Você sabe a diferença entre texto expositivo e argumentativo? Enquanto um deles, o expositivo, apresenta várias informações elencadas, o argumentativo expõe argumentos em defesa de um ponto de vista.
A apresentação de descrições em uma redação, com exemplos, dados e referências, é fundamental para compor um texto bem fundamentado e que demonstra conhecimento do autor sobre o que ele está falando. Contudo, essas informações não valem de nada se a redação não for adequada ao tipo de texto que deve ser trabalhado.
Por isso, vamos esclarecer as diferenças entre texto expositivo e argumentativo, a fim de ajudar todos os alunos que vão prestar o Enem e demais vestibulares a não se confundir. Até porque um dos grandes problemas dessas provas é o não cumprimento da estrutura textual cobrada pelas bancas de correção.
Ficou interessado? Então continue lendo para entender as características e diferenças dos textos expositivo e argumentativo!
O que é um texto expositivo?
O texto expositivo tem o objetivo de expor informações, apresentando ao leitor um determinado assunto. Com uma linguagem clara e objetiva, ele deve apresentar uma ideia central e desenvolvê-la ao longo do texto.
Esse tipo muito utilizado no ambiente escolar e acadêmico, onde é comum que os alunos façam apresentações de pesquisas e realizem seminários, por exemplo. Também é possível encontrá-lo em dicionários e enciclopédias.
Por apresentar uma ideia ao leitor, o texto expositivo usa boas descrições, além de apresentar recursos linguísticos como definição e comparação.
A partir de seu objetivo, um texto expositivo pode ser subclassificado de duas formas:
- texto expositivo-argumentativo: além de conceituar algo, você vai usar argumentos para defender essa ideia;
- texto expositivo-informativo: aqui, você só vai apresentar algo com o máximo de neutralidade possível. Veja o exemplo:
“O Ministério da Saúde estima que 2 em cada 5 pessoas atendidas nos hospitais sofreram agressões logo após efetuar um crime. Apesar das leis específicas para punir quem faz justiça por si mesmo, a vingança pelas próprias mãos aumentou segundo a mídia ‘Record TV’, mostrando que o problema ainda persiste.”
O que é um texto argumentativo?
Um texto argumentativo tem como principal objetivo convencer o leitor sobre as suas ideias. Para isso, você deve utilizar estratégias argumentativas, como a apresentação de dados, citações e alusões históricas.
Agora, vamos a um ponto importante: no Enem, em grande parte dos vestibulares e em diversos concursos, o gênero textual cobrado é o dissertativo-argumentativo. Isso quer dizer que você precisa:
- dissertar, ou seja, expor, apresentar informações, informar;
- argumentar, defendendo um ponto de vista de modo a convencer o leitor.
É fundamental que você saiba abordar esses dois aspectos em sua redação para cumprir as especificidades do tipo exigido e não ser prejudicado em sua pontuação.
Qual a diferença entre texto expositivo e argumentativo?
Como você pôde perceber, enquanto no texto expositivo você vai apresentar um conceito (sem necessariamente defendê-lo), no texto argumentativo você deve defender a sua ideia com base em argumentos. Essa é a principal diferença entre texto expositivo e argumentativo.
Para unir as características de um texto dissertativo e argumentativo no Enem, por exemplo, você deve apresentar determinado tópico para o leitor, adotar um ponto de vista e defendê-lo nos parágrafos de argumentação. Esses parágrafos devem ser introduzidos por tópicos frasais, ou seja, uma declaração inicial que é afirmativa ou negativa a respeito do que se discute.
Veja o próximo exemplo:
“Primeiramente, é importante destacar que o sistema judiciário do país vem enfrentando dificuldades para processar todas as ações judiciais no tempo previsto pelo código de processos penais. Segundo uma pesquisa da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), só no Ceará a média para a resolução de um crime é de, aproximadamente, oito anos. Logo, o atual panorama contribui significativamente para o aumento da sensação de impunidade, levando indivíduos a cometerem crimes e outros ao impulso de promover justiça com as próprias mãos.”
No caso acima, o autor consegue expor o seu ponto de vista e defendê-lo com argumentos baseados em dados concretos, o que traz credibilidade à sua redação.
É importante reforçar que, caso você não cumpra as exigências do tipo textual cobrado em uma determina prova, você terá a sua nota prejudicada.
No caso do Enem, por exemplo, você será penalizado na avaliação das competências II, considerando os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo, e III, por ter sido pouco eficiente na seleção e relação de ideias em defesa do ponto de vista.
E aí, deu para entender a diferença entre texto expositivo e argumentativo? Então, que tal aproveitar para conferir o nosso artigo sobre tipos de argumentos que você pode usar em sua redação? Confira e aprenda como melhorar a sua argumentação!
Saiba como tirar 1000 na redação do Enem e ser aprovado(a) no curso dos seus sonhos! Ebook Gratuito