Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Confira 10 dicas de redação para produzir um ótimo texto dissertativo-argumentativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A prova de redação é importantíssima em qualquer vestibular. Mas, se você está se preparando para realizar alguma prova de acesso ao ensino superior, já sabe muito bem disso, né? O que talvez você não saiba são alguns segredinhos e dicas de redação rápidas e práticas para produzir um texto dissertativo-argumentativo

Mas, por que decidimos falar sobre esse gênero textual? Nós resolvemos trazer algumas dicas importantes para o desenvolvimento de uma redação dissertativa-argumentativa porque esse é um dos textos mais cobrados nos vestibulares. Ele é, inclusive, o gênero textual cobrado no Enem, que é o maior vestibular do Brasil atualmente. 

Então, conheça a seguir 10 dicas de redação para fazer um texto dissertativo-argumentativo e alcançar uma excelente nota! ?

10 dicas de redação para alcançar a nota máxima

Selecionamos 10 dicas de redação rápidas, práticas e fáceis de lembrar para que você faça um excelente texto dissertativo-argumentativo e alcance a nota máxima. Confere só:

1. Pesquise muito e conheça o vestibular da universidade que irá prestar

A primeira de nossas dicas de redação começa muito antes da prova oficial. Para saber como desenvolver um bom texto dissertativo-argumentativo, você deve pesquisar muito sobre a universidade e o vestibular que deseja prestar. 

Isso porque, se você está pensando em fazer mais de um vestibular, deve conhecer profundamente a maneira como cada um deles costuma fazer a correção de suas provas de redação.

Uma dica legal é ler atentamente os editais, assim, você vai ver que eles têm especificidades diferentes e que isso também pode contar para as redações. 

Alguns vestibulares, como o Enem, costumam expor no ano anterior uma cartilha sobre o modo como os textos foram corrigidos e, ainda, exibe modelos de textos nota 1000 da edição passada. 

2. Leia as instruções da prova de redação com cuidado

A nossa segunda dica de redação é: leia as instruções da prova de redação com cuidado. Essa é uma dica bastante valiosa, pois é nessa parte que você vai ver se pode escrever seu texto a lápis ou se deve escrever somente com caneta.

Nessa parte, você também vai descobrir se pode rasurar sua redação e como fazer isso de maneira correta. Além de instruções para você não se identificar durante o seu texto. Todas as minúcias que podem prejudicar a sua nota serão explicitadas nas instruções, portanto, leia-as atentamente antes de iniciar a sua escrita, ok?

Dicas de redação: gif do Bob Esponja fazendo joinha com a mão

3. Verifique se é obrigatório ou não colocar título em sua redação

A obrigatoriedade do título também é algo que você deve verificar antes mesmo de começar a escrever. Essa é uma das dicas de redação mais legais, porque vai otimizar o seu tempo de escrita. Afinal, por que gastar um tempão pensando em um título se ele não vai ser avaliado?

A redação Enem é um exemplo claro de texto dissertativo-argumentativo que não exige título. E, se ainda assim você colocá-lo, ele não será avaliado. Porém, alguns vestibulares exigem um título e, se você não colocá-lo, será penalizado. Esse é o caso da Fuvest!

Para ter certeza sobre essa obrigatoriedade, já sabe, né? Leia atentamente as instruções e confira se o título é ou não obrigatório naquela prova específica.

4. Leia atentamente os textos de apoio

Leia atentamente os textos de apoio! Anote essa dica de redação porque ela é valiosa, ok?

Os textos de apoio não são figurativos, eles estão em sua prova por um motivo muito importante: te orientar. Muitas vezes, quando ignoramos a leitura dos textos, porque imaginamos já conhecer muito profundamente um tema, cometemos erros graves, como o tangenciamento do tema.

Os textos de apoio vão guiar o seu texto por um caminho mais confiável, com informações sobre o recorte temático que os organizadores de sua prova esperam que você aborde. Portanto, nada de preguiça, ok? Leia os textos de apoio com muita atenção, eles são valiosíssimos!

5. Tenha algumas frases na manga para começar bem a sua introdução

Saber começar um texto é, para alguns, uma das tarefas mais difíceis de toda a redação. Portanto, a nossa quinta dica de redação é: tenha algumas frases na manga para começar sua redação e já impressionar o corretor em sua introdução

Confira algumas frases que podem te ajudar a iniciar seu texto:

  • “Atualmente, … é um desafio que atinge a sociedade brasileira…”
  • “O advento … trouxe benefícios e desafios à sociedade…”
  • “Sob a perspectiva histórica…”
  • “Comenta-se com frequência a respeito …”
  • “Levando em conta o artigo X da Constituição Federal de 1988…”

6. Impressione o corretor já em sua introdução

Outra maneira de impressionar o corretor já na introdução é fazer uma alusão histórica ou mesmo trabalhar o aspecto sociocultural por trás do tema

Essas são duas maneiras bastante interessantes de iniciar uma redação. Assim, você prende a atenção do corretor e dá uma enriquecida no seu texto, mostrando que domina o tema que está desenvolvendo.

7. Selecione argumentos de autoridade

Nossa próxima dica de redação é sobre o desenvolvimento do texto. Como você sabe, o desenvolvimento é aquela parte reservada para você expor argumentos de autoridade que fortaleçam seu ponto de vista.

Pense em usar as seguintes estratégias argumentativas:

  • exemplificação;
  • comparação de um mesmo fato em épocas ou países diferentes;
  • dados e uma fonte segura;
  • causas e efeito.

É claro que você não precisar usar todas essas estratégias. Trabalhando bem dois argumentos, um em cada parágrafo, você já consegue produzir uma redação dissertativo-argumentativa e alcançar uma boa nota.

8. Utilize conectivos para deixar sua redação coesa e coerente

Essa é uma das dicas de redação mais maravilhosas que vamos te dar, então prepare a caneta e o bloquinho para não perdê-la: utilize conectivos para deixar sua redação coesa e coerente.

Em uma redação você precisa utilizar preposições e conjunções para ligar as ideias entre os períodos e os parágrafos do seu texto, como as seguintes palavrinhas:

  • mas;
  • porém; 
  • contudo; 
  • todavia;
  • entretanto; 
  • no entanto; 
  • não obstante,
  • ademais;
  • enquanto;
  • porque.

Todas elas são exemplos de conectivos e servem para ligar ideias. Uma dica preciosa é: use e abuse dos conectivos e procure não repeti-los; utilize um maior número de conjunções e preposições diferentes para enriquecer sua redação.

9. Saiba como defender sua tese

A defesa de sua tese é um dos pontos mais importantes de toda a redação dissertativa-argumentativa. 

É aqui que você vai mostrar ao corretor que o seu ponto de vista tem embasamento teórico. Por isso, você deve saber como selecionar e utilizar argumentos válidos que confirmem as informações que você expõe em sua redação.

10. Siga todas as dicas de redação e finalize seu texto da maneira correta 

Por fim, mas não menos importante, a última de nossas dicas de redação é: finalize seu texto de maneira correta.

Você deve ler atentamente as instruções da prova de redação do vestibular que está prestando e saber se você precisa apenas concluir ou ainda apresentar uma proposta de intervenção.

É isso mesmo, na redação do Enem, além de retomar sua tese em sua conclusão, você precisa também propor uma ação, com agente, modo, efeito e detalhamento para todos os desafios apresentados por você durante o desenvolvimento. 

Dicas de redação: gif do Bob Esponja respirando surpreso

Esperamos que você tenha gostado das nossas 10 dicas de redação. Agora, aproveite para ler o nosso post sobre como treinar redação e mandar bem!

[MAPA MENTAL]

Estrutura da redação: conheça as características dos principais gêneros textuais que aparecem nos vestibulares

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × dois =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter