A consciência de que o planeta tem capacidade limitada para atender às nossas necessidades é real e toda a exposição midiática colabora para promover o desenvolvimento de uma geração mais atenta ao assunto.
A nova geração traz à discussão a necessidade do consumo e começa a questionar a posse de automóveis, bem como a alimentação de carnes e por que não dizer, o uso de cosméticos com testes em animais.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “A falta de consciência ambiental em questão no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: A falta de consciência ambiental em questão no Brasil
Paul Watson, fundador do Greenpeace, afirma que inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com a natureza. Dessa maneira, quando se analisa essa perspectiva, nota-se veracidade, haja vista que é de suma relevância que os indivíduos vivam bem com o meio ambiente. Todavia, esse emblema destoa do hodierno cenário brasileiro, visto que a falta de consciência ambiental – destacada por aspectos sociais e governamentais – evidencia que a população não vive em conformidade com a natureza. [1] [2]
Em primeiro lugar, convém destacar que fatores sociais, como o capitalismo, explicitam a falta de consciência ambiental dos cidadãos brasileiros. Dessa forma, segundo o filósofo Karl Marx, “a desvalorização do mundo humano cresce de forma proporcional [3] a valorização do mundo das coisas”. Nesse sentido, é perceptível que os indivíduos exaltam e priorizam mais o capital e a sua renda do que o meio ambiente, uma vez que desmatam e incendeiam florestas para poderem inserir algo que os de lucro, como a agricultura e pecuária, demonstrando [4] a incúria social em relação ao meio natural. Assim, destaca-se a falta de consciência ambiental, em que se dá mais ênfase ao lucro do que a natureza, de modo a demonstrar verídica a perspectiva de Karl Marx. [5]
Em segundo lugar, também se faz importante salientar que a negligência governamental em relação a natureza, também destaca a falta da consciência ambiental no Brasil. Nesse âmbito, de acordo com a Constituição Federal brasileira de 1988, é direito de todos os cidadãos viverem em uma sociedade com o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Entretanto, é notório que essa proposta é falha na prática, já que o Estado negligencia a necessidade de ampliar as políticas públicas, como maior sentença para quem iniciar queimadas ou desmatar as florestas, para a conservação do meio natural do país, de modo a nunca conscientizar a população sobre a importância da natureza e que desmá-la é um crime ambiental. [6]
Portanto, ao se analisar fatores que demonstram a falta de consciência ambiental no Brasil, torna-se imprescindível uma escapatória para essa problemática. Posto isso, é fundamental uma ação do Ministério do Meio Ambiente que deve, por meio de votação com os parlamentares e sanção do gestor público, aprimorar a lei já existente de crime ambiental, impondo punições mais rígidas, como o aumento dos anos na cadeia, para que assim a população não o cometa e tenha consciência sobre os cuidados que devem ter com o meio ambiente. Diante disso, espera-se que os cidadãos tenham percepção dos seus atos e que cuidem da natureza, de modo a tornar real a perspectiva de Paul Watson. [7]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [3] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
- [4] Para deixar o texto mais sofisticado, evite utilizar os verbos no gerúndio.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [2] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [5] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
- [6] Ótimo argumento, muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [8] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [7] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Parabéns! Está no caminho certo. No entanto, alguns desvios foram identificados ao longo do seu texto, o que causou o prejuízo na sua nota em algumas competências. Mas não se preocupe! Se atente aos comentários inseridos afim de sanar tais desvios, para que você consiga otimizar as suas próximas produções textuais. Bons estudos!
Nota: 960
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “A falta de consciência ambiental em questão no Brasil”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!