A prova de redação é importantíssima em qualquer vestibular. Mas se você está se preparando para ter alguma prova de acesso ao Ensino Superior sabe muito bem disso, né?
Pois bem, mas o que talvez você não saiba são alguns segredinhos e dicas de redação rápidas e práticas para produzir um texto dissertativo-argumentativo.
Mas porque selecionamos este gênero textual? 🤔
Nós resolvemos trazer algumas dicas importantes para o desenvolvimento de uma redação de gênero dissertativo-argumentativo porque este é um dos textos mais cobrados nos vestibulares.
Ele é, inclusive, o gênero textual do Enem, que é nada mais nada menos que o maior vestibular do Brasil atualmente.
Então, conheça a seguir 10 dicas de redação para fazer um texto dissertativo-argumentativo e alcançar uma excelente nota! 😉
10 dicas de redação rápidas para produzir um bom texto dissertativo-argumentativo e alcançar uma boa nota
Selecionamos 10 dicas de redação rápidas, práticas e fáceis de lembrar para que você faça um texto dissertativo-argumentativo e alcance uma excelente nota. Confere só:
1. Pesquise muito e conheça o vestibular da universidade que irá prestar
A primeira de nossas dicas de redação começa muito antes da prova oficial. Para saber como desenvolver um bom texto dissertativo-argumentativo você deverá pesquisar muito sobre a universidade e o vestibular que deseja prestar.
Isso porque, se você está pensando em fazer mais de um vestibular, deve conhecer profundamente a maneira como cada um deles costuma fazer a correção de suas provas de redação.
Uma dica legal é ler atentamente os editais, você verá que eles possuem especificidades diferentes e isso também pode contar para as redações.
Alguns vestibulares, como o Enem, por exemplo, costumam expor no ano anterior uma cartilha contendo o modo como os textos foram corrigidos e ainda exibindo modelos de texto nota 1000 da edição passada.
2. Leia as instruções da prova de redação com cuidado
A nossa segunda dica de redação é: leia as instruções da prova de redação com cuidado. Esta é uma dica bastante valiosa, pois é lá que você verá se poderá escrever seu texto a lápis ou, ao contrário, deverá produzi-lo somente a caneta.
Se você poderá rasurar sua redação e como fazer isso de maneira correta. Além de instruções para que você não se identifique durante o seu texto. Todas essas minúcias que podem prejudicar a sua nota serão explicitadas nas instruções, portanto, leia-as atentamente antes de iniciar a escrita, ok?
3. Verifique se é obrigatório ou não colocar título em sua redação
O título é algo que também deve ser verificado por você antes mesmo que você comece a escrever.
Essa é uma das dicas de redação mais legais, porque vai otimizar o seu tempo de escrita. Afinal, por que gastar um tempão pensando em um título se ele sequer vai ser avaliado?
A redação Enem é um exemplo claro de texto dissertativo-argumentativo que não exige título. E se ainda assim você colocá-lo ele não será avaliado.
Porém, alguns vestibulares cobram obrigatoriamente um título e se você não colocá-lo poderá ser penalizado, é o caso da Fuvest. Para ter certeza sobre isso, já sabe, né? Leia atentamente as instruções e confira se o título é ou não obrigatório naquela prova específica.
4. Leia atentamente os textos de apoio
Leia atentamente os textos de apoio! Anote essa dica de redação porque ela é valiosa, ein?
Os textos de apoio não são figurativos, eles estão em sua prova por um motivo muito importante: ajudar você a se guiar. Muitas vezes, quando optamos por não ler os textos, porque imaginamos já conhecer muito profundamente um tema podemos incidir em erros graves, como o tangenciamento do tema.
Os textos de apoio vão guiar o seu texto por um caminho mais confiável, eles trarão informações sobre o recorte temático que os organizadores de sua prova esperam que você aborde.
Portanto, nada de preguiça, ein? Leia os textos de apoio com muita atenção, eles são valiosíssimos!
5. Tenha algumas frases na manga para começar bem sua introdução
Saber iniciar uma introdução é, para alguns, uma das tarefas mais difíceis de toda a redação.
Portanto, a nossa quinta dica de redação é: tenha algumas frases na manga para começar sua redação e já impressionar o corretor em sua introdução.
Confira algumas que podem te ajudar a iniciar seu texto:
- “Atualmente, … é um desafio que atinge a sociedade brasileira…”
- “O advento … trouxe benefícios e desafios à sociedade…”
- “Sob a perspectiva histórica…”
- “Comenta-se com frequência a respeito …”
- “Levando em conta o artigo X da Constituição Federal de 1988…”
FORM FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA
6. Impressione o corretor já em sua introdução
Outra maneira de impressionar o corretor de sua redação já na introdução é fazendo uma alusão histórica sobre o tema ou mesmo trabalhando o aspecto sociocultural.
Essas são duas maneiras bastante interessantes de iniciar uma redação. Assim, você prende a atenção do corretor e dá uma enriquecida em sua redação, mostrando que domina o tema que está escrevendo.
7. Selecione argumentos de autoridade
Outra de nossas dicas de redação é sobre o desenvolvimento dela. O desenvolvimento é a parte do seu texto reservada para que você apresente argumentos de autoridade que corroborem seu ponto de vista.
Pense em usar as seguintes estratégias argumentativas:
- Exemplificação;
- Comparação de um mesmo fato em épocas ou países diferentes;
- Dados e uma fonte segura;
- Causas e efeito.
É claro que você não precisar usar todas essas estratégias. Trabalhando bem dois argumentos, um em cada parágrafo, é suficiente para produzir uma redação dissertativo-argumentativa e alcançar uma boa nota.
8. Utilize conectivos para deixar sua redação coesa e coerente
Essa é uma das dicas de redação mais maravilhosas que vamos te dar, então prepare a caneta e o bloquinho para não perdê-la: utilize conectivos para deixar sua redação coesa e coerente.
Em uma redação você precisa utilizar preposições e conjunções para ligar as ideias entre os períodos e os parágrafos de seu texto.
Sabe aquelas palavrinhas:
- mas;
- porém;
- contudo;
- todavia;
- entretanto;
- no entanto;
- não obstante,
- ademais;
- enquanto;
- porque.
Todas elas são conectivos e servem para conectar ideias. Uma dica preciosa é: use e abuse dos conectivos e procure não repeti-los, utilize um maior número de conjunções e preposições diferentes, isso enriquecerá sua redação.
9. Saiba como defender sua tese
A defesa de sua tese é um dos pontos mais importantes de toda a redação dissertativa-argumentativa.
É aqui que você mostrará ao corretor que o seu ponto de vista possui embasamento teórico e é por isso que você deve saber como selecionar e utilizar argumentos válidos que confirmem as informações que você expõe em sua redação.
10. Finalize sua redação da maneira correta
Por fim, mas não menos importante, a última de nossas dicas de redação é: finalize seu texto de maneira correta.
Para isso você deverá ler atentamente as instruções da prova de redação do vestibular que está prestando e saber se você precisará apenas concluir ou ainda apresentar uma proposta de intervenção.
É isso mesmo, na redação do Enem, além de retomar sua tese em sua conclusão, você precisará também propor uma ação, com agente, modo, efeito e detalhamento para todos os desafios apresentados por você durante o desenvolvimento.
Hmm senti que você curtiu nossas 10 dicas de redação, ein? Bom, aproveite para ler o nosso post sobre como treinar redação e mandar bem!