Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Conheça os 10 passos e saiba como desenvolver uma boa redação Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quanto mais o Enem se aproxima, mais crescem as expectativas. Afinal, este é o maior vestibular do Brasil e realmente não é fácil manter a calma quando estamos para tentar aquela vaguinha na universidade e curso dos nossos sonhos, né?

Eu sei que bate uma ansiedade quando lembramos que são 2 dias de prova, 180 questões de 4 áreas do conhecimento e uma redação

Inclusive, para muitos a redação Enem é a parte mais complicadinha da prova. Se esse é também um medo seu, não se preocupe, porque neste post vamos te contar como desenvolver uma boa redação. Vamos te mostrar 10 passos incríveis que farão você ficar cada vez mais próximo da nota 1000. 

Bora conferir este conteúdo em primeira mão? Então, bora!

Qual o passo a passo de como desenvolver uma boa redação Enem?

Selecionamos 10 passos de como desenvolver uma boa redação! Confere só!

1º Passo: Leia a cartilha do participante divulgada pelo Inep

E o 1º passo de nossa lista é: leia a cartilha do participante divulgada pelo Inep. 

Todos os anos, o Inep, órgão organizador do Enem, libera uma cartilha contendo as mais importantes informações sobre a redação, como quais são os critérios de correção, o que é permitido e o que não é permitido, quando e porque sua redação é zerada e ainda alguns exemplos de redações nota 1000 do Exame anterior

Ler esta cartilha é interessante porque ela vai te mostrar quais são os critérios utilizados para a correção de sua redação Enem e ainda alguns exemplos de textos que tiveram nota máxima pra você se inspirar. 

2º Passo: Esteja sempre bem informado

Estar sempre bem informado é importantíssimo para fazer a redação e as demais provas do Exame. 

Isso porque a prova do Enem é bastante contextualizada. Tanto as disciplinas, como a redação costumam cobrar temas bastante recentes e que tenham a ver com o que tem acontecido no Brasil e mundo.

Quer um exemplo mais prático?

Na prova de Biologia do Enem, por exemplo, o Exame costuma cobrar questões relacionadas a epidemias, SUS (Sistema Único de Saúde), alterações climáticas, desequilíbrios ecológicos, enfim, situações atuais que acometem a nossa sociedade e que têm a ver com a biologia, claro, mas também com matérias como geografia, história e sociologia, por exemplo e que estão em alta nos noticiários.

E o que isso tem a ver com a redação? ?

Tudo! Afinal, é muito possível cobrar um tema relacionado a questões ambientais, ou à saúde na redação, não é mesmo? 

Portanto, separe, pelo menos, uma horinha de seu dia para se dedicar a conhecer os assuntos que têm movimentado o nosso país e, claro, o restante do mundo! 

Uma dica legal é ouvir podcasts sobre atualidades, dá pra ouvir enquanto você faz outras tarefas e assim, otimizar seu tempo de estudo! ?

3º Passo: Faça da leitura uma rotina diária

Um dos principais passos de como desenvolver uma boa redação é este aqui, portanto não deixe ele passar despercebido, ein? 

Faça da leitura uma rotina diária! Ler é uma das principais atividades de treinamento para quem quer escrever bem. Leia tudo o que puder, posts do Instagram da Imaginie, textos de blogs com conteúdos voltados à educação ou outros conteúdos de seu interesse, leia livros de literatura, enfim, leia tudo o que puder. 

Quanto mais você naturalizar e fizer da leitura uma prática diária, melhor será a sua escrita!

4º Passo: Faça duas redações por semana

O 4º passo de como desenvolver uma boa redação é: faça duas redações por semana.

É isso mesmo! Este é um dado baseado em especialistas e professores de redação, eles acreditam que é importante você treinar bem sua escrita é com duas redações por semana de temas e eixos temáticos diferentes. 

Que tal já começar a praticar hoje, ein?


5º Passo: Conheça algumas frases para começar a redação e impressionar o corretor

Conhecer algumas frases para começar a redação e já impressionar o corretor de sua redação é o nosso quinto passo.

Muitas vezes empacamos já na primeira linha de nossa redação. É normal dar aquele branco e não saber como começar o seu texto e isso pode comprometer todo o processo de escrita. 

Portanto, pra não correr o risco sofrer com a tela a azul, confira só as seguintes frases para começar a sua redação e impressionar o corretor:

  • “Ao examinar os dados da… verifica-se que…”
  •  “Ao analisar os fatos …”
  •  “A história é cíclica e ao se olhar o passado, percebe-se … volta a acontecer de tempos em tempos…” 
  •  “Dentro os inúmeros motivos que levaram…”
  •  “Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros.”

6º Passo: Memorize vários conectivos

As preposições e as conjunções para redação são essenciais na hora de escrever textos. 

Essas classes de palavras, também conhecidas como conectivos, são essenciais para amarrar toda a sua redação. Elas dão coesão ao seu texto.

E na redação do Enem, o corretor quer ver você diversificar bastante e mostrar que tem um repertório vasto de conectivos na manga. Portanto, quando estiver treinando suas redações vá pesquisando por sinônimos de conectivos e procure não repeti-los. Mas lembre-se também que os conectivos devem fazer sentido à redação, então nada muito floreado ou que você não entenda o significado, opte pelo simples e que siga a norma culta. ?

7º Passo: Assista a séries, filmes e documentários e melhore seu repertório sociocultural

O aspecto sociocultural também é uma das áreas que você deve trabalhar em sua redação.

Mas, afinal, como melhorar este aspecto?

Uma dica muito massa é assistir a séries, filmes e documentários que melhorem este aspecto. Em sites de streaming você encontra vários conteúdos legais para se inspirar. 

Além disso, é muito bom poder estudar assistindo a um filminho com uma pipoquinha do lado, ein? 

Confere só algumas dicas pra você:

  • Sex Education;
  • Gray’s Anatomy;
  • Guerras do Brasil.doc
  • Explicando a Mente.

Estas são apenas algumas das séries superlegais que você encontra na Netflix, mas é só procurar que você vai encontrar outras séries e filmes bem legais e que vão te dar um ótimo embasamento e melhorar seu repertório sociocultural.

8º Passo: Saiba o que são e como utilizar argumentos de autoridade

O oitavo passo de nossa lista de como desenvolver uma boa redação é: saiba o que são e como utilizar argumentos de autoridade.

Pois bem, argumentos de autoridade são aqueles que você usa para corroborar a sua tese. Eles podem ser vários, como:

  • Comparação;
  • Dados de fontes confiáveis;
  • Exemplificação;
  • Enumeração;
  • Causas e efeitos.

Enfim, há várias estratégias argumentativas a serem usadas. O que você não pode deixar de fazer é saber selecionar estes argumentos e utilizá-los em seu texto para confirmar o seu ponto de vista, ok?

9º Passo: Elabore uma conclusão com proposta de intervenção completíssima

E o nosso nono passo de como desenvolver uma boa redação é: elabore uma conclusão com proposta de intervenção completíssima;

Pode parecer bobagem, mas muitos estudantes perdem pontos na redação Enem devido à proposta de intervenção. É bastante normal que uma coisinha ou outra seja esquecida na hora de elaborar uma proposta completa. 

Então, confere só o que não pode faltar em sua proposta de intervenção:

  • Agente;
  • Ação;
  • Meio; 
  • Efeito;
  • Detalhamento.

Além disso, sua proposta de intervenção não pode ferir os direitos humanos. São muitos detalhes, mas com prática e treinamento você consegue memorizar fácil, fácil.

10º Passo: Conte com uma plataforma de correção de redações online

O nosso décimo e último passo de como desenvolver uma boa redação é: conte com uma plataforma de redações online. 

Atualmente, já existem plataformas online especializadas em correção de redação, elas contam com corretores-professores que te mostram seus pontos fortes e também os pontos de atenção. O que é muito interessante e produtivo para quem quer treinar e mandar bem e tentar a nota 1000 na redação Enem, né?

Então, não perde tempo, já procure hoje mesmo por uma plataforma online de redação que te ajude a desenvolver uma redação!

E aí, curtiu nossos 10 passos e já sabe como desenvolver uma boa redação? Depois de tanto conteúdo acredito que você vai sim conseguir fazer aquele texto lindo ficar próximo à nota máximo. Que tal aproveitar para conferir nosso post sobre 8 maneiras de treinar redação e conferir mais algumas diquinhas que podem te ajudar a mandar bem na prova de redação?

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter