Uma oração é formada por uma série de termos constituintes: o sujeito, o predicado, os objetos diretos e indiretos e, no caso das orações com verbos nominais, o predicativo do sujeito.
Mas o que exatamente é o predicativo do sujeito? Como ele pode ser identificado? Para responder a essas perguntas e conferir alguns exemplos, basta continuar lendo!
O que é predicativo do sujeito?
O predicativo do sujeito é a parte da oração que se liga diretamente ao sujeito, caracterizando-o. Pode ser formado tanto a partir de dois tipos de predicados: os nominais e os verbo-nominais.
Como diferenciar o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto?
A principal diferença entre os dois tipos de predicativo está, justamente, no termo ao qual cada um deles se refere. Observe os exemplos:
Camila é divertida.
Achamos a atitude de Camila muito irresponsável.
No primeiro caso, o predicativo é considerado do sujeito porque o adjetivo “divertida” caracteriza diretamente o sujeito da ação, “Camila”.
Já no segundo caso, o predicativo é considerado do objeto porque o adjetivo “irresponsável” caracteriza a atitude de Camila, objeto direto da oração. O sujeito, nesse caso, seria “Nós” (oculto), que não recebe nenhum tipo de caracterização.
Vale pontuar, ainda, que, no primeiro caso, lidamos com um predicado nominal, enquanto, no segundo, trata-se de um predicado verbo-nominal. Esta é outra diferença: enquanto o predicativo do sujeito pode acontecer em qualquer um desses dois predicados, o predicativo do objeto só pode acontecer no predicado verbo-nominal (ou no predicado verbal). Afinal, é fundamental ter um objeto para caracterizar.
Como descobrir o predicativo do sujeito?
O predicativo do sujeito é uma estrutura que só acontece em situações específicas, e cuja função é bastante clara. Por isso, para identificá-lo em uma oração, basta procurar pelos elementos certos. São eles:
1. Predicado nominal
O predicado nominal é aquele cujo núcleo é formado por um verbo de ligação. Esses verbos costumam expressar:
- um estado permanente, como em “Sofia é agitada”;
- um estado transitório, como em “Pedro está doente” ou “Pedro anda doente”;
- uma mudança de estado, como em “Paloma ficou encharcada”;
- uma continuidade de estado, como em “Guilherme continuava triste”;
- uma aparência de estado, como em “Julia parecia feliz”.
2. Predicado verbo-nominal
Já o predicado verbo-nominal é aquele que possui dois núcleos: um, verbal; o outro, nominal (um substantivo, um adjetivo ou um pronome). Nesse sentido, no predicado verbo-nominal, podemos ter construções como:
O trem chegou atrasado.
Paulo riu despreocupado.
Luisa saiu do teatro muito cansada.
Nos exemplos acima, as mesmas frases poderiam ser reescritas de modo a terem dois núcleos: o primeiro, um verbo expresso; o segundo, um verbo de ligação. Observe:
O trem chegou [e estava] atrasado.
Paulo riu [ficando] despreocupado.
Luísa saiu do teatro [parecendo] muito cansada.
Em cada uma dessas frases, no entanto, as palavras que seguem o verbo são uma forma de caracterizar o sujeito: “atrasado” para “trem”, “despreocupado” para “Paulo” e “cansada” para “Luiza”.
3. Possíveis representações do predicativo do sujeito
O predicativo do sujeito também pode ser representado de diferentes maneiras, por estruturas de classes gramaticais diferentes. Por exemplo:
Substantivo ou expressão substantivada
A fofoca é um vício detestável.
Na frase acima, é o substantivo “vício” que caracteriza o sujeito “fofoca”. O adjetivo, neste caso, serve para caracterizar um outro substantivo, que não é nuclear nesta oração.
Adjetivo ou locução adjetiva
A praia estava lotada.
Caso clássico do predicativo do sujeito, o adjetivo “lotada” é usado para caracterizar o sujeito “praia”.
Pronome
Eu sou eu!
Na frase acima, a repetição do pronome “eu” após o verbo é uma maneira de caracterizar o sujeito através da ênfase.
Numeral
Nós éramos três e brigávamos muito.
Na oração acima, o numeral “três” é usado para dar ao sujeito, “Nós”, um caráter mais definido. Por isso, funciona como o predicativo da oração.
Oração substantiva predicativa
A verdade é que nunca me importei muito com isso.
Este pode ser o caso mais difícil de identificarmos um predicativo do sujeito, uma vez que requer que saibamos que oração substantiva é aquela que vem introduzida pela conjunção integrante que e tem a mesma função de um substantivo.
A sua classificação em substantiva predicativa se deve ao fato de que, nesta oração, a sua função sintática é a mesma de um predicativo. Ou seja: tudo que procede o verbo de ligação “é” pode ser usado para caracterizar o sujeito “verdade”.
Agora que você já sabe identificar o predicativo do sujeito, aproveite para entender de uma vez por todas a análise sintática. Confira!