Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba como se dá o processo de formação de palavras

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já parou para pensar no processo de formação de palavras? Será que existe somente um processo ou são vários? As palavras do nosso idioma permanecem imutáveis para sempre ou sofrem mudanças e influências de outras línguas? ?

Bom, são muitas dúvidas e questões pertinentes a esse tema e saber respondê-las vai facilitar o estudo mais aprofundado de vários outros conteúdos da língua portuguesa, como por exemplo, o estudo dos modos verbais e das funções sintáticas, assuntos que caem (muito) na prova do Enem e em outros vestibulares! 

Por tudo isso, vamos neste post mostrar a você quais são os principais processos de formação de palavras. Basta seguir na leitura e conferir!

O que é o processo de formação de palavras?

Formação de palavras é o conjunto de processos morfológicos e sintáticos que permitem a criação de palavras novas dentro de qualquer idioma.

No idioma português contamos com diversos processos, mas os mais produtivos são os procedimentos conhecidos como: derivação e composição. 

Existem outras maneiras de se expandir o léxico, como por exemplo os estrangeirismos e empréstimos de palavras de outros idiomas, como o inglês e o latim.

Além dos já citados, há outros processos de formação de palavras, como a abreviação (moto – motocicleta / foto – fotografia); a onomatopeia (zum-zum, tique-taque); a sigla (ONU, UFMG, EUA); o hipocorístico (Nanda, Fafá, Zé) e o hibridismo (automóvel; sociologia).

Vamos neste post focar em te mostrar os processos de formação por derivação e o processo de formação por composição, ok? 

Porém, antes de te mostrar esses dois processos é necessário que você conheça alguns conceitos básicos que te farão entender melhor o que fato viemos te mostrar: a formação de palavra. 

O que são palavras primitivas derivadas?

Primitivas são palavras que não dependem de outras para existir. Exemplos: casa, flor, feliz, amor. 

Já as palavras derivadas necessitam de uma palavra primitiva para existirem. Elas são, como o próprio nome sugere, derivadas de outras. A palavra “florido” é uma palavra que deriva da palavra primitiva “flor”. Alguns outros exemplos de palavras primitivas são: casarão (de casa), pedreira (de pedra), etc.

O que são palavras simples e compostas?

Simples são palavras formadas por um único radical, ou seja, apenas um termo. Exemplos: casa, flor, amor, mulher, menino. 

As palavras compostas possuem dois ou mais radicais, que separados têm um significado, mas quando se juntam passam a ter um sentido novo. Exemplos: beija + flor = beija-flor; terça + feira = terça-feira; água + ardente = aguardente.

Agora que você conhece esses conceitos ficará mais fácil entender melhor os processos de formação de palavras por derivação e por composição. Vamos lá?

O que é o processo de formação de palavras por derivação?

A derivação é o processo pelo qual se formam novas palavras por meio da junção de certos elementos à palavra primitiva. 

Como mencionamos antes, esse é um dos meios mais produtivos dentro do nosso idioma e ele pode se dar de quatro maneiras diferentes: derivação prefixal, derivação sufixal, derivação parassintética, derivação regressiva/deverbal e derivação imprópria.

Dois conceitos importantes que você deve conhecer para compreender esse processo são: o de radical e de afixos. Acompanhe!

  • Radical: é a parte invariável da palavra e que nunca vai sofrer alterações. O radical de “calmo”, por exemplo, é “calm”, essa parte nunca vai ser alterada.
  • Afixos: são elementos secundários, também conhecidos por morfemas, que se juntam às palavras por meio do processo de derivação. Eles podem vir antes do radical e aí são chamados de prefixos ou depois do radical  e assim conhecidos como sufixos. O morfema “mente” é um sufixo e quando o adicionamos à palavra primitiva “calmo” obtemos: “fortemente”.

Agora que você conhece alguns conceitos básicos vamos te mostrar os detalhes de cada um dos procedimentos que fazem parte da derivação.

Derivação prefixal

A derivação prefixal se dá quando adicionamos um afixo antes do radical. Exemplos:

  • desleal (prefixo “des”);
  • infeliz (prefixo “in”);
  • contradizer (prefixo “contra”);
  • abnegar (prefixo “ab”).

Derivação sufixal

A derivação sufixal se dá quando adicionamos um afixo depois do radical. Exemplos:

  • felicidade (sufixo “cidade”);
  • surdez (sufixo “ez”);
  • tradutor (sufixo “tor);
  • beleza (sufixo “eza).

Derivação parassintética

A derivação parassintética acontece quando adicionamos ao mesmo tempo um prefixo e um sufixo ao radical, dando à palavra um novo significado. Exemplos:

  • entardecer (“en” + tarde + “cer”);
  • anoitecer (“a” + noite + “cer”);
  • abençoar (“a” + benção + “oar”);
  • engordar (“en” + gordo + “ar”)

As palavras que derivam desse processo só fazem sentido se tiverem os dois afixos juntos, se tiramos um ou outro ela deixa de ter um significado.

Derivação regressiva ou deverbal

A derivação regressiva acontece por meio de uma redução e não de um acréscimo como as anteriores. Ela também é conhecida por deverbal, já que são os verbos que sofrem redução, tornando-se substantivos. Exemplos:

  • falar (verbo) → fala (substantivo);
  • comprar (verbo) → compra (substantivo);
  • beijar (verbo) → beijo (substantivo);
  • cantar (verbo) → canto (substantivo).

Derivação imprópria

Aqui não há acréscimo ou retirada de afixos, o que acontece é uma mudança semântica da classe gramatical das palavras e é justamente por não mudar a palavra em si que essa derivação recebe o nome de imprópria. Exemplos:

  • “Os justos serão premiados.” Neste caso, o adjetivo “justos” passa a ser um substantivo.
  • “O maior feito dele foi fazer o gol da vitória.” Neste caso, o verbo no particípio “feito” passa a ser um substantivo.
  • “O cantar daquele pássaro é o mais diferente que já ouvi.” Neste caso, o verbo no infinitivo “cantar” passa a ser um substantivo.

Banner de divulgação do Mapa Mental sobre Acentuação gratuito. Link para: https://conteudo.imaginie.com.br/mapa-mental-acentuacao?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

O que é o processo de formação de palavras por composição?

A composição é o processo pelo qual formam-se novas palavras por meio da junção de dois ou mais elementos vocabulares de significação própria, mas que quando se juntam passam a formar uma nova palavra que passa a ter um novo sentido. 

Esse processo pode se dar de duas diferentes maneiras. Confira-as a seguir:

Composição por justaposição

Neste caso, duas palavras se juntam sem nenhuma alteração ou supressão de letras das palavras primitivas. Exemplos:

  • sexta-feira (sexta + feira);
  • guarda-roupa (guarda + roupa);
  • passatempo (passa+tempo);
  • beija flor (beija + flor).

Composição por aglutinação

Já na na composição por aglutinação há a supressão de algumas letras modificando, então, as palavras de alguma maneira. Exemplos:

  • embora (em boa hora);
  • hidrelétrico (hidro + elétrico);
  • planalto (plano alto).

Esperamos que você tenha curtido conhecer melhor sobre os processos de formação de palavras do português. Para entender ainda melhor esse tema é legal conhecer a fundo as classes gramaticais, que tal então ler nosso post sobre as 10 classes morfológicas do português? Esse é um conteúdo que sem dúvidas deve estar em seu cronograma de estudos para o Enem!

Banner para a planilha gratuita de plano de estudos para o Enem com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/plano-estudos-para-enem?utm_source=blog-post&utm_medium=banner&utm_campaign=material-rico

Autor

  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

7 + 12 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter