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Desafio #vem1000: O acesso à internet em questão no Brasil [Redação pronta]

  • Sabrina Andrade
  • 27/05/2021
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O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação, apontando que 25% dos brasileiros, não têm acesso à internet. Isso representa 46 milhões de pessoas. 

Em áreas rurais, o índice de pessoas sem acesso à rede é ainda maior que nas cidades, chegando a 53,5%. Em áreas urbanas é 20,6%. 

Quase metade das pessoas que não têm acesso à rede (41,6%) afirmam que o motivo para não acessar é por não saber usá-la; (34,6%) diz não ter interesse; para 11,8%, o serviço de acesso à internet é caro. E, finalmente, para 5,7%, o equipamento necessário para navegar pela web, como celular, laptop e tablet, é caro.

O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “O acesso à internet em questão no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!

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Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu)

Exemplo de redação sobre o tema: O acesso à internet em questão no Brasil

“Steve Jobs”, um dos fundadores da Apple – uma das maiores empresas de tecnologia digital -, sempre deixou claro que tecnologia deve ser incentivada, pois ela é um dos principais motores do mundo. Sob esse viés, nota-se que o Brasil vai de encontro ao ideário do empresário, uma vez que grande parcela da população canarinha não possui acesso à internet, especialmente de qualidade. Diante de tal panorama, percebe-se que a problemática não somente ocorre devido à precariedade dos planos de internet [1] bem como tem prejuízos nas esferas sociais, principalmente nas educacionais. [2]

A priori, o valor desproporcional em relação aos benefícios dos contratos de internet é uma das razões basilares para que o acesso ao mundo virtual seja colocado em questão no cenário brasileiro. Nesse contexto, de acordo com o jornal “O Globo”, têm-se as propagandas de empresas de telecomunicação, como a Oi e a TIM, em que os “megabytes” – unidades de velocidade para a navegação digital- são vendidos por preços superfaturados em comparação aos outros países, por exemplo, o Japão [8]. Outrossim, tal realidade absurda ainda possui outro agravante, uma vez que poucos estados tupiniquins possuem uma ampla transmissão de dados por fibra ótica – meio de propagação de informações virtuais com mais qualidade e regularidade. Portanto, os quadros supracitados são preocupantes e devem ser mitigados para a execução da máxima estatal do bem comum, porque eles são os responsáveis pela considerável quantidade de pessoas que não possui acesso à internet. [5]

A posteriori, o empecilho relacionado ao precário acesso à internet acarreta enormes malefícios no âmbito socioeducacional. Dessa forma, percebe-se que a realidade hodierna em relação à Educação a Distância (EaD) é uma prova concreta desse espectro, visto que, graças ao decreto de quarentena devido ao vírus da COVID-19, grande número dos estudantes canarinhos estão em suas casas. Logo, eles dependem do acesso à internet para a realização de diversas atividades escolares, a saber, a visualização das aulas. Portanto, inúmeros alunos, principalmente os das escolas públicas, estão sendo marginalizados, haja vista que a maioria deles não possui internet, segundo o IBGE [7]. Dessa forma, tal conjuntura é inegavelmente catastrófica, já que mostra o ferimento dos preceitos e diretrizes sobre a ampla divulgação da educação descritos na Constituição Cidadã. 

É notório, destarte [4], a necessidade de melhorar a condição brasileira sobre o acesso à internet. Para tanto, urge que o Ministério da Tecnologia, setor do Governo responsável pela inovação e comunicação, melhore as condições dos planos de internet, mediante a uma parceira com as empresas [3] provedoras, por exemplo, o financiamento conjunto da construção de mais redes digitais de fibra ótica, com o escopo de proporcionar planos de internet mais justos, acessíveis e baratos para a população. [6]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Insira uma vírgula.
  • [6] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [5] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [7] Ótimo argumento, muito bem!
  • [8] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [4] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [3] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Muito bem! Seu texto é muito bem escrito, coerente, obedece perfeitamente à estrutura pedida e há poucos problemas a serem resolvidos. Espero que meus comentários ajudem. Até o próximo texto! 

Nota: 960

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Autor

  • Sabrina Andrade
    Sabrina Andrade

    Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infanto-juvenis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

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Sabrina Andrade

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