Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Impactos da transposição do Rio São Francisco [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O último tema do eixo temático Meio Ambiente do #DesafioVem1000 foi: Impactos da transposição do Rio São Francisco. E nós já trouxemos um excelente exemplo de redação para você analisar e se inspirar. Vem conferir!

Ver essa foto no Instagram

Chegou nosso último desafio #Vem1000 da primeira quinzena de junho ?, e com ele mais um tema de redação sobre meio ambiente para você praticar! ⠀ E hoje vamos falar sobre os impactos da transposição do Rio São Francisco.? ⠀ Para começar, você sabe o que é e para que serve a transposição de um rio? É um projeto de deslocamento de parte das águas do rio, e tem como objetivo principal levar água de um lugar rico para outro pobre nesse recurso.? ⠀ Com a transposição do Rio São Francisco, O EIA (Estudo de impacto ambiental) prevê que até 2025, uma região equivalente a mais de 160 mil campos de futebol, seja irrigada, abastecendo até 12.4 milhões de pessoas.? ⠀ Apesar disso, a transposição traz algumas consequências para o meio ambiente. Pode causar a destruição da fauna e flora resultante do desmatamento e acelerar o processo de extinção de muitas espécies. Além disso, pode agravar o problema de desertificação do solo, afetar espécies aquáticas, aumentar a poluição e ainda alterar a vida social de moradores da região.? ⠀ E o que você acha sobre esse assunto? Conta pra gente aqui nos comentários.? ⠀ Se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e nota por competência, é só acessar o link na bio e fazer parte da Imaginie.? ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #dicaderedação #dicadeestudo #meioambiente #temaderedação

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em

Exemplo de redação sobre o tema: Impactos da transposição do Rio São Francisco

No mês de março de 2017 o presidente Michel Temer inaugurou um dos dois eixos do projeto de transposição do Rio São Francisco que estava previsto para ser concluído em 2010. O programa é um empreendimento de engenharia com alto grau de complexidade e visa amenizar os efeitos da seca no Nordeste[1] a fim de atender necessidades básicas da população da região e viabilizar o desenvolvimento socioeconômico dessa. Embora o projeto tenha a capacidade de beneficiar uma enorme quantidade de pessoas, apresenta também muitos efeitos negativos tanto ambientais quanto sociais nas regiões envolvidas.[2]

A transposição promete segurança hídrica para regiões semiáridas do sertão nordestino, principalmente para os estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, e isso pode auxiliar cidades desses estados de diferentes maneiras. Posto que esses territórios não possuem rios perenes, os canais artificiais favorecem o aumento da população de alimentos, além de contribuírem com a queda da mortandade dos rebanhos que constantemente perecem devido à[3] seca. Aliada a isso, a chegada dessa água é benéfica para a saúde da população, uma vez que é de qualidade superior as[4] existentes nas bacias locais. Nesse sentido, percebe-se que o projeto tem potencial para auxiliar diretamente a produtividade e a vida no campo.[5]

Por outro lado,[6] é inegável o fato de que a obra pode desencadear uma série de problemas. Alguns dos canais artificiais que fazem parte do projeto ficam a quilômetros de distância das casas, o que favorece os grandes latifundiários do agronegócio e torna inviável sua utilização por parte da população mais pobre, a que mais precisa. Paralelo a isso, estão os impactos ambientais que podem ocorrer nos ecossistemas afetados,[8] dentre eles a salinização dos afluentes do rio, perda de fauna e flora, assim como introdução de espécies exóticas, como escorpiões e outros insetos prejudiciais para as pessoas que residem nas cidades que receberão as águas do Velho Chico. Nesse viés, depreende-se que a iniciativa em questão possui mais pontos negativos do que positivos quando colocados em discussão.

Por tudo isso,[7] faz-se necessária a adoção de medidas com vistas a mitigar as consequências nocivas da transposição do Rio São Francisco. Para tanto, é imperativo que o governo federal crie um programa com grupos de assistentes sociais e da saúde para que esses visitem de modo periódico as famílias que moram no entorno de onde ocorrem as obras[9] com o intuito de oferecer segurança a essa parcela da população. É preciso, ainda, que biólogos e geógrafos de ONG’s e empresas privadas do ramo ambiental visitem esses espaços com o objetivo de analisarem os efeitos decorrentes da obra a fim de desenvolverem meios de atenuá-los.[10]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Falta uma vírgula.
  • [3] Uso correto da crase.
  • [4] Este ‘as’ deve ser craseado.
  • [9] Falta uma vírgula.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] Tese e tema bem apresentados.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Argumentação interessante e consistente.
  • [8] Por que esses ecossistemas seriam afetados? Desenvolva mais este ponto. Não parta do pressuposto que seu leitor possui conhecimentos prévios sobre o assunto trabalhado.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [6] Bom elemento coesivo.
  • [7] Bom elemento coesivo.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

Comentário final

Seu texto está muito bom, apresenta ideias interessantes e mostra os argumentos de maneira eficaz. Apenas esteja atento a fim de evitar pequenos erros referentes ao uso da vírgula. No mais, sua escrita está muito boa e você está no caminho certo. Boa sorte em seus estudos!

Nota: 920

Bora aproveitar esse tema para treinar a sua redação? Então aproveite para escolher o seu pacote de correção (se você ainda não escolheu!), escrever sobre os impactos da transposição do Rio São Francisco e enviar para a correção da Imaginie para saber a sua nota!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter