Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Desafios para a inclusão digital da terceira idade [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A tecnologia está tão presente no nosso dia a dia, que fica até difícil lembrar que nem sempre foi assim, né? Pensando nisso, separamos uma redação comentada sobre o tema “Desafios para a inclusão digital da terceira idade” para você conferir.

Veja, a seguir, a redação pronta:

Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a inclusão digital da terceira idade

Com o advento da Internet e sua expansão no século XXI, a comunicação se tornou rápida, eficiente e proporcionou diversas mudanças no hábitos humanos.[2] Contudo, o grupo idoso das sociedades acabou excluído dessas inovações. Nesse sentido, no que tange à questão da inclusão digital da terceira idade, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude da insuficiência de leis e do individualismo das pessoas. Diante disso, é preciso conhecer os diversos estigmas desse problema, na propensão de solucioná-lo.[1]

Em uma primeira análise, a persistência da problemática é intrinsecamente fomentada pela insuficiência de leis. Apesar da Constituição de 1988 garantir que o Estado brasileiro tem o dever de promover o bem-estar social dos cidadãos, nota-se que a ausência de diretrizes específicas e aplicáveis voltadas para a instrução tecnológica de pessoas mais velhas está presente no âmbito legislativo do país.[3] Nessa perspectiva, se – segundo Aristóteles[4] – a política tem como função preservar a integração entre os indivíduos da sociedade, é evidente constatar que a ausência legislativa tende a dar prosseguimento aos desafios para a inclusão digital da terceira idade e, consequentemente, fomentar a segregação social desses cidadãos, visto a dificuldade que eles têm em relação ao uso das novas tecnologias.

Ademais, em um segundo plano, o individualismo das pessoas é um mecanismo intenso desse impasse.[6] De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman[5], vivemos tempos líquidos, ou seja, uma época de artificialidade nas relações humanas que é caracterizada pelo individualismo. Assim, a falta de empatia dos sujeitos em relação às gerações anteriores, tem feito com que os idosos sejam vistos com maus olhos e considerados incapazes e isso, por conseguinte, promove diversas mazelas, tais como a discriminação, o preconceito e a posterior exclusão desse grupo social, resultando no afastamento dele perante o meio tecnológico. Desse modo, o quadro do panorama líquido se configura como um importante desafio para a incorporação digital da terceira idade.

Portanto, faz-se mister efetivar medidas para a atenuação desse cenário.[7] Destarte, é dever do Poder Legislativo, em parceria com sugestões da população, promover a criação de leis que visem[8] a formação de cursos gratuitos de ensino digital para pessoas mais velhas. Por meio dos Centros de Assistência Social (CRAS) de cada município, professores contratados pela prefeitura devem realizar explicações e demonstrar na praticar[9] como realizar tarefas em computadores e smartphones para o grupo selecionado, possibilitando, dessa maneira, erradicar os desafios para a inclusão digital da terceira idade.[10] Agindo assim, será possível tornar universal o uso da Internet a todas as gerações.[11]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [8] O verbo “visar”, no sentido de objetivar, carece da proposição “a”. O correto é “visam à formação”.
  • [9] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção! O correto é “prática”.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [7] Ao fazer a conclusão, procure retomar a ideia que você defendeu na sua introdução, para depois fazer a sua proposta de intervenção.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Ótimo argumento, muito bem!
  • [3] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.
  • [4] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [5] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante, retirando um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
  • [6] Coloque um dado mais elaborado neste parágrafo. Os dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [11] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [10] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Pratique muito e não deixe de ler redações exemplares, pois isso te ajudará a atingir a pontuação máxima. Corrija seus erros e continue estudando. Parabéns!

Nota: 920

Bora praticar com o tema “Desafios para a inclusão digital da terceira idade”? Para isso, basta escolher o seu pacote de correção da Imaginie, escrever o seu texto e enviar para um de nossos corretores avaliarem. 😉

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter