O Programa Universidade para Todos (ProUni) é regido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo conceder bolsas parciais e integrais em cursos superiores pagos.
Para ter acesso a esse programa é necessário cumprir alguns critérios estipulados pelo MEC, já que ele busca atender a população que não possui condições financeiras para custear uma universidade privada.
Se você está pensando em concorrer às bolsas integrais, mas não sabe como conseguir 100% no ProUni, entenda que é necessário atender a critérios de comprovação de renda específicos. Mas, para além de atingir esses critérios, é fundamental fazer a sua parte para conseguir obter uma bolsa integral no curso e universidade desejados.
Sim! Você pode e deve fazer a sua parte na hora da realização do Enem! Não sabe como? Siga na leitura e confira dicas quentes sobre o que fazer para conseguir 100% no ProUni!
Quais os critérios socioeconômicos para concorrer às bolsas do ProUni?
Antes de saber qual o seu papel na hora do Enem para conseguir 100% no ProUni, é necessário conhecer os critérios para concorrer às bolsas do programa.
Em primeiro lugar você deverá ter realizado a última do edição do Enem, ter obtido uma média superior ou igual a 450 pontos e não ter zerado a redação. Além disso, você deverá se enquadrar em algum dos critérios a seguir:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
- Ser pessoa com deficiência.
- Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.
Além de atender a todos os critérios acima, é substancial a comprovação de renda. O ProUni, como já mencionado anteriormente, oferece bolsas parciais (50%) e integrais.
Para ter direito a concorrer às bolsas parciais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta de no máximo três salários mínimos por pessoa.
Porém, se você deseja pleitear uma bolsa integral, deverá comprovar renda familiar bruta de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa.
Para saber se você tem direito a 100% do ProUni é necessário entender como o sistema faz o cálculo de sua renda familiar bruta. Confira a seguir como esse cálculo é feito:
Como é calculada a renda do ProUni?
O cálculo para renda do ProUni não é difícil, basta seguir os dois passos a seguir:
- some a renda bruta (rendimentos sem os descontos oficiais obrigatórios, como INSS e imposto de renda) de todas as pessoas que moram com você;
- divida o valor total pelo número de moradores da residência.
Pronto! Após seguir esses dois passos você obterá a renda familiar bruta de cada pessoa de seu grupo familiar, que é composto por todas as pessoas que moram com você.
Agora é simples: basta comparar o resultado obtido com os limites estabelecidos pelo programa. Caso o valor seja menor ou igual a 3 três salários mínimos por pessoa, o que equivale atualmente a R$ 3.117,00, você poderá concorrer apenas às bolsas parciais disponibilizadas pelo ProUni.
No entanto, se o resultado obtido por você for menor ou igual a 1,5 salário por pessoa, o que corresponde a R$ 1.558,50, então, você pode concorrer a uma bolsa de 100% do ProUni.
O que devo fazer para conseguir 100% no ProUni?
E aí, conferiu todos os critérios para conseguir disputar uma bolsa integral oferecida pelo ProUni e descobriu que atende às regras? Agora é hora de saber qual a sua parte para ficar mais próximo de garantir a sua bolsa.
O ProUni utiliza a nota que você tirou na última edição do Enem para classificar os candidatos. Portanto, é necessário mandar muito bem no Exame para ficar cada vez mais próximo de alcançar 100% no programa. Abaixo daremos algumas dicas de como você deve se preparar para este exame que é altamente concorrido e decisivo. Bora conferir?
1. Faça simulados online
A nossa primeira dica para que você se saia muito bem no Enem e, consequentemente, consiga alcançar 100% no ProUni é: faça simulados online.
Apesar das regras do ProUni estipularem que você deve obter uma média de no mínimo 450 pontos, o que não parece tão alto, é necessário pensar em quantas mil pessoas o Programa recebe de inscritos todo ano. Só para ter uma ideia, na edição de 2019, o ProUni recebeu 950 mil inscritos.
Isso significa que para acessar às bolsas não basta apenas tirar o mínimo de pontos estabelecido, é necessário fazer mais e conseguir alcançar uma média muito maior. E, para tanto, é necessário preparar-se para o Exame Nacional do Ensino Médio.
Sabendo que um curso presencial pode ser extremamente caro, uma alternativa altamente viável para treinar os seus estudos é a possibilidade de fazer simulados online.
Existem plataformas que disponibilizam simulados de todas as áreas e suas respectivas disciplinas cobradas no Enem e o melhor é que o valor é justo e cabe em seu bolso! Vale muito a pena conferir, afinal, você quer garantir sua entrada em uma universidade reconhecida e que ofereça excelência no ensino prestado.
2. Pratique a Redação
Além de não poder tirar menos que 450 pontos nas disciplinas do Enem, o ProUni exige que você não zere a redação.
Tudo bem, zerar a Redação não é uma tarefa tão difícil, você pode estar pensando. Porém, se você quer alcançar uma bolsa de 100%, fazer uma redação basiquinha não te ajudará a garantir aquela vaga dos sonhos, não é mesmo?!
A Redação, sozinha, vale 1000 pontos e pode subir muito ou comprometer toda a sua média no Enem.
Portanto, é fundamental preparar-se para ela com muito afinco e dedicação. Para isso você pode utilizar a Imaginie.
A Imaginie é uma das melhores plataformas de correção de redações do Brasil, incentivando a prática textual e auxiliando os candidatos cadastrados na plataforma a alcançarem a tão sonhada nota 1000.
Na página do instagram da imaginie, você pode conferir vários dos depoimentos de alunos que obtiveram notas realmente altas na redação do último no Enem porque utilizaram a plataforma para se preparem.
Confira as vantagens de ter suas redações corrigidas pela Imaginie:
- Correções de redação por competências nos mesmos moldes do Enem;
- Feedbacks completos sobre o texto;
- Indicações de videoaulas para os erros mais recorrentes;
- Correções feitas por corretores profissionais;
- Mais de 200 temas de redação disponíveis para praticar;
- Melhor custo x benefício do mercado;
- Prazo de correção em até 7 dias.
Legal demais essa plataforma, não é?! Então, não fique para trás e conheça agora os pacotes da imaginie. Sem dúvidas essa plataforma incrível irá ajudar você a como conseguir 100% no ProUni!