Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: A linguagem neutra em debate no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Olá, estudante! Bora pro novo desafio #vem1000?

O tema de hoje é sobre “A linguagem neutra em debate no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos cada vez mais!

Exemplo de redação sobre o tema: A linguagem neutra em debate no Brasil

De acordo com a Constituição Federal de 1988 [2], constitui [1] como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, [3] construir uma sociedade livre, justa e solidária. No entanto [4], o texto normativo não produz efeitos na sua totalidade, uma vez que o Estado ainda não foi capaz de realizar a inclusão da população marginalizada, especialmente no que diz respeito à implementação da linguagem neutra no país [5]. Diante disso [9], colocar em pauta discussões referentes à elucidação dessa adversidade é imprescindível para solucionar esse quadro e, desse modo [8], edificar caminhos para a construção de uma sociedade estimável. [6] 

Primeiramente [7], é importante destacar que segundo [10] a cientista franco-polonesa, Marie Curie [20], “Não podemos construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos” [11]. Nesse sentido [12], a falta de uma política de linguagem neutra é nociva para a representatividade e o bem-estar dos indivíduos [13], especialmente das pessoas trans não-binárias, posto que esse cenário provoca a segregação dos que não se enquadram nos padrões do gênero estabelecidos [14]. Esse contexto é prejudicial para o progresso do ser humano e da coletividade. 

Ademais [15], conforme o filósofo francês, Montesquieu [16], “A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos” [17]. Por tal visão [18], a conduta de não incluir a população que não se identifica com os gêneros binários na linguagem é uma atitude reprovável que abre portas para outros tipos de isolamento no meio social [19]. Esse comportamento negativo deve ser adequadamente reprimido. 

Portanto [21], é extremamente necessário que o poder público [22] se empenhe, de modo efetivo, a fim de modificar essa realidade [25], por meio de uma legislação que inclua o uso dos pronomes neutros no currículo das instituições educacionais do país [24], com o objetivo de efetivar a inclusão da linguagem neutra no meio social [23]. Agindo assim, certamente, caminhar-se-á rumo ao progresso. [26] 

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] A construção ficou confusa, refaça-a. Inserir pronome reflexivo “-se” para retomar a coerência da frase.
  • [3] Retire a vírgula.
  • [6] Boa construção sintática, parabéns!
  • [10] Insira uma vírgula.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] Muito bom! Seu repertório sociocultural foi apresentado no texto de maneira produtiva.
  • [5] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [13] Parabéns! Aqui você confirmou sua tese. Não se esqueça de fazer isto em todos os parágrafos.
  • [14] Muito bem! Há tese explícita e fez uma ótima seleção de informações, com indícios de autoria para sustentá-la. Além disso, elabora conclusão que mantém coerência com a opinião defendida.
  • [16] Muito bom! Seu repertório sociocultural foi apresentado no texto de maneira produtiva.
  • [20] Parabéns, você não se limitou a ficar colocando inúmeras informações sem que fossem produtivas. É exatamente isso que o Enem espera de você: repertório sociocultural produtivo. Menos é mais! Qualidade é muito mais importante do que quantidade de citações.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [11] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [17] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
  • [19] Ótimo argumento, muito bem!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [4, 7, 8, 9, 12, 15, 18 e 21] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [22] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
  • [23] Apresentou a finalidade da proposta. Parabéns!!
  • [24] Apresentou os meios de resolução do problema.
  • [25] Apresentou a ação da proposta. Ótimo!
  • [26] Para que sua proposta de intervenção fique completa, você precisa inserir o detalhamento de pelo menos um dos outros elementos válidos – do agente, da ação, do meio/modo ou da finalidade! 

Comentário final

Sua redação está excelente! Você aborda o tema com uma boa argumentação, legitimando seu ponto de vista através de referências de autoridade no assunto. A elaboração sintática é bem construída, com apenas um desvio. Na proposta de intervenção, é necessário incluir o detalhamento de pelo menos um dos elementos. Continue assim!

Nota

960

Gostou? Agora é sua vez de treinar a escrita sobre o tema “A linguagem neutra em debate no Brasil”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

Autor

  • Sabrina Andrade

    Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter