de física!
Aposto que você curtiu nossas dicas de como estudar física e já tá com menos medo dessa matéria cheia de fórmulas, ein? Você pôde perceber como praticar é importante para a física, né? Que tal então dar uma lida em nosso post sobre simulado Enem?