Sabia que existem maneiras de estudar para o Enem de graça? O Enem é o principal meio de acesso às instituições de ensino superior, uma vez que por meio dele é possível participar dos programas governamentais como o Sisu, ProUni e Fies.
Portanto, é fundamental se preparar para ir bem nessa prova que poderá definir o seu futuro profissional.
No entanto, sabemos que os cursos presenciais de preparação para o Enem podem apresentar preços salgados, que nem todos são capazes de pagar. E é justamente por isso que exibiremos para você 8 maneiras de estudar para o Enem de graça!
Por incrível que pareça, você pode utilizar as redes sociais para fazer mais do que apenas interagir com as pessoas. A tecnologia pode te ajudar (e muito!) a se preparar para essa prova tão decisiva. Confira a seguir a nossa seleção!
8 maneiras legais de estudar para o Enem de graça
Assistir a vídeos no YouTube, seguir perfis no Instagram e acessar blog com conteúdos de estudos são algumas estratégias para conseguir se dar bem na prova. A seguir, veja todas as 8 dicas de como estudar para o Enem de graça!
1. Assista a vídeos no YouTube
De acordo com o relatório Digital de 2022 da We Are Social, o YouTube é a segunda rede social mais utilizada no Brasil.
Com certeza, você não está de fora dessa, né? Afinal, quem não usa uns minutinhos do dia para assistir os youtubers favoritos que atire a primeira pedra!
Provavelmente você possui alguns canais preferidos que acessa diariamente. Portanto, se está se preparando para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e demais vestibulares, deve incluir em sua lista os canais que oferecem conteúdo voltado a esse tema!
Um exemplo de canal que oferece conteúdos como vídeos informativos sobre os programas governamentais, ProUni, Sisu e Fies, além de dar dicas de estudo, gramática, como estruturar uma redação nos moldes do Enem e vários outros conteúdos é o da Imaginie.
Então, não deixe de assinar para receber as notificações dos últimos vídeos do canal e aproveitar para se preparar para o Enem!
2. Siga perfis de estudo no Instagram
Ainda de acordo com o relatório Digital de 2019 da We Are Social, o Instagram aparece como uma das redes mais populares do Brasil e mundo.
O Insta é o queridinho do momento! A pesquisa se fundamentou nas respostas de entrevistados, que escolheram o Instagram como rede social favorita.
Imagino que você tenha um perfil nessa rede social e poste fotos, vídeos sobre questões de seu interesse, além, é claro, de seguir amigos, conhecidos e pessoas relevantes para você.
Pois bem, existem pessoas e páginas no Instagram que oferecem dicas gratuitas sobre conteúdos das disciplinas que caem no Enem!
Há também páginas focadas em dar dicas relacionadas à redação, já que essa é fundamental para aumentar sua média, pois sozinha vale 1000 pontos!! Um exemplo é a @imaginieedu, que oferece dicas quentes sobre a redação Enem, além de conteúdos sobre demais vestibulares.
3. Acesse blogs com conteúdos que possam te ajudar
A terceira possibilidade para estudar para o Enem de graça são os blogs. Caso você seja aquela pessoa que gosta de aprender lendo, os blogs são uma ótima alternativa!
Diferente do Instagram e Youtube, que são mais visuais e, geralmente, investem em uma linguagem não verbal, com fotos e vídeos, os blogs contam com conteúdos escritos, que podem complementar seu estudo, já que normalmente são mais extensos e detalhados.
Há blogs sobre todas as áreas de conhecimento do Enem e demais vestibulares. Os conteúdos dos blogs são também informativos, tratando de questões como cronogramas de inscrição do ProUni, Sisu e Fies, por exemplo.
Um exemplo de blog que vale a pena conferir é o que você está lendo agora: o blog da Imaginie. Aqui, a gente escreve artigos sobre os mais diferentes temas para você estudar para o Enem de graça, se preparar para o vestibular, decidir a sua profissão e muito mais!
4. Ouça podcasts
Outro formato de conteúdo bastante atual é o podcast. Podcasts são conteúdos em áudio utilizados para tratar de vários assuntos. Eles são ideais para quem precisa otimizar e aproveitar cada minutinho de seu tempo.
Sabe aquela hora em que você está no ônibus? Pois é! É exatamente nesse momento que você pode ouvir um podcast sobre um tema específico de atualidades, por exemplo.
Existem podcasts sobre notícias atuais, sobre o repertório sociocultural e vários outros, que certamente irão ajudar você a estudar para o Enem. Sendo uma ferramenta de fácil acesso, uma vez que, geralmente, a linguagem tende a ser mais simples, com um tom de conversa, aprender se torna divertido.
Quer um ótimo exemplo? O Dá Ideia, podcast da Imaginie! Lá, discutimos temas atuais que podem cair no Enem com especialistas para você ficar preparado. Confira um episódio abaixo:
5. Utilize aplicativos
Sabia que também dá para estudar para o Enem de graça usando aplicativos? Sim! A gente inclusive escreveu um post sugerindo vários opções de app em nosso blog.
Você pode encontrar aplicativos para resolver exercícios, treinar redações, organizar sua rotina de estudos…
Então, não deixe de conferir o nosso post e baixar os aplicativos que você precisa para melhorar sua rotina de estudos!
6. Procure cursinhos populares
Caso você tenha uma necessidade mais urgente de assistir a aulas presenciais, uma alternativa viável são os cursinhos populares.
Existem vários cursos preparatórios para o Enem e demais vestibulares que são totalmente gratuitos espalhados pelo Brasil inteiro. A capital mineira, Belo Horizonte, conta com vários, como o Equalizar, um cursinho da UFMG.
O Equalizar também conta a ajuda da Equale, que é uma ONG sem fins lucrativos, cuja proposta é promover a equidade na educação, fortalecendo e criando oportunidades para gestores escolares, professores, estudantes e famílias da rede pública de ensino.
Ela ajuda a manter os cursinhos populares de Minas Gerais, dando auxilio material, didático, vale transporte, além da promoção de aulões, entre outras situações, caso você queira dar uma olhada em cursinhos populares mineiros, basta clicar aqui e dar uma conferida!
Cadastre-se em nossa plataforma
São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.
7. Baixe materiais gratuitos
Uma outra alternativa para estudar para o Enem de graça é baixar materiais gratuitos. Há ebooks sobre as áreas de conhecimento que são cobradas no Exame, dentre diversos outros tipos de conteúdos.
Como já citado anteriormente, a redação do Enem é importantíssima para acessar os programas governamentais Sisu, Fies e ProUni, uma vez que a regra básica em comum para todos é não zerar a redação.
Para se preparar gratuitamente para ela você pode baixar ebooks com conteúdos específicos para a Redação, como questões relacionadas à acentuação de palavras, por exemplo, item essencial para a produção de um bom texto.
8. Refaça provas anteriores
A última alternativa, mas não menos importante, é a solução de provas de vestibulares e o próprio Enem de anos anteriores.
Você pode encontrar as edições anteriores do Enem e os gabaritos no site do INEP. É, também, viável que você faça as propostas de redação. Quanto mais você refizer as questões e os textos, mais preparado estará para quando fizer a prova que garantirá sua vaga no curso e instituição dos seus sonhos.
Além de conhecer sobre alternativas para estudar para o Enem de graça, é muitíssimo importante saber como gerir seu tempo e estudar todo o conteúdo até a data da prova. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para ensinar a você como desenvolver um cronograma de estudos. Basta clicar aqui e descobrir!